

Se você já pensou em entrar no mercado de conselheiros e ainda tem dúvidas sobre o poder que as redes sociais exercem para este fim, leia este artigo até o final porque listei 17 benefícios que você pode ter ao posicionar sua marca pessoal como conselheiro.
Esperar que empresas lhe enviem convites para integrar seus Conselhos é o mesmo que esperar que a chuva lave seu carro em um dia ensolarado. Alguns profissionais deixam de aproveitar as diversas oportunidades que as empresas oferecem no mercado de conselheiros, que está em constante ascensão apenas porque não têm a projeção necessária para alcançar essas empresas por meio de suas marcas pessoais.
Na minha experiência como Conselheiro, C-level de multinacional e mentor de profissionais das mais diversas áreas em quatro continentes, diariamente muitos colegas de profissão deixam oportunidades em cima da mesa pelo fato de não estarem no ambiente digital de forma estratégica, bem planejada e orientada com o intuito de estarem guiados a encurtarem caminhos para aumento em quantidade e qualidade dos convites para integrar Conselhos.
Se você prefere esperar tranquilamente a “sorte” bater em sua porta com vários convites sobre a mesa, não reclame do concorrente, com menos formação e experiência que você, estar aproveitando as oportunidades que poderiam ser suas.
Seja meu mentorado em marca pessoal clicando aqui
Nos últimos anos, meus mentorados, em função da construção, fortalecimento e aplicação de estratégias de personal branding que orientei, tiveram grandes ganhos e conquistas. Cada um deles gerou diversos tipos de oportunidades não só para as organizações que fazem parte mas também para a sua marca pessoal própria por meio da projeção digital. Os resultados típicos que mais ocorrem após a projeção por meio do meu método de criação de perfis autênticos a eles e elas nas redes sociais, são esses:
1) Aumento do reconhecimento da marca empresarial no mercado
Seguindo o mesmo conceito do tópico anterior, quando existe a conquista de relacionamento com o potencial cliente por meio de um profissional X que está na empresa Y, aquela organização representada por ele passa a ser identificada como referência.
Para esta construção de autoridade moral, você precisa vestir a própria camisa antes e durante o fortalecimento da marca empresarial na qual está associado. No vídeo abaixo, resumo em entrevista com a minha mentorada eleita LinkedIn Top Voice & LinkedIn Creator, Andryely Pedroso, o porquê buscar criar autoridade moral à sua marca pessoal:
Alguns exemplos bastante populares de C-levels que representam suas devidas marcas empresariais por meio de suas marcas pessoais são:
- João Branco no Mc Donald’s Brasil;
- Alexandre Costa na Cacau Show no Brasil;
- Thiago Loukus Nigro no Grupo Primo;
Para profissionais em cargo C-Level, os benefícios atingem não apenas o CPF mas o CNPJ também. Para conselheiros, essas vantagens não são diferentes quando essa construção ao branding pessoal gera reflexos positivos à corporação a partir do momento que são feitos de maneira estratégica e ganham tração. Um artigo completo sobre o tema você encontra no maior blog de personal branding do Brasil, confira:
Leia aqui “O porquê você deve investir em sua marca pessoal se for C-Level”, no maior site de personal branding do Brasil
2) Crescimento do nº de clientes de médio e grande porte que entram na companhia além do setor comercial;
Quando você conquista projeção digital por meio de uma marca pessoal forte, aumenta o interesse de potenciais clientes que entram em contato diretamente via mensagem direta ou comentários nas publicações. “Dalbosco, mas eu sou conselheiro, e não um captador de oportunidades”. Bom, tenho a consciência que em uma organização, só há dois tipos de perfis: os que vendem e os que ajudam a vender!
Pode esta não ser sua função diária, mas pela experiência, trajetória profissional e credibilidade que a marca pessoal do conselheiro pode transmitir, a imagem deste profissional pode ser sim um canal de entrada para clientes estratégicos por meio da confiança em você. Isso acontece frequentemente comigo há anos, assim como com vários mentorados e mentoradas que estão em Conselhos, portanto, podem ocorrer com você.
Estar bem posicionado nas redes sociais também pode fazer com que você exerça impacto muito positivo no alcance da sua empresa para novos clientes, de médio e grande porte principalmente. O seu perfil pessoal passa a ser um dos canais de comunicação nesse crescimento, além do setor comercial ou de campanhas de marketing digital, mesmo não sendo sua obrigação contratual e função típica de um conselheiro.
Quando o seu “CPF” transmite confiança para os potenciais clientes de médio e grande porte além do “CNPJ”, aumentam consideravelmente as chances de cotações e fortalecimento tanto da marca pessoal quanto empresarial. Você sendo um ponto de contato referencial, seu poder dentro da companhia e para o mercado tende a aumentar de forma significativa.
3) Aumento de abordagens de potenciais investidores
O seu posicionamento digital por meio de conteúdos estratégicos para fortalecimento do seu marketing pessoal transmitem confiança por meio do seu perfil nas redes sociais e atraem potenciais investidores para a companhia, que muitas vezes chegam por meio do contato direto com você já que está visível e transmitindo confiança. Não basta criar o seu perfil no LinkedIn e esperar que as visitas aumentem como um passe de mágica. É preciso estratégia, planejamento e constância para atingir este objetivo.
Se a sua marca pessoal transmite confiança e segurança no mercado de trabalho, seu perfil passa a ser mais acessado por profissionais que atuam nas áreas de venture capital e private equity e pode se tornar porta de entrada para negócios bem “apetitosos”.
“Ah Dalbosco, mas não é minha função captar investidores para as empresas em que estou como conselheiro”
Ok, mas você vê vantagens na sua imagem dentro da companhia caso esse canal de investimento ocorra por meio da sua marca pessoal? Aqui então você já tem a resposta do que outras portas podem abrir quando isso ocorre, e a confiança interna gerada pela Alta Administração.
O meu mentorado em estratégias de personal branding, Wandair Garcia, CEO da NewAgent, conselheiro de administração, conselheiro consultivo e ex-Diretor Global de Tecnologia e Inovação por muitos anos na WEG, discorre a respeito da importância da Governança Corporativa nas empresas:
“Um Conselho não é um grupo de amigos e tem um papel de fundamental importância em qualquer tamanho de organização e neste movimento cada vez maior de gerir a organização baseado no modelo de stakeholders, envolvendo todas as partes interessadas ao invés de ficar no modelo shareholders, com foco nos investidores”
Perceba na pesquisa abaixo da Hinge Marketing, o quanto o seu valor de mercado pode aumentar quando atinge níveis superiores de força da sua marca pessoal? O mercado paga! Se isto não está ocorrendo para você, procure os erros que podem estar prejudicando a sua projeção para conseguir transmitir confiança ao seu público-alvo.
Caso não encontre os erros, procure um especialista pois, como eu costumo dizer, dinheiro e oportunidades não acabam: elas apenas trocam de mãos..
4) Evolução do nº de parceiros comerciais estratégicos interessados em fechar negócios com a empresa
Quando a sua marca pessoal é desenvolvida estrategicamente, sua autoridade moral em seu segmento tende a aumentar exponencialmente. Consequentemente, mais parceiros comerciais estratégicos se interessam por fazer negócios com você e/ou com sua empresa.
Quando eu morava e trabalhava na África no período pós-guerra civil em Angola por três anos, usávamos a seguinte frase, aprendi a seguinte frase: “Quem anda com leão, não come capim”. Quando você cria visibilidade à sua marca pessoal e gera credibilidade nesse processo de construção de personal branding, mais pessoas (físicas e jurídicas) tendem a querer se aproximar e andar com você em novas ações e investimentos.
A visibilidade que as redes sociais lhe proporcionam pode ser eficiente no mercado de conselheiros se o seu posicionamento se conectar com parceiros comerciais estratégicos por meio de uma sequência de atitudes e método a adotar.
Esta “fama seletiva” é o que faz a sua marca pessoal crescer mais rápido. Costumo dizer que quem atira para todos os lados não consegue acertar nenhum alvo. Quando você segue uma estratégia de personal branding, atrai o público certo, e a tendência é fortalecer cada vez mais o networking no seu segmento.
Quer criar estratégias eficientes para a criação e fortalecimento da sua marca pessoal? Clique aqui
5) Convites frequentes para palestras como conselheiro
Sim, você pode ganhar dinheiro por meio da monetização do seu conhecimento. Talvez você ainda não entrou neste mercado, mas já lhe aviso que ao posicionar sua marca pessoal no meio digital, agregando valor e criando autoridade com a sua audiência, provavelmente irão surgir mais convites para ministrar palestras em empresas e equipes.
Especialmente se você tem estratégia, planejamento e constância nas suas publicações, a tendência é que você seja encontrado, não apenas por profissionais de recursos humanos, mas também por pessoas que lhe indicam como speaker, embaixador ou palestrante para uma marca empresarial.
Tanto eu, quanto meus mentorados, recebemos convites frequentes para palestrar a equipes e empresas que buscam esse aperfeiçoamento. Inclusive, um dos temas que ministro palestras com muita frequência é sobre como colaboradores podem projetar a marca pessoal como influenciadores digitais, assim como fazer negócios por meio do LinkedIn.
Como palestrante, atuo frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, Congressos Nacionais, assim como em empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre três temáticas:
• Palestra: Como transformar colaboradores em influenciadores digitais para a marca corporativa.
• Palestra: Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso.
• Palestra: Como vender mais por meio da sua marca pessoal.
Para contratar a minha palestra na sua empresa, clique aqui e entre em contato com a minha equipe.
Palestrando sobre como colaboradores podem se tornar influenciadores digitais e defensores da marca empresarial na Coree International School aos gestores, conselheiros e colaboradores – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Ricardo Dalbosco
6) Conexão com grandes players do mercado com objetivo de fusão ou aquisição
Quando a sua marca pessoal começa a fazer nas redes sociais, começa a chamar a atenção dos grandes players da sua área, o que pode gerar uma série de oportunidades na sua projeção como conselheiro.
Entrei no meu primeiro Conselho muito cedo, aos 27 anos, em uma empresa multinacional na qual aprendi muito com os “leões” e consegui contribuir com mudanças estratégicas à companhia no Brasil e exterior.
Atualmente, também integro o Conselho Consultivo na Open Mind Brazil, instituição integrada por diretores e presidentes de grandes empresas no Brasil e que inicia sua jornada mundial.
Por meio das redes sociais, é possível tornar cada vez mais próximo o relacionamento entre profissionais e empresas. Principalmente no LinkedIn, existem diversos meios de acesso a pessoas ao redor do mundo e que podem trazer conhecimentos de diferentes áreas que podem agregar na sua marca pessoal e empresarial.
Conheça aqui minha mentoria em posicionamento estratégico no LinkedIn
Escrevi uma matéria sobre este tema na Revista The Winners:
Minha matéria na revista em versão inglês e português – Fonte da imagem: Revista The Winners
Em uma live junto ao Jean Cardoso, CEO no Grupo Alltech, e André Boaventura, CMO na EBANX, conversamos sobre a relevância de conexões estratégicas e que agregam valor mutuamente nas redes sociais:
7) Demanda por mentorias particulares
Quando você projeta a sua marca e aumenta sua visibilidade, muitos profissionais do mesmo segmento passam a admirar o seu conteúdo e por vezes ultrapassam a barreira da inveja para assumir que você tem muito a ensiná-los.
O número de pessoas que buscam por mentores e mentoras tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Esta é uma das tendências de mercado e que se você souber aproveitar, tende a fortalecer ainda mais a sua marca pessoal como conselheiro.
Confira o depoimento do meu mentorado Ismar Becker:
Depoimento do meu mentorado Ismar Becker. Fonte da imagem: Publicação no LinkedIn de Ismar Becker
Lançar o seu próprio programa de mentoria pode trazer diversos benefícios para você e aos seus mentorados. A sua experiência e conhecimentos na sua área, especialmente no mercado de conselheiros, podem transformar a carreira de muitos profissionais e ainda lhe proporcionar mais liberdade de tempo, financeira e geográfica.
Para criar a sua própria mentoria, conheça e aplique o método validado da Mentoring Academy clicando aqui
8) Aumento da autoridade moral e respeito entre executivos, conselheiros e acionistas da empresas
Como estrategista de personal branding de executivos e conselheiros no Brasil e exterior, oriento meus mentorados e mentoradas a estarem presentes ativamente no LinkedIn. Nos últimos anos, conseguiram oportunidades não apenas para as organizações que fazem parte, mas também para suas marcas pessoais por meio da projeção digital.
O trabalho que venho realizando tem auxiliado diversos CEOs e Conselheiros. Veja o relato do meu mentorado em marca pessoal, Marcos Leandro Pereira, o qual preside e forma diversos Conselhos de Administração e Consultivos no Brasil:
9) Rápido crescimento do número de seguidores nas redes sociais
Longe de ser apenas uma métrica de vaidade, o número de seguidores é uma referência a ser avaliada em uma construção de personal branding de sucesso. Ao posicionar a sua marca, você conquista mais do que seguidores, mas fãs e defensores da sua marca pessoal. Este benefício aumenta o seu engajamento nos conteúdos e o alcance para potenciais clientes e parceiros comerciais estratégicos.
10) Maior respeito pela classe empresarial como conselheiro
Você não receberá mais convites apenas por ter uma formação ou experiência na área executiva. É essencial ter projeção no mercado, principalmente por meio digital. Quem ainda não tem visibilidade para criar uma reputação de sucesso e autoridade moral por meio das redes sociais pode estar anos atrás da concorrência.
Com o advento digital, no qual não existem limites de fronteiras físicas, cada vez mais vemos a presença de conselheiros e CEOs, projetando suas marcas pessoais nas mídias sociais.
Destaco a presença das mulheres em cadeiras de Conselhos, uma tendência mundial e muito forte no Brasil. No Brasil, a presença de mulheres conselheiras aumentou de 7,2% (2015) para 14,3% (2021) em seis anos. Vemos uma evolução, mas ainda rasteira em direção à paridade de gênero nos Conselhos.
Confira, na tabela abaixo divulgada no relatório Brasil Border Index da Spencer Stuart, o percentual da representatividade de conselheiras no Brasil segundo esta outra fonte:
Diversidade de gênero nos Conselhos no Brasil – Fonte da imagem: Brasil Border Index, 2021
A minha mentorada em Personal Branding e certificada conselheira consultiva, Flavia Vazquez, relata que: “Podemos notar que a mulher no mercado de trabalho está aumentando, mas para avançar rumo à equidade de gênero é preciso que a mulher tenha condições iguais, independentemente do mercado onde ela atua. E isso vai além do ambiente empresarial e/ou de trabalho, mas passa principalmente pela rede de apoio, com quem ela pode contar, principalmente no cuidado com os filhos, na administração do lar e no acesso que ela mesma tem à educação”.
11) Maior visibilidade por profissionais de mídia
Muitos profissionais de mídia fazem convites para entrevistas, colunas, programas, entre outras participações em televisão e rádio em nível local, regional e nacional, por meio das redes sociais.
No mercado de conselheiros, você pode ter benefícios em termos de autoridade e networking quando aumenta o número dos seus convites para participações na mídia. Tenho mentorados que já receberam convites para participar de grandes mídias como CNN, Uol, Jovem Pan, Band, G1, entre outras, por meio da projeção que conquistaram com a marca pessoal no LinkedIn.
Em um artigo do meu site, o maior em personal branding do Brasil, compartilhei dicas sobre como você pode crescer a sua marca pessoal por meio do marketing digital, confira:
Leia aqui “Como crescer sua marca pessoal por meio do marketing digital”
12) Expande seus conhecimentos no mercado de conselheiros
Quando você agrega valor e contribui com o crescimento de outros profissionais de diversos segmentos por meio da interação digital, passa a conhecer outros pontos de vista e tendências.
A grande vantagem das redes sociais é que este acesso é gratuito e você tem a oportunidade de interagir com outros conselheiro, assim como profissionais de diversos perfis, classes econômicas, níveis de formação , segmentos e geografias no mundo.
13) Maior influência online e offline como conselheiro
Engana-se quem pensa que para influenciar pessoas é essencial ter muitos seguidores nas redes sociais, levando muitos a comprarem inclusive. Quando pensamos em influência digital, não podemos subestimar o potencial dos nano e micro influenciadores, ou seja, aqueles profissionais com menos de 10 mil e 100 mil seguidores, respectivamente.
As empresas cada vez mais valorizam este perfil de influenciadores digitais devido ao foco de seus conteúdos. Ao posicionar uma marca pessoal como autoridade em um nicho específico, é possível agregar valor para aquele público e exercer maior relacionamento e influência.
14) Maior credibilidade ao chegar em reuniões como conselheiro
A etapa da insegurança já foi rompida por meio do conhecimento online nas redes sociais que o seu público-alvo teve contato por meio do seu perfil e atuação digital.
Com a entrada em volume das redes sociais em nossas vidas, um erro básico aconteceu a partir do momento que muitos profissionais acreditaram que ter um aceite no pedido de conexão significava estar aumentando seu networking.
15) As pessoas lhe procuram como conselheiro
Quanto mais você fortalece sua marca pessoal no mercado, mais passa a escolher onde e com quem deseja trabalhar, não o contrário. Você passa a escolher quais marcas corporativas realmente fazem sentido se unir à sua marca pessoal, quando apresentam um propósito e valores alinhados
Você economiza tempo, energia e dinheiro, além de preservar a sua saúde emocional quando sente que estão buscando pelo seu serviço, não o contrário. Este benefício também lhe dá vantagem em negociações e vendas por meio da sua marca pessoal.
16) Aumento do número de convites para integrar Conselhos
Ao posicionar a sua marca pessoal para aumentar sua projeção no mercado de conselheiros, você tende a ser mais encontrado por empresas que estão iniciando o processo de criação de um Conselho corporativo.
A minha mentorada em Personal Branding e pesquisadora, Dra. Rosane Sampaio, referência no LinkedIn Brasil na área da saúde, é uma profissional que tem construído constantemente uma marca pessoal muito forte no mercado para aumento de autoridade moral e oportunidades neste mercado. Confira o depoimento dela abaixo:
17) Aumento do número de convites de recrutadores de escritórios especializados em indicar conselheiros
Os recrutadores de talentos avaliam o seu perfil nas redes sociais como um currículo online. A forma como você posiciona a sua marca pessoal no meio digital pode abrir muitas portas na sua carreira, especialmente se você apresenta o perfil buscado por recrutadores e agrega valor à sua audiência, se tornando Top of Mind no assunto.
Aqui vai uma dica extra do artigo. No LinkedIn, existe uma ferramenta chamada “LinkedIn Recruiter”, muito utilizada por headhunters para “filtrar” candidatos. Quanto mais completo estiver o seu perfil nas redes sociais, maior pode ser a chance de que esses recrutadores escolham você para integrar Conselhos de empresas.
A projeção da sua marca como conselheiro começa no reconhecimento do seu potencial e atitude em iniciar, podendo buscar um mentor para acelerar esse processo rumo ao sucesso. A partir desta identificação, são traçados os passos em direção à conquista deste mercado em constante crescimento no Brasil.
Agora uma dica especial para executivos e conselheiros na área da saúde: se você não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade moral à sua marca pessoal no mercado, lancei um curso ideal para você com o passo a passo que ainda está com desconto. Clique aqui para saber mais e conhecer como conquistar mais oportunidades na carreira, convites e negócios.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Contrate a minha palestra “Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso”
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nessa rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.
Um abraço do Dalbosco! Avante!