

Você tem a impressão de que lê muito devagar? Acha que ao separar um tempo para a leitura está atrapalhando outras atividades mais importantes? Eu também pensava isso. Conseguir me organizar para a leitura e ao longo dos anos aprendi a como potencializar os estudos. Neste artigo quero compartilhar cinco dicas para acelerar o aprendizado na sua marca pessoal.
Por anos achei que precisava ler milhares de livros. Leio muito, inclusive vários livros ao mesmo tempo. Acredito que conhecimento nunca é demais e descobrir outras maneiras de adquiri-lo me ajudou muito. O problema é que ler da forma tradicional toma bastante tempo, o que precisamos administrar com muita sabedoria no que realmente agrega valor à nossa marca pessoal.
Comecei a buscar cursos e artigos sobre leitura dinâmica e sobre técnicas para aumentar a velocidade da leitura. Mas nada que trouxesse muito alívio para a minha sensação de “perda de tempo” quando estava parado lendo páginas e páginas.
Certo dia, procurando sobre tendências de negócios com autores renomados, me deparei com um episódio do Resumocast, um podcast com resumos de livros. Achei bem interessante e acabei ouvindo aquele e mais alguns episódios. Percebi que o tempo voou e eu consegui adquirir muito conhecimento de uma forma mais rápida e até mais divertida, pois também me entretia com os comentários dos apresentadores e convidados.
Contrate a minha palestra “Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn”
Isso me levou a pensar sobre a parte da neurolinguística que estuda os perfis de sistemas representacionais. Existem três tipos: auditivo, visual e cinestésico e tem a ver com a maneira como assimilamos, armazenamos e codificamos as informações na nossa mente. Os dois primeiros são mais óbvios e o último trata do toque e das sensações. Mas, vamos nos ater aos dois primeiros, que têm mais a ver com o estilo de aprendizagem. Para mim, foi primordial entender o meu perfil, para descobrir a melhor maneira de adquirir conhecimento. Descobri que sou mais auditivo que visual. Aprendo mais ouvindo do que olhando, foi por isso que optei por buscar maneiras de “ler pelo ouvido”.
Vou compartilhar aqui o que funcionou para mim. Não sei se vai funcionar para você, por isso pense de que forma você consegue gravar o conhecimento, qual a melhor forma para aprender algo novo. Prefere ler, ver modelos desenhados, figuras e infográficos? Ou você aprende melhor assistindo a um vídeo ou ouvindo alguém lhe contar uma história? Pode até ser uma combinação das duas coisas.
Não existe certo nem errado. Cada um possui a didática que consegue aprender melhor.
É por meio dos livros, físicos ou em formato de áudio, que eu tenho me atualizado nos últimos tempos sobre novas formas de marketing e empreendedorismo. Sei que ter tempo para isso às vezes pode ser complicado na rotina agitada. Por isso, seguem abaixo 5 dicas para aprender de uma forma mais fácil:
1. Entenda como você aprende melhor
Teste diversas formas de aprender, seja livros, e-books, podcasts, vídeos. Não importa. Faça o teste e aprenda o mesmo conteúdo de diversas formas diferentes para ver com qual você se adapta mais.
Você já conhece a pirâmide de aprendizagem? O autor William Glasser sugere por meio de pesquisas que a forma mais efetiva de aprender (reter conhecimento, não apenas decorar) é ensinando a outras pessoas.
Gerar conhecimento de formas distintas torna o seu conteúdo faz com que seu público e você aprendam – Fonte da Imagem: Notícias Concursos.
Ao compartilhar conhecimentos da sua área de atuação, você beneficia as pessoas que lhe acompanham e também a si mesmo reter melhor os próprios aprendizados.
2. Separe um espaço na agenda
Criar um hábito pode levar ao menos 21 dias, como está descrito no livro O Poder do Hábito. Para algo virar hábito, é preciso fazê-lo por 21 dias seguidos. Se não falhar dentro desse período, a mente e o corpo já entendem como algo comum à rotina. Além disso, corte tarefas em tempos menores. Em vez de ficar 90 minutos em um mesmo dia lendo algo (o que pode ser bem cansativo), tente separar 30 minutos durante três dias na semana.
3. Faça anotações e crie links
Não adianta ler um livro incrível de 250 páginas se você não absorveu nem 10% desse conhecimento. Acredite, você vai acabar esquecendo. Por isso, pegue um bloquinho, post-its, aplicativo de notas ou anote no próprio livro, se você tem esse costume e se ele for seu, claro. Deixe comentários sobre o que achou mais relevante.
4. Ensine alguém
Estudos sugerem que o fato de você ter que ensinar a alguém o material ou a tarefa que está tentando compreender, pode acelerar o aprendizado. Se não tiver alguém próximo, interprete como se estivesse ensinando, causa o mesmo efeito.
Além do desejo de contribuir com a carreira de muitos profissionais, algo que me motivou a me tornar palestrante foi justamente o exercício de ensinar o que sei. Acredito que conhecimento precisa ser compartilhado.
Cumprimentando o Alexandre Marciano, Fundador da Seth BJJ em uma palestra que ministrei em Joinville(SC) – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Ricardo Dalbosco
Confira o depoimento do Alexandre Marciano sobre a minha palestra “Uma equipe de influenciadores”:
Contrate a minha palestra “Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso”
5. Seja seletivo
Há uma quantidade limitada de livros que você conseguirá ler ao longo da sua vida. O mesmo vale para filmes ou podcasts. Por isso, valorize seu tempo e dedique-se ao que realmente vai fazer alguma diferença na sua vida.
Conheci novas formas de aprender. Continuo valorizando um bom livro, mas passei a ler com calma obras que admiro quando tenho mais tempo ou quando quero aproveitar essa experiência. Percebi que absorvo conhecimento mais rápido ouvindo ou assistindo.
E você? De que forma gosta de aprender? Compartilhe sua experiência também.
Se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, gravei um curso ideal para você. Clique aqui para saber mais.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nessa rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Como palestrante, atuo frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, Congressos Nacionais, assim como em empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre três temáticas:
• Palestra: Como transformar colaboradores em influenciadores digitais para a marca corporativa.
• Palestra: Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso.
• Palestra: Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.
Um abraço do Dalbosco!