

O marketing de influência é a estratégia que mais cresce nas empresas, porém, muitos gestores ainda não sabem como escolher as melhores personalidades para a sua comunicação digital. Neste artigo, compartilho quais são os top 10 benefícios em tornar os seus colaboradores em influenciadores digitais.
Muitos líderes buscam investir em grandes influenciadores para a sua marca corporativa, mas por muitas vezes deixam de reconhecer o potencial de seus influenciadores internos, sejam eles nano ou micro-influenciadores. Uma justificativa para este erro é a falta de reconhecimento dos benefícios de incentivar que os colaboradores, sejam canais de vendas para a marca empresarial.
Segundo a Influencer Marketing Hub, o mercado de influenciadores digitais deve movimentar cerca de US$ 16,4 bilhões em 2022, com espaço para crescer ainda mais em 2023. Uma das justificativas para esta ascensão é que o comportamento dos consumidores mudou.
Diariamente, os brasileiros passam mais de três horas em frente às mídias sociais, seja para ter relacionamentos, consumir conteúdos, vender ou comprar, segundo dados da Global Web Index (GWI). Como a sua empresa está utilizando estratégias de marketing para aumentar a relevância digital e consequente faturamento?
10 benefícios de tornar colaboradores em influenciadores digitais
1. Geração de novos leads
Quando os colaboradores da sua empresa tornam-se influenciadores da sua marca empresarial, eles aumentam a interação de leads qualificados em seus canais de comunicação, tanto online quanto offline.
Cada vez mais, vemos as grandes marcas investirem em influenciadores digitais, embaixadores da marca, entre outras figuras públicas que tornam a marca mais “humana”, confiável e visível para novos leads.
Por mais que você seja fã de uma marca, provavelmente não acompanha todos os anúncios comerciais dela, exceto se estiver interessado em comprar algo da empresa.
2. Aumento da exposição da marca
Como mencionei no início do artigo, quando os colaboradores tornam-se influenciadores digitais da marca corporativa por meio de suas marcas pessoais, o impacto tende a ser muito positivo para a exposição e reconhecimento da marca.
É claro que a exposição pode repercutir de forma negativa quando existe um planejamento desta ação ou treinamento dos colaboradores. É sobre este tema que venho ministrando muitas palestras em empresas como Coree International School. Veja o depoimento do meu mentorado em marca pessoal, Omar Ghanem, atual CEO na Coree International School, a respeito de uma das palestras que ministrei aos colaboradores da empresa:
3. Indexação em sites de pesquisa
O sistema de indexação de conteúdos nos buscadores online como Google, Bing e Yahoo, trabalham com SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para Mecanismos de Busca.
O SEO é um conjunto de técnicas para otimizar a localização de conteúdos em sites e redes sociais. Com SEO, o que você produz pode alcançar rankings orgânicos em buscadores online, que aumenta o tráfego e autoridade para as suas páginas digitais.
Quando a marca empresarial consegue criar uma comunidade de influenciadores digitais internos, os acessos ao site da empresa tendem a aumentar. Quando lá existem conteúdos de valor compartilhados, as chances de atração e posterior conversão de leads em compradores são muito maiores.
Fortaleça a sua marca pessoal para conquistar grandes oportunidades no mercado
4. Aumento do alcance da marca de forma orgânica
Este benefício de tornar os colaboradores em influenciadores digitais está muito relacionado ao segundo listado nessa lista. Quanto maior a exposição e alcance da sua marca corporativa, especialmente em redes sociais estratégicas para o objetivo de gerar negócios, como o LinkedIn, maiores serão as chances de atrair a atenção de potenciais investidores e patrocinadores.
É possível aumentar o alcance com tráfego pago (investimentos financeiros em campanhas), contudo, quando existe uma estratégia de posicionamento da sua marca empresarial em associação aos influenciadores digitais internos (por meio da marca pessoal deles), o engajamento é muito maior, afinal, as pessoas comunicam-se com pessoas.
5. Melhora do desempenho dos colaboradores por meio do senso de comunidade
Quando a liderança incentiva que os colaboradores sejam influenciadores digitais da marca empresarial por meio de suas marcas pessoais, conseguem criar uma comunidade digital e aumentar o sentimento de pertencimento dos colaboradores. Quando os líderes valorizam o posicionamento de profissionais engajados nas redes sociais, fortalecem a exposição e alcance digital da marca empresarial.
O desempenho dos colaboradores que sentem-se parte de uma comunidade tende a ser muito melhor, especialmente quando existe uma política interna de incentivo a eles, seja por remuneração ou outros benefícios, conforme exemplifiquei em um artigo do meu site, o maior em artigos sobre personal branding do Brasil.
Clique aqui para ler “Como transformar colaboradores em influenciadores digitais”
6. Leads mais qualificados
Iniciei a lista de benefícios de tornar colaboradores em influenciadores digitais, mencionando o aumento do número de leads interessados em consumir os seus produtos e/ou serviços. Porém, nem todo lead que uma empresa atrai é aquele que realmente pode se tornar um cliente, especialmente para vendas em alto ticket.
Quando os colaboradores da empresa agem como influenciadores digitais, eles automaticamente já fazem um filtro de contatos porque conseguem criar a imagem positiva da empresa para quem a assiste de fora, desta forma, atraindo leads mais qualificados a fechar negócio com a sua empresa.
7. Influenciadores digitais podem fazer a sua empresa economizar com ações de marketing
Sim, a influência digital que os seus colaboradores exercem pode fazer você economizar muito com o marketing digital, quando comparado a algumas outras estratégias de marketing.
Talvez, você seja empreendedor e ainda não tenha colaboradores. Concorda que você é o responsável por gerar uma reputação moral positiva para a sua marca pessoal e empresarial neste caso? Uma tendência muito forte no Brasil e exterior é a presença de executivos e CEOs nas mídias sociais.
Clique aqui para conferir quais são os 17 benefícios em posicionar sua marca pessoal nas redes sociais
Uma pesquisa da Weber Shandwick concluiu que a presença de CEOs nas redes sociais aumentou mais de 120% desde 2010. Na pesquisa, os autores concluíram que o engajamento dos CEOs nas páginas das empresas pode aumentar de forma muito significativa o impulsionamento das mídias sociais das companhias.
Uma das redes sociais mais estratégicas para alcançar influência para gerar leads qualificados para a sua empresa é o LinkedIn, independente se você é profissional liberal ou trabalha para um CNPJ. Este é um dos temas que palestro com frequência para empresas. Veja os depoimentos dos advogados presentes na minha palestra da advogados da maior Associação da América Latina de Micro, Pequenas e Médias empresas:
Engana-se quem pensa que para ser um influenciador digital é preciso ter milhares de seguidores. Cada pessoa conectada com você pode ser influenciada por seu posicionamento, de forma positiva ou negativa. Se você ainda não sabe como posicionar a sua marca pessoal nas redes sociais para atrair leads mais qualificados para o seu negócio, pode estar deixando muito dinheiro em cima da mesa para os seus concorrentes “abocanharem”.
Seja meu mentorado em marca pessoal clicando aqui
Em um podcast com a Dani Almeida, jornalista, compartilhamos dicas e estratégias para aumentar o engajamento (e vender) nas redes sociais mesmo com poucos seguidores, confira:
8. Employer branding
De forma resumida, a estratégia de employer branding (e depois que entra, a de employee experience) consiste em manter uma imagem positiva da empresa para novos potenciais clientes e colaboradores. Por meio de ações, é possível atrair grandes talentos para a companhia e fidelizar aqueles que já fazem parte da equipe.
9. Aumento do número de defensores da marca empresarial
Quando os colaboradores tornam-se reais influenciadores digitais e engajam com a audiência, passam a transmitir uma imagem de confiança e segurança aos seguidores, que por sua vez, tornam-se cada vez mais defensores da marca empresarial.
É possível ter muitos seguidores em uma rede social, mas será que todos eles confiam na sua marca? Será que todos falam da sua marca o que você gostaria de ouvir a respeito dela?
Quando existem colaboradores influentes nas redes sociais, a relação de confiança com os seguidores torna-se cada vez mais próxima, especialmente quando o time está alinhado a respeito do propósito e valores da empresa, que devem ser respeitados para evitar ruídos na comunicação. Afinal, branding não se resume em ter uma logomarca e um site profissional. Toda comunicação verbal e não verbal faz parte do legado que a sua marca está transmitindo.
Você concorda que quando existe uma comunidade de influenciadores digitais dentro de uma empresa, torna-se muito mais fácil conseguir transmitir quais são os valores dela? Eu acredito fortemente que este é um dos pilares do sucesso de uma companhia. Falei mais a respeito da importância de transmitir os valores da marca em uma live com o Omar Ghanem (mentorado e executivo na área da saúde e educação), Reges Ghanem (Empresário), Monique Ghanem (Diretora de DHO e ESG ALLIAR), Francine Ghanem (mentorada eleita LinkedIn Creator e Empresária) e Ju Fernandez (LinkedIn Creator, palestrante em comunicação interna nas empresas e Cofundadora da Mentoring Academy):
10. Melhorias internas na empresa por meio de seus influenciadores digitais
Quando os colaboradores usam as próprias redes sociais, estão em um ambiente próprio e, portanto, podem contribuir de forma autêntica a respeito de suas percepções sobre a empresa e possíveis melhorias da mesma. Este fato pode ser de uma riqueza gigante caso os gestores saibam estimular este posicionamento, entender os diferentes pontos de vista e contribuir com empatia juntos aos colaboradores para o crescimento da empresa.
Por que capacitar os colaboradores para fazer a marca da empresa crescer por meio do marketing de influência?
Esta é uma dúvida muito comum de líderes que buscam investir no marketing de influência em parceria aos colaboradores, inclusive é um tema alvo das minhas palestras, junto a outros a respeito de aumentar o interesse de clientes e a autoridade de marca pessoal e empresarial por meio das redes sociais.
Em resumo, os 10 benefícios de tornar colaboradores em influenciadores digitais, que citei neste artigo são:
- Incentivo à divulgação da marca no modo online e offline;
- Aumento da exposição da marca empresarial;
- Melhor indexação da marca em sites de pesquisa;
- Aumento do alcance orgânico (ou seja, sem custo de patrocínios por meio de campanhas digitais);
- Aumento do desempenho dos colaboradores por meio do senso de comunidade;
- Geração de leads mais qualificados para fechar negócios com a empresa;
- Maior economia quando comparada a algumas outras estratégias de marketing;
- Employer branding (atração de novos talentos e fidelização dos atuais da empresa);
- Aumento do número de fãs e defensores da marca empresarial;
- Incentivo a melhorias internas na empresa.
Em uma palestra que ministrei aos colaboradores e professores da Seth BJJ, fundada pelo Alexandre Marciano no Brasil e que conta com 18 unidades, compartilhei dicas práticas a respeito de vendas diretas e indiretas no LinkedIn, por meio do fortalecimento da marca pessoal. Confira o depoimento do Rodrigo Viana, Professor na instituição, a respeito da minha palestra:
O marketing de influência é uma das tendências que mais crescem no Brasil e exterior para aumentar a divulgação e vendas das empresas. Não basta divulgar a sua marca nas mídias digitais, é preciso ter uma estratégia alinhada a todas as partes que estão envolvidas na marca empresarial.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nesta rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias, rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.