

Você já percebeu o quanto aumentou a presença de profissionais da área da saúde nas redes sociais nos últimos meses? Desde o início da pandemia de COVID-19, diversos médicos, dentistas, biomédicos, terapeutas, nutricionistas, entre outros profissionais da saúde, passaram a utilizar as redes sociais como ferramentas para o posicionamento de marca pessoal, compartilhando conteúdos de valor ao seu público-alvo e conquistando mais oportunidades na carreira, convites e negócios. Entretanto, poucos ainda sabem fazer isso de forma estratégica para gerar mais oportunidades na carreira, convites e negócios.
A atuação de profissionais da saúde ativos no mercado de trabalho vem crescendo exponencialmente, principalmente a partir do ano 2000. Veja o crescimento do número de médicos em comparação à população brasileira entre 2000 e 2020 na imagem abaixo.
Crescimento do número de médicos e da população brasileira entre 1920 e 2020 – Fonte da imagem: Grupo Midia
Entre tantos profissionais da saúde, por que são poucos os que conseguem relevância e destaque em seu segmento? Por vezes, aqueles que mais se destacam não são os mais experientes no mercado de trabalho, porém, sabem como captar e fidelizar clientes de forma estratégica, ainda mais no mundo digital por meio de suas marcas pessoais.
Na era digital, com as mídias sociais, a gestão de marcas pessoais e empresariais torna-se muito mais abrangente em função da quebra dos limites geográficos, quando comparado ao marketing tradicional. Afinal, com o marketing digital, é possível criar conteúdos, analisá-los por meio de métricas e compartilhá-los por meio de anúncios online por públicos segmentados inclusive.
Garanta o seu manual definitivo de LinkedIn para profissionais da saúde
Algumas plataformas digitais permitem que você compartilhe conteúdo em diferentes formatos para que as pessoas estejam cada vez mais conectadas, e dessa forma, sejam impactadas com mais frequência por anúncios. Hoje, as pessoas já passam, em média, mais de duas horas conectadas nas mídias sociais. Você ainda tem dúvidas se deveria usar as redes sociais para prospectar o seu negócio?
Em 2022, o marketing digital na área da saúde continua em acelerado crescimento. Muitas equipes médicas já contam com profissionais de marketing exclusivos para gerenciar as redes sociais das clínicas e hospitais, mantendo o relacionamento com os seguidores e potenciais clientes. Afinal, as pessoas não compram apenas serviços ou produtos, eles compram experiências dos profissionais da saúde que confiam.
O crescimento de profissionais da saúde nas redes sociais deixou ainda mais evidente o fato de que não basta ser o melhor tecnicamente em uma especialidade para vender mais. Existem estratégias de posicionamento de marca para conquistar autoridade moral em determinados segmentos, e as redes sociais se apresentam como canais estratégicos para este fim.
Se você é profissional da saúde e está insatisfeito com a percepção que o mercado de trabalho tem a respeito da sua marca pessoal hoje, este artigo é para você. São os profissionais inconformados e que acreditam no próprio potencial de conquistar patamares mais altos, que mudam os referenciais de seus segmentos e tornam-se autoridades.
Muitos dos profissionais da saúde que me procuram estão cansados de depender de planos de saúde para aumentar o faturamento mensal sentindo-se estagnados na carreira, assim como não conseguem vender consultas particulares em volume e por preços cada vez maiores. Erros na gestão da marca pessoal desses profissionais os fazem ficar cada vez mais longe das três liberdades que chamo de riqueza atual, ou seja: liberdade financeira, geográfica e de tempo.
Quantos profissionais da saúde você já viu nas redes sociais? E quantos destes realmente têm consistência no compartilhamento de conteúdos de valor? Antes de contar a grande novidade que irei revelar neste artigo, quero que a partir daqui, você avalie a sua marca pessoal hoje e responda sinceramente para si mesmo a uma única pergunta:
A sua marca pessoal tem a força que precisa para ser considerado autoridade moral na sua especialidade?
Independente da sua área de atuação, você é uma marca pessoal e a força dela pode ser determinante na percepção que seus clientes têm sobre o seu atendimento. “Mas Dalbosco, em qual rede social eu devo estar como profissional da saúde para fortalecer a minha marca pessoal”?
Fortaleça a sua marca pessoal para conquistar grandes oportunidades no mercado da saúde
Alguns profissionais da saúde logo dizem “instagram”, por ser um dos canais de vendas mais utilizados nesta área. Porém, quero trazer aqui alguns dados que demonstram a relevância que o LinkedIn vem adquirindo, ultrapassando outras redes sociais que antes lideravam. Ao olhar para os canais de mídias sociais mais utilizados atualmente, o Facebook (90%) fica no topo, porém, o LinkedIn (89%) está em segundo lugar, antes mesmo que o Instagram (82%). Veja no gráfico abaixo:
Mídias sociais mais utilizadas por profissionais de marketing e relações públicas – Fonte da imagem: State of Social 2022
Um profissional da saúde que constrói uma marca pessoal forte no mercado, conquista diversos benefícios na carreira, muito além da visibilidade nas redes sociais, como:
- Aumento da autoridade moral no segmento;
- Crescimento do número de clientes particulares;
- Aumento do ticket médio dos serviços e/ou produtos;
- Valorização do atendimento;
- Contratações para palestras;
- Demanda por mentorias particulares;
- Aumento do número de parceiros comerciais estratégicos;
- Maior respeito por colegas da área da saúde;
- Crescimento no número de seguidores nas redes sociais e aumento do engajamento nos conteúdos, ajudando a distribuir mais a marca empresarial e pessoal;
- Aumento de convites para participação em programas ou entrevistas em televisão e rádio em nível local, regional e nacional nas grandes mídias (exemplos de mídias que mentorados têm aparecido: CNN, Uol, Jovem Pan, Band, G1…).
Compartilhar conteúdo nas redes sociais é uma forma de agregar valor ao seu público-alvo, ao mesmo tempo que aprimora os seus conhecimentos, afinal, uma das melhores formas de aprender é ensinar a alguém. A responsabilidade de criar publicações nas redes sociais pode lhe ajudar a buscar por novos conhecimentos e atualizações que, talvez, sem a presença digital, você não faria. Veja o depoimento da Dra. Bianca Gastaldi, Dermatologista e minha mentorada em marca pessoal, a respeito do posicionamento de marca na área da saúde:
É claro que não basta criar um perfil nas redes sociais e sair publicando o que vier à mente. Para conquistar autoridade, você precisa saber quem é o seu público e onde ele está. Por exemplo, se você busca aumentar o seu ticket médio por meio de vendas a executivos e conselheiros, pode usar o LinkedIn, maior rede profissional do mundo, para encontrar esses profissionais e criar relacionamento com eles.
Para usar o marketing digital a seu favor, busque conhecer o comportamento dos usuários de cada rede social. Recomendo muito a leitura do relatório State of Social 2022, o qual traz dados muito interessantes a respeito das atuais métricas das redes sociais e tendências para os próximos meses. Na página 35 do relatório, a pesquisa apresenta as diferentes características de vendas para as principais redes sociais.
Características de vendas nas diferentes redes sociais – Fonte da imagem: State of Social 2022
A construção de uma marca pessoal forte e a conquista da autoridade moral nas redes sociais não é feita de uma hora para outra. É preciso ter orientação, estratégia, planejamento, processos, disciplina, energia e resiliência. O LinkedIn é apenas uma das mídias que pode-se utilizar na construção de uma marca pessoal forte no mercado. Porém, quando bem explorada, pode abrir muitas outras portas na carreira de um profissional da saúde.
Quando iniciei a mentoria em marca pessoal com a minha mentorada Andryely Pedroso, eleita a primeira nutricionista LinkedIn Top Voice no mundo, assim como escolhida LinkedIn Creator, ela desconfiava sobre o potencial do LinkedIn como oceano azul para a sua marca pessoal. Veja o resultado na entrevista que gravamos:
A Andryely tem feito um trabalho exemplar no LinkedIn por meio do marketing de conteúdo, tanto que foi eleita a primeira nutricionista LinkedIn Top Voice do Brasil em 2020. Hoje, já ultrapassa os 70 mil seguidores na rede, mas não foi da noite para o dia que ela cresceu seu alcance e virou referência na rede. Foi necessário passar por processo de muita dedicação para a real diferenciação em mercado que muitos consideram como saturado atualmente (nutrição).
Prêmio LinkedIn Top Voice 2020 concedido a Andryely Pedroso, minha mentorada, primeira nutricionista a receber o título em nível mundial – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Andryely Pedroso.
Para saber como ela se tornou referência na área da saúde no Linkedin, maior rede profissional do mundo, compartilho abaixo o episódio do meu podcast no Spotify (Dalbosco Cast), no qual Andryely e eu conversamos sobre esse assunto.
Neste episódio, você irá aprender:
- 02:38 – Como aplicar a estratégia crossmedia em sua marca pessoal
- 03:30 – Qual a diferença entre o público no LinkedIn e no Instagram
- 06:29 – Quando surgiu a primeira oportunidade da Andryely no LinkedIn
- 15:04 – O que mais pode surgir do LinkedIn além de clientes
- 17:37 – Por que começar a criar um posicionamento por meio de uma rede social
Falando em profissionais da saúde que se tornaram referências no LinkedIn, também preciso citar duas mentoradas que foram selecionadas para participar do programa de Aceleração de Creators, lançado pelo LinkedIn em 2022.
Abaixo compartilho o depoimento da minha mentorada Letícia Rodrigues, Psicóloga, Especialista em Inteligência Emocional e Creator do LinkedIn, sobre o quanto a rede transformou o posicionamento de marca pessoal dela:
A minha mentorada Rosane Sampaio, Fonoaudióloga e Creator do LinkedIn, decidiu fortalecer a marca pessoal na rede porque sentia que sua carreira ainda tinha muito a evoluir. Veja o depoimento dela sobre o porquê decidiu buscar a mentoria em marca pessoal e o quanto este processo a fez evoluir rapidamente na carreira:
Nem para Andryely, assim como para a Letícia e a Rosane, foi fácil conquistar títulos tão grandes no LinkedIn, porém, todas acreditaram no potencial de alcançá-los, buscaram por orientação de quem já trabalha há anos mentorando profissionais da saúde na construção de autoridade no mercado, e confiaram na estratégia traçada para projeção de suas marcas pessoais.
Para outra mentorada, Camilly Gabry Houaiss, nutricionista, também não foi fácil conciliar a rotina de atendimentos com a produção de conteúdo no LinkedIn, mas a projeção de sua marca pessoal no LinkedIn a fez ter ainda mais certeza da profissão que escolheu.
Por mais que tenha aumentado o número de perfis de profissionais da saúde no LinkedIn, continua sendo um oceano azul nesta área. Muitos podem dizer: “Ah Dalbosco, mas então eu preciso investir horas da minha semana para criar conteúdo apenas para o LinkedIn”?
Não é isso que estou sugerindo, afinal, o mesmo conteúdo que você cria no LinkedIn pode ser compartilhado em outras redes sociais, aumentando o seu alcance orgânico e projeção da sua marca por uma estratégia chamada crossmedia, a qual explico detalhadamente em um dos módulos do meu curso “Como publicar artigos no LinkedIn”. Confira o vídeo completo a seguir:
Como aumentar a autoridade moral na área da saúde?
A sua autoridade moral na área da saúde está diretamente relacionada à força da sua marca pessoal, a qual depende da sua atitude em iniciar. Costumo dizer que dinheiro do seu cliente não acaba, apenas troca de mãos. Se você não está faturando mais que o seu concorrente, algo pode estar muito errado no seu posicionamento de marca hoje, mas agora você tem a oportunidade de consertar isso e se tornar referência na área da saúde.
No meu site, o maior em conteúdo sobre personal branding do Brasil, compartilho diversos artigos direcionados a profissionais da saúde que buscam desenvolver a marca pessoal para construir uma carreira de sucesso neste mercado. Confira quais são as últimas tendência de personal branding clicando no link abaixo:
Clique aqui para ler “7 tendências de personal branding para profissionais da saúde”
A minha novidade para profissionais da saúde
Os meus maiores mentorados de sucesso na área da saúde sempre acreditaram que possuíam uma melhor versão dentro deles que o mundo ainda desconhecia. Foi pensando nisso que decidi criar um guia de posicionamento de marca para profissionais da saúde no LinkedIn.
O curso LinkedIn para profissionais da saúde é direcionado a profissionais da área da saúde que desejam aumentar as vendas em alto ticket e assim, conquistarem liberdade na carreira.
O LinkedIn é maior rede social profissional no mundo e pode ser a rede mais estratégica para aumentar o networking, vendas e oportunidades com parceiros comerciais.
Para quais profissionais é destinado o curso?
- Médicos;
- Nutricionistas;
- Fonoaudiólogos;
- Fisioterapeutas;
- Dentistas;
- Biomédicos;
- Terapeutas;
- Psicólogos;
- Farmacêuticos;
- Enfermeiros;
- Personal Trainers;
- Acadêmicos da área da saúde;
- Empresários na área da saúde;
- Conselheiros na área da saúde;
- Outras especialidades na área da saúde.
No curso LinkedIn para Profissionais da Saúde, você irá aprender:
- Como o profissional da área da saúde pode conquistar a autoridade moral em seu segmento utilizando o LinkedIn como ferramenta estratégica para isso;
- Como aumentar a visibilidade da sua marca pessoal;
- Como aumentar a admiração nas redes sociais por sua marca pessoal;
- Como aumentar o respeito dos profissionais do seu mercado pela sua marca pessoal;
- Como melhorar sua reputação em seu mercado;
- Como receber mais convites da mídia para aumentar sua visibilidade no mercado;
- Como ser Top of Mind quando o seu cliente lembrar de alguém da sua área.
O porquê profissionais da saúde devem fazer o curso
Já parou para pensar o quanto você perde pelo fato de pacientes particulares não chegarem diariamente a você em seu consultório? Se você não tem um nome forte nas redes sociais para ter reputação digital na sua especialidade, você precisa aprender a como conquistar essa autoridade moral.
No curso LinkedIn para profissionais da saúde, você terá o passo a passo prático para aplicar hoje mesmo no seu posicionamento de marca pessoal e se destacar dos seus concorrentes, aumentando a valorização da sua marca no mercado da saúde. Saiba mais sobre o curso no vídeo abaixo:
Essa é a melhor estratégia para você se destacar na área da saúde. Aproveite este lançamento com valor promocional usando o cupom DALBOSCOSAÚDE para garantir o desconto com prazo de validade!
Você pode ser uma melhor versão que o mundo ainda desconhece. Portanto, não seja nada menos do que sua capacidade real em criar valor ao seu público-alvo e impactar positivamente vidas por meio da construção do seu legado.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nesta rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias, rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), na coluna sobre Carreiras e Marca Pessoal, além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.