

Já passou pela sua cabeça que quem trabalha com marketing de empresas, apenas aproveita os benefícios dos eventos que participa e publica algumas imagens e vídeos nas redes sociais?
Se você disse que sim, não é o único. Existe um certo estereótipo sobre o trabalho que é feito pelo setor de marketing. Eu, como estrategista de marca pessoal com mentorados em quatro continentes, me sinto no dever de esclarecer que o marketing não é o que muita gente desenha por aí.
Desconstruindo o conceito de marketing nas redes sociais
Foi trabalhando em um dos McDonald’s de Montana, nos Estados Unidos, como já contei em detalhes em um dos artigos publicados no meu site, o maior em personal branding do Brasil (clique aqui para ler), que minha paixão pelo marketing começou. O processo é bem desenhado, desde a chegada dos ingredientes até a venda ao cliente, e inteiramente alinhado com o propósito da marca.
O marketing da especialista em fast food é sensacional. Foi com ela que enxerguei a importância de planejar e de seguir processos.
As postagens em redes sociais são apenas o produto final do time de marketing. Até chegar lá, muito trabalho é feito. Não falo de trabalho em eventos, mas sim de estratégias, técnicas e práticas que agregam valor à marca e deixam os clientes satisfeitos.
Saiba que, não basta apenas direcionar as ações de marketing para planejamento e execução. É preciso também analisar os resultados das campanhas. Isso é tão importante quanto o restante do processo. Afinal, como saber se estão indo bem se não fizer uso de KPIs para verificar o sucesso ou insucesso das ações?
Confundir marketing com vendas é muito comum também. Mais comum ainda é acharem que o marketing acabou com o trabalho do setor de vendas. De forma alguma fizemos isso. Bem pelo contrário. Nós trabalhamos juntos.
Contrate aqui a minha palestra “Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso”
O marketing cria as condições necessárias para que o cliente dê o próximo passo e decida pela compra. Em outras palavras, fazemos o passe, mas não somos nós quem marcamos os gols.
Marketing digital não é o patinho feio
Quando alguém está interagindo nas redes sociais na hora do expediente é taxado de preguiçoso. Mas, quem disse que fazer postagens e responder comentários não é trabalho?
Não é à toa que o marketing digital é taxado do patinho feio da história. E o fato de trazer resultados em médio ou longo prazo contribui para fortalecer esse mito.
No marketing digital, especialmente nas redes sociais, a maneira ideal de qualificar os consumidores e criar relevância para a marca é criando conteúdos gratuitos e de qualidade. Mas esse é apenas o segundo passo, o qual está ligado ao primeiro: criar uma estratégia bem desenhada de marketing digital para contribuir para uma base sólida dos negócios.
Meu mentorado Gerson Vargas, mentor e especialista em supply chain, conta de que forma a produção estratégica de conteúdo nas redes sociais auxiliou no seu crescimento profissional no LinkedIn.
Quem, hoje, está fora do meio digital? É certo que você encontrará seus clientes por lá e construirá um relacionamento de proximidade e confiança com eles. E se as estratégias, planejamento e execução forem bem feitos, eles encontrarão você muito antes que você faça isso.
Mas, atenção. Cuidado ao atirar para todos os lados. Eu aprendi que, embora pareça atraente e mais rápido, “falar pra todo mundo” e em todas as redes não funciona. Precisei dar um passo atrás para identificar quem eram os usuários e quem eram os compradores do meu serviço. Faça desse jeito e não terá erros.
Siga-me no Instagram para acompanhar outras dicas sobre marketing e redes sociais
Posso falar por experiência própria que se o marketing for planejado com cuidado e executado como o idealizado, e é claro, com ajustes rápidos à medida que aprende o que não deu certo, cedo ou tarde, os resultados virão.
Não pense que marketing é apenas publicar fotos e montagens “bonitinhas” nas redes sociais. A base de um posicionamento de marca pessoal consiste em criar relacionamento com o público por meio de conteúdos de valor. Faz sentido para você?
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com amigos, colegas e outros empreendedores. Assim eles também entenderão o que é, e o que não é a área de marketing.
Se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, gravei um curso ideal para você com o passo a passo que ainda está com valor especial de lançamento. Clique aqui para saber mais.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nessa rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Como palestrante, atuo frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, Congressos Nacionais, assim como em empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre três temáticas:
• Palestra: Como transformar colaboradores em influenciadores digitais para a marca corporativa.
• Palestra: Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso.
• Palestra: Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn.
Confira alguns depoimentos de advogados que participaram de uma palestra que ministrei sobre como fortalecer a marca pessoal e usar o LinkedIn e outras redes sociais como ferramenta de marketing pessoal:
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.
Um abraço do Dalbosco!