

Busca de emprego, aumento de clientes, geração de autoridade, criação de uma boa lista de contatos, seja qual for seu objetivo aqui na rede, uma coisa é certa: você está se expondo. “Não Dalbosco, não entrei no LinkedIn para isso. Como estou me expondo se nem foto de perfil tenho?”. É justamente nesse pensamento que está o erro. Não é porque não possui uma foto que a sua marca pessoal não está exposta.
De 2011, quando o LinkedIn abriu as portas no Brasil, até 2020, o número de usuários subiu de 6 para 43 milhões no país. A cada semana 100 mil novos perfis são criados na maior rede social profissional do mundo. Já parou para pensar que o seu nome pode ser encontrado por tantas pessoas assim? Isso falando apenas do território brasileiro, porque se formos olhar para os dados mundiais, esse número salta para 690 milhões.
Ou seja, se você não der atenção ao modo como está se apresentando, não der ferramentas e informações necessárias para que os outros tenham uma imagem positiva do profissional que é, demorará mais para alcançar aquilo que deseja. E quando digo informações necessárias, não me refiro apenas a nome, sobrenome, profissão, localidade e informações acadêmicas, também me refiro a foto de perfil.
Qual o papel da imagem na construção de uma marca pessoal
Querendo ou não, a foto de perfil é a porta de entrada para ele. Se alguém procurar seu nome ou palavra-chave que esteja relacionada com a sua atividade profissional na barra de buscas e você aparecer como a imagem abaixo, o interesse de quem está lhe procurando pode acabar em segundos.
A foto do perfil é o primeiro passo para você criar interesse de outro profissional na rede. O mesmo acontece com a imagem em relação a sua marca pessoal. A maneira como se apresenta aos outros diz muito sobre quem você é, sua personalidade, valores e interesses. E sim, isso pode fazer com que crie uma relação boa logo de cara já que se bem construída, sua imagem poderá transmitir uma sensação de confiança, abrindo portas para novos negócios e oportunidades.
Quer ser meu mentorado? Clique aqui.
Quando a minha mentorada Andryely Pedroso, nutricionista eleita LinkedIn Top Voices em 2020, começou a comunicar e a trazer conteúdos no LinkedIn, disse a ela que precisávamos fazer uma sessão de fotos para aumentar a força de sua marca pessoal porque as imagens que ela tinha não passavam confiança. Você acha que teve mudança?
Clique aqui para descobrir como ela virou referência no LinkedIn
Quer fazer uma sessão fotográfica para posicionamento de sua marca pessoal? Fale comigo.
Fora que deixar o perfil sem foto ou com ela apenas liberada para quem é 1ª conexão pode passar a imagem de que você mal entra na rede e de que seu perfil está ali abandonado.
Se eu vejo um perfil que não tem imagem, dificilmente conecto ou aceito porque não me passa confiança, não sei se é de fato um profissional, se é vírus ou hacker.
Como liberar sua foto de perfil para pessoas que não são sua 1ª conexão no LinkedIn
Faça uma busca rápida aqui na rede, provavelmente encontrará ao menos um perfil sem foto nas primeiras páginas. Isso porque ainda há muitas pessoas que configuram o perfil para que a imagem apareça apenas depois que o outro vire sua conexão. O que considero uma grande falha de networking e fortalecimento de marca pessoal. Um dos objetivos do LinkedIn é gerar novas conexões. Como esses profissionais aumentarão as suas se nem mesmo mostram seus rostos?
Se a sua foto de perfil só aparece dessa forma e não sabe como habilitar para ficar visível a todos do LinkedIn, montei um passo a passo para que possa fazer essa alteração assim que terminar de ler este artigo.
Passo 1: Clique na sua foto de perfil.
Passo 2: No canto inferior direito, clique em “Visibilidade”.
Passo 3: Clique na opção “Público” e em seguida em “Selecionar”. Dessa maneira, não apenas os usuários do LinkedIn, mas quem tem acesso a ele por meio de buscas no Google, por exemplo, também poderão ter acesso a sua foto de perfil.
3 grandes erros de imagem no seu perfil
Dependendo de como você tira sua foto de perfil, ela pode ficar mais ou menos receptiva a quem entra nele. Tive uma conversa bem bacana com a Vivian Koblinsky, fotógrafa do LinkedIn há mais de 8 anos, em um dos episódios do Dalbosco Cast. Falamos sobre diversos itens que podem ajudar ou atrapalhar sua imagem e o que você quer passar.
Se você quiser escutar esse episódio assim que ele for ao ar, clique aqui e inscreva-se na newsletter do meu site.
Como estrategista e mentor de marcas pessoais, resolvi reproduzir alguns desses erros mais comuns para mostrar aos meus mentorados e a você que está lendo esse artigo a melhor sua foto de perfil.
Quer fazer uma sessão fotográfica para posicionamento de sua marca pessoal? Fale comigo.
Erro nº 1: distância da câmera
Praticamente tudo na vida tem um equilíbrio. Quando faço exercício em excesso e não dou descanso ao corpo, a probabilidade de me machucar é maior. Quando faço menos do que deveria, o que fica prejudicada é minha saúde e desempenho no Jiu Jitsu. “Dalbosco, o que isso tem a ver com a foto de perfil?”. Tudo. Também é necessário encontrar um equilíbrio, um meio termo em relação ao distanciamento que você está da câmera. Veja os exemplos abaixo:
- Foto muito distante – não ajuda em nada a visibilidade e consequentemente não passa confiança. As pessoas não conseguem nem enxergar seu rosto direito.
- Foto muito próxima – nada favorável a sua imagem. É preciso dar um certo distanciamento para passar uma sensação agradável.
Lente diferente ou mesmo a câmera muito colada ao rosto podem ser prejudiciais – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Ainda na questão da imagem muito próxima, algumas pessoas, para mascarar o que está ao fundo, optam por dar zoom. Ao fazer isso com uma foto que não é de boa qualidade, acabam aumentando muito o zoom fazendo com a foto mostre mais os pixels.
Se a foto não for de alta qualidade, ao dar zoom ela poderá ficar assim – Foto: Acervo Pessoal Dalbosco
Erro nº 2: fundo da foto de perfil
Uma falha bem comum em alguns perfis por aqui é escolher uma foto de perfil que tenha um fundo totalmente poluído atrás. Quanto mais coisas estiverem na imagem, mais abertura você dá para que as pessoas prestem atenção em tudo, menos no seu rosto. Ah, uma outra dica, atente-se se sua roupa está amassada ou não na foto de perfil, esse detalhe pode dizer muito sobre você.
O ideal é escolher uma foto de perfil que tenha um fundo neutro ou com desfoque caso tenha algo atrás.
Onde seu olhar para na figura 1 e na figura? – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Erro nº 3: foto de capa do perfil
“Ah Dalbosco, mas a foto de capa não é foto de perfil. Ali posso colocar qualquer imagem ou mesmo deixar sem se já tiver a outra”. Concordo que não é a mesma, mas, agora, colocar qualquer imagem ou deixar apenas com a padrão do LinkedIn, isso não.
A foto de capa é tão importante e estratégica quanto a de perfil. Ela complementa e traz ainda mais informações sobre o que você faz. Quando troquei minha foto de capa para uma em que estava palestrando, recebi logo de cara dois convites para palestras naquela semana. Sim, já tinha abaixo do meu nome no perfil que sou palestrante, mas ter uma imagem na capa que representasse isso gerou uma ligação e autoridade ainda maior.
Veja o exemplo da minha mentorada Andryely Pedroso. A foto de capa do perfil dela representa o atendimento dela aliado a logomarca que também criamos a sua marca pessoal.
Já pensou em integrar meu time de mentorados de alto rendimento?
Existe foto de perfil ou de capa proibida no LinkedIn?
Se, de acordo com a Andryely, não existe alimento proibido, o que dirá foto proibida. As escolhas que você faz na alimentação impactam na sua saúde, assim como a escolha da foto de perfil impacta na mensagem a ser transmitida.
É preciso entender qual o seu objetivo e como quer ser visto no mercado para então decidir qual a foto mais apropriada. Antes de fazer a sessão de fotos do meu mentorado Rodrigo Casado, já sabíamos qual era o foco e como as imagens seriam guiadas no dia.
Por vezes, uma foto mais informal pode não combinar com sua marca pessoal e/ou segmento no qual atue e público que queira atingir, o contrário também pode ser verdadeiro. Por exemplo, você pode colocar uma foto de cabelo rosa (sim, eu realmente pintei o cabelo para tirar a foto rsrs), vermelho ou mesmo bicolor com as Cores 2021 da Pantone? Pode, claro que pode, desde que isso faça parte da sua marca e esteja alinhado com ela.
Cada um possui um estilo de ser e vestir, e ele precisa estar alinhado com a imagem e marca pessoal que quer criar no mercado – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Veja outros exemplos de fotos de perfil que precisam ser avaliadas de acordo com o que você quer transmitir:
Foto com cabelo moicano: pode?
O corte de cabelo também impacta na sua marca pessoal – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Pode, se sua marca pessoal estiver alinhada com essa imagem.
Foto mostrando suor: pode?
O que a foto acima transmite a você? – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Pode, se sua marca pessoal estiver alinhada com essa imagem. A grande pergunta que você deve se fazer é: o que eu quero transmitir? Como meu público irá reconhecer isso? A imagem está alinhada com meu objetivo? São perguntas básicas que gerarão resposta.
Foto fazendo churrasco com regata e corrente no pescoço: pode?
Mesmo que esteja em locais para compromissos pessoais ou mesmo momentos de lazer, cuidar da sua imagem é sempre importante – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Pode, se sua marca pessoal estiver alinhada com essa imagem acima. Sua atividade ou segmento atual ou aquele que você está pensando em fazer transição de carreira tem ligação com o que está passando na imagem? Isso é preciso avaliar.
Foto de braço cruzado: pode?
Foto braço cruzado e roupa amassada – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Pode, se sua marca pessoal estiver alinhada com essa imagem. Estar de braços cruzados não é bom sinal, principalmente em reuniões ou negociações pois mostra que a pessoa não está aberta ou receptiva. Mas isso não significa que você não possa utilizar uma foto assim. Se fosse transmitir simpatia e/ou abertura por meio do seu rosto, estar de braços cruzados dará a sensação de força, o que pode ser muito bom para a sua marca pessoal.
Veja a diferença das fotos abaixo. A primeira e a segunda podem transmitir arrogância a quem vê, já a terceira, mais receptividade.
Qual das duas lhe passa mais empatia e lhe gera mais vontade de criar contato? – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Foto com boné e/ou camiseta de atividade física: pode?
Pode, se sua marca pessoal estiver alinhada com essa imagem.
Identifique seu estilo para tirar fotos de acordo com ele – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
7 cuidados que precisa ter na hora de tirar sua foto de perfil
1 – Luz
Ficar contra a luz fará com que você feche os olhos e fique bem estranho na foto, prejudicando sua imagem.
Olhos fechados devido a luz direta no rosto- Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Fora que pode deixar a imagem totalmente sem vida.
Foto contra luz totalmente estourada – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Para que sua foto não fique superexposta como na imagem acima, o ideal é que você faça a captura com uma velocidade do obturador menor. A partir do momento que tem o controle da velocidade do obturador da câmera, é possível ter controle do brilho, para chegar a um ponto adequado. Mas para isso, é preciso alcançar o equilíbrio entre os três pontos abaixo: abertura, obturador e ISO.
Triângulo da exposição – Fonte: Oficina da Net
2 – Roupa amassada
Lembre-se que sua foto diz muito sobre você. Normalmente, roupas amassadas passam a sensação de falta de cuidado.
Roupa amassada pode transmitir falta de cuidado e zelo pelas coisas – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
3 – Espaço entre você e a parede na foto de perfil
Quanto mais próximo da parede, maior a probabilidade de ter sombra. Procure posicionar-se a uma distância que não gere isso.
Mantenha-se a uma distância que não faça sombra na parede ao utilizar muita luz artificial – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
4 – Acessórios em excesso
Procure tirar uma foto de perfil da maneira mais clean possível. Evite usar crachás, mochilas ou outros acessórios que prejudiquem a imagem.
Muitos acessórios podem desfocar o olhar de quem vê a imagem – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
5 – Ambiente e roupa inapropriados
Tudo bem que estamos vivendo um momento em que houve um aumento de reuniões online e que muitos de nós fazemos as mesmas arrumados da cintura para cima. Mas mostrar isso em foto não é nada bacana.
Ambiente nada bacana a sua foto com roupas, cuecas, meias, varal atrás em destaque, e ainda aparecendo a bermuda – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
De nada adianta você vestir uma camisa de marca se sua bermuda e o varal atrás de você estejam aparecendo.
6 – Combinação de roupas e acessórios errada
Atente-se a que você irá vestir. Nem sempre peças mais esportivas ou informais combinam com peças formais.
Combine as peças para passar uma imagem mais confiança e de acordo com o seu perfil – Acervo Pessoal – Fotógrafo: Max Schwoelk
Uma dica para não errar nesse ponto é descobrir qual é o seu estilo e de que forma pode aliá-lo com sua atividade profissional. Quando fiz a consultoria com o meu amigo Alexandre Taleb, o maior consultor masculino do Brasil, descobri que, no meu caso, podia misturar os dois estilos em determinadas ocasiões em função da minha história e relação com o esporte.
Taleb e eu já escrevemos um artigo sobre como transmitir uma imagem de sucesso em reuniões e entrevistas de trabalho por meio das vestimentas. Clique aqui para ter acesso a esse conteúdo.
7 – Oleosidade do rosto e maquiagem em excesso
Rosto com aspecto oleoso não passa uma sensação agradável. Claro que existem peles mais oleosas que outras e que nem sempre o clima é favorável para que elas não fiquem assim. Mas isso não significa que não podemos controlar e no momento da foto estar com o rosto menos oleoso. Veja a imagem abaixo a diferença entre uma foto com mais e menos oleosidade no rosto.
Imagem à esquerda com muita oleosidade no rosto. Imagem à direita, após passar o lenço removedor oleosidade – Acervo Juliana Fernandez – Fotógrafa: Vivian Koblinsky
Outro alerta que dou, especificamente às mulheres, é que não façam uma maquiagem que não as represente no dia a dia. É comum associar foto às maquiagens de festa. Elas são bonitas? São e não há nada de errado em usar. Acontece que se você não utiliza esse estilo de maquiagem no seu dia a dia, por que tirará sua foto de perfil assim? Busque estar com uma maquiagem mais natural e próxima ao que você é no trabalho.
Você tem que lembrar que quem estiver olhando para o seu perfil agora irá encontrar uma imagem e quando lhe encontrarem pessoalmente, a imagem não pode ser diferente.
Se isso acontecer, significa que sua marca pessoal não foi ou não está bem construída.
Quer fazer uma sessão fotográfica para posicionamento de sua marca pessoal? Fale comigo.
Dicas de produtos para conter e mascarar a oleosidades para homens e mulheres
Lenços removedores de oleosidade
Lembro que quando a Juliana Fernandez e eu descobrimos esses lenços. Primeiro não acreditamos que um pedaço tão pequeno de papel, que parece um papel manteiga, fizesse tanto milagre.
Lenços removedor de oleosidade da Ricca. Clique aqui para comprar direto no site. – Foto: Juliana Fernandez
Pegamos uma das folhas para testar e passamos no rosto. O resultado você confere na imagem abaixo:
Teste do lenço removedor de oleosidade. Figura à direita foi tirada após o uso no rosto – Foto: Juliana Fernandez
Não ganhei nada para falar da marca aqui. Gosto de auxiliar e trazer as melhores dicas em meus conteúdos. A Ricca é apenas uma das marcas que possuem esse tipo de produto, há também outras como: Océane, Mary Kay, Clean & Clean, entre outras. É possível comprar direto no site das marcas, farmácias e lojas de cosméticos. Os valores variam entre R$6,99 a R$29,90.
BB Cream Masculino
Não é só as mulheres que podem utilizar cosméticos para deixar o rosto com um aspecto mais saudável e menos oleoso. A dica é utilizar um BB Cream no rosto, como esse da marca Boticário, para uniformizar e deixar a pele com toque mais seco.
BB Cream para homens é uma ótima alternativa para reduzir o brilho no rosto. Clique aqui para comprar direto do site – Fonte da imagem: Boticário
Porque ter uma foto de perfil de alta qualidade
Bom, depois das dicas e cuidados que foram citados aqui, acredito que você não vai querer ter todo esse trabalho para ter uma foto de má qualidade no perfil, certo? Se você não tiver uma em alta qualidade para colocar no perfil, recomendo fazer uma sessão de fotos profissional alinhada à imagem da sua marca pessoal.
Podem lhe dizer que não, mas a qualidade da foto também pode lhe prejudicar ou beneficiar. Qual das duas imagens abaixo lhe passam mais credibilidade e sensação de cuidado?
Diferença entre a qualidade da foto de perfil – Acervo Pessoal – Fotógrafa da imagem à direita: Vivian Koblinsky
Não ter uma foto de perfil de qualidade com a desculpa de que não há equipamentos eficientes para isso não cola mais. As marcas de câmeras evoluem a cada ano e cada vez mais incorporam a Inteligência Artificial, um dos temas que o meu mentorado Rodrigo Portes compartilha em seu perfil do LinkedIn.
Se pegarmos a marca Nikon de exemplo, conseguimos ver a evolução que tiveram desde 1948.
Evolução da marca Nikon – Fonte: DAFa
De quanto em quanto tempo trocar a foto de perfil
Não há uma receita de bolo em relação a isso. Mas o que recomendo aos meus mentorados é que eles troquem a foto de perfil e de capa a cada três meses. Durante esse período eles fortalecem suas marcas pessoais e ao trocarem, abrem portas para novas visitas ao perfil daqueles que já são seguidores e conexões.
A troca pode ocorrer também em função de mudanças das estratégias, principalmente quando me refiro à fotografia de capa. Se você está lançando um livro, pode se posicionar como escritor, por exemplo, na fotografia de capa.
Ah, uma dica para quando for trocar sua foto de perfil aqui no LinkedIn: aproveite e coloque a mesma em suas outras redes, como Instagram, Whatsapp, YouTube, Facebook…Isso faz com que crie sintonia com todas elas e as pessoas entendam que você dá valor e se atenta a isso.
E você, qual o erro mais comum que vê nas redes sociais com relação ao posicionamento das pessoas com relação às imagens que escolhem para o perfil ou postam?
Se você realmente achou relevante este artigo, peço que compartilhe ou marque profissionais que este meu conteúdo possa ser significativo.