

Uma preocupação frequente dos profissionais da área fiscal é a falta de mão de obra qualificada no mercado brasileiro, especialmente no contexto da crescente competitividade internacional. Convidei o Régis Lima, Diretor Executivo e Operações na Lumen IT, para falar sobre como a falta de mão de obra impacta a área fiscal no Brasil. Se você desejar acompanhar a gravação completa, clique no vídeo abaixo.
A falta de mão de obra no mercado brasileiro é evidente em setores altamente especializados, como a área fiscal, contábil e jurídica. A crescente competição internacional amplifica ainda mais essa escassez, à medida que as empresas buscam talentos com conhecimentos específicos.
Régis menciona que as empresas estão buscando soluções internas para lidar com a falta de mão de obra qualificada. Uma dessas soluções é a criação de universidades corporativas, que oferecem programas de desenvolvimento e treinamento para formar talentos internos. Essas instituições têm se tornado fundamentais para preencher a lacuna de habilidades e aumentar a capacitação dos colaboradores.
Leia o artigo “Transformação tecnológica e o futuro da área fiscal no Brasil”
Na conversa, Régis também aborda a atitude das gerações Z e Alpha em relação às áreas tradicionalmente consideradas menos atrativas, como a fiscal e contábil. Muitos jovens demonstram interesse em carreiras mais inovadoras e criativas, o que pode levar a uma falta de profissionais nessas áreas.
Régis também enfatiza que, em muitos casos, a experiência e a capacidade de aprendizado autodidata são mais valiosas do que a educação formal. Ele argumenta que os melhores talentos por vezes são aqueles que têm uma sede insaciável por conhecimento e uma paixão por fazer bem o que fazem.
Conheça a Lumen IT – Fonte da imagem: Lumen IT
No podcast, Régis destacou os desafios enfrentados pelas empresas brasileiras na busca por mão de obra qualificada, especialmente em setores especializados. A competitividade internacional tornou essa busca ainda mais acirrada, levando muitas empresas a investir e valorizar a experiência e o autodidatismo em seus profissionais.
Para Régis, o comprometimento, a busca constante por conhecimento e a capacidade de adaptação desempenham um papel fundamental na formação de talentos valiosos dentro das empresas. À medida que o mercado de trabalho continua a evoluir, é essencial que as empresas estejam dispostas a adotar abordagens flexíveis para atrair e desenvolver talentos em um cenário cada vez mais competitivo.
Quer criar e fortalecer sua marca pessoal para se tornar INCOMPARÁVEL? Está no ambiente certo para o seu desenvolvimento.
Sou Estrategista de Marca Pessoal referência no Brasil e Palestrante internacional nas temáticas:
– Assumindo o protagonismo da sua vida;
– Como ser um mentor para sua equipe;
– Seja incomparável – Como construir uma Marca pessoal de Sucesso;
– Liderança inspiracional.
Após morar e liderar projetos nos quatro cantos do mundo, como C-level, Conselheiro de empresas e Mentor, dedico-me a transformar profissionais e corporações para se tornarem incomparáveis no mercado.
Conhecido por guiar carreiras de sucesso de centenas de Executivos, Membros de Conselho e Empresários, atuo também como colunista na BAND TV e Rádio CBN, assim como docente em instituições de ensino renomadas como a ESPM e doutorando sobre a influência do Personal Branding para trazer negócios às marcas.
Venci diversos prêmios, fui escolhido LinkedIn Creator no Brasil e Embaixador de várias marcas. Atleta de artes marciais, dedico-me também a ações sociais, sendo inclusive influenciador no Bolshoi Brasil.
Se você acredita que você pode mais, mas o mercado não lhe reconhece como sendo a autoridade moral na sua área, seja guiado por mim nessa jornada de sucesso.