

Vivemos a era na qual os profissionais têm o potencial de serem os protagonistas do seu marketing pessoal. Diferente de décadas atrás, quando a disseminação de conteúdo era restrita à própria mídia tradicional, hoje temos em mãos uma poderosa ferramenta para acelerar nosso posicionamento de marca pessoal e aumentar a visibilidade (e gerar autoridade moral) para potenciais clientes e parceiros de negócios.
Provavelmente você já ouviu alguém dizer que nos dias atuais, a atenção é a moeda mais valiosa que existe.Pensando nisso, escrevi este artigo com alguns fatos que você precisa compreender para posicionar a sua marca pessoal e decolar a sua carreira mais rápido, porém, com segurança e consciência de que nem sempre o caminho mais curto é de fato o melhor. Nos atalhos, podem existir buracos que colocam em risco a sua imagem. Costumo dizer em minhas palestras que para quem quer viver de propósito, o suor da jornada da sua marca pessoal é inevitável, pois o comodismo nos puxa para o propósito dos outros e não para o nosso.
Por isso, uma marca pessoal de sucesso é sustentada em 3 pilares: atitude, estratégia e consistência.
1. Atitude
Muitos profissionais vivem uma carreira estagnada por causa da busca pelo perfeccionismo, que não passa de uma percepção subjetiva e aprisiona grandes talentos em rascunhos que acabam não avançando nas redes sociais. Não basta sonhar em ter um personal branding de sucesso se a atitude em iniciar fica para amanhã.
Quando você não projeta sua marca pessoal, perde a oportunidade de se posicionar e abre espaço aos concorrentes de conquistar o espaço no mercado que poderia ser seu. Reflita que ao deixar esta oportunidade passar, você deixa dinheiro em cima da mesa, assim como permite que convites e oportunidades profissionais não cheguem.
Entender que você terá que assumir riscos logo no início do seu posicionamento de marca pessoal é fundamental para evitar a desistência quando se deparar com os primeiros desafios. Seja para lançar um novo produto ou serviço, projetar a sua marca ou mesmo expandir o seu negócio no exterior, terá que assumir riscos.
O medo do julgamento, o perfeccionismo e a ansiedade por resultados muito rápidos são três dos principais impasses que identifico com frequência nos profissionais que mentoro nos quatro continentes. Esses bloqueios podem ser rompidos com o autoconhecimento e clareza dos seus objetivos do posicionamento da sua marca pessoal.
2. Estratégia na sua marca pessoal
Uma estratégia se torna sustentável quando está alinhada a um propósito de vida claro. Muitos profissionais iniciam seu posicionamento digital com muito ânimo, mas logo desistem porque provavelmente não existe planejamento e significado nesta exposição. São os apenas “empolgados”.
A escalabilidade nas redes sociais é construída por meio da disciplina. Mesmo com estratégias de personal branding, o profissional não conquistará uma projeção de sucesso se desanimar logo nos primeiros passos.
Uma das minhas mentoradas, Andryely Pedroso, LinkedIn Top Voice, apresentadora na BAND e Mentora de Nutricionistas, começou a sua projeção digital com muita clareza de todos os passos que trariam sucesso do seu personal branding. Para ter uma ideia, em 2019 ela nem tinha perfil no LinkedIn porque desconhecia o “oceano azul” de oportunidades que a rede poderia trazer para a sua marca pessoal.
Com a atitude de iniciar e a estratégia certa que desenvolvemos em mentoria de marca pessoal, ela conseguiu conquistar o título de primeira nutricionista LinkedIn Top Voice do Brasil em 2020 e LinkedIn Creator em 2021. Hoje ela é mentora de nutricionistas e aplica a metodologia da sua formação como mentora certificada pela Mentoring Academy, academia referência na formação de mentores no país a qual ensina como você pode monetizar seu conhecimento e conseguir liberdade financeira, de tempo e geográfica por meio da sua experiência profissional.
Por mais que alguns profissionais já atuam e projetam a marca pessoal nas redes sociais, não basta apenas publicar e esperar ter resultado quando não existe uma estratégia bem delineada.
3. Consistência na sua marca pessoal
Não adianta ter atitude e estratégia para posicionar a sua marca pessoal mas desistir quando receber a primeira crítica ou não tiver o retorno que esperava nos primeiros meses de exposição digital.
O posicionamento de marca pessoal não é feito de uma hora para outra. Apesar de ser possível acelerar o processo, não esqueça que conquistar uma reputação de sucesso exige trabalho. Como mentor, não olho apenas para os caminhos que meus mentorados querem seguir, mas também observo a sustentabilidade e segurança de suas marcas a longo prazo, que é o que sustenta um branding pessoal de sucesso.
Confira as dicas da Valeria Oliveira, Consultora de Imagem e Estilo sobre a importância de uma boa imagem pessoal para mulheres no mercado de trabalho para conquistar oportunidades de negócios:
Comece pelo seu propósito
Se você reconhece qual é o seu propósito de vida e os seis valores mais fortes, perderá menos tempo em tentativas frustradas de posicionar a sua marca pessoal com profissionais e projetos que roubam a sua energia, tempo e dinheiro. É aqui que mora o risco de prejudicar a sua imagem com uma exposição que não lhe representa.
Dificilmente uma marca consegue se sustentar a longo prazo na ausência de um propósito claro. Já reparou quantos profissionais que compram vários cursos, iniciam projetos, exercem novos cargos, mas logo desistem?
Por vezes, esta desistência é reflexo da clareza do propósito para aquela ação, seja na vida profissional ou pessoal. Neste perfil de profissionais, a tendência é procrastinar cada vez mais decisões que são importantes para a projeção das suas marcas.
A procrastinação acontece por duas principais razões:
- Falta de identificação com os projetos iniciados;
- Crenças limitantes e bloqueios mentais.
Os valores são os princípios que carregamos conosco para guiar o que consideramos certo ou errado. Eles norteiam o nosso dia a dia e nos fazem compreender as razões pelas quais vivemos. Já o propósito nos faz levantar todos os dias com a sensação de beneficiar não apenas a nós mesmos mas ao mundo no qual vivemos.
O posicionamento da sua marca pessoal precisa estar acompanhado dos seus valores e estar conectado com vários aspectos do seu branding, da imagem, linguagem à etiqueta presencial ou online. Veja o depoimento do meu mentorado Rodrigo Casado, atual CEO na LocalFrio no Brasil e Mentor de líderes:
Para muitos profissionais que não têm os seus propósitos de vida bem claros, o propósito passa ser apenas um instinto de sobrevivência, ou seja, receber o salário todo mês para pagar as contas e não passar apertos. Isto acontece por desconhecimento do próprio potencial de tornar a marca pessoal mais forte e competitiva no mercado, ou por acomodação na própria zona de conforto (que a longo prazo tende a ser uma falta de liberdade).
Ao posicionar sua marca pessoal de forma estratégica, você consegue conquistar o protagonismo do seu CPF, a camisa que você veste para o resto da vida. Quando esta marca é sustentada por atitude, estratégia e consistência, alcança três liberdades:
- Liberdade financeira: você não depende de um CNPJ para limitar o quanto você recebe por seu trabalho. Tem liberdade de seguir o seu propósito de vida e ser muito bem recompensado por isto.
- Liberdade de tempo: Você pode escolher os projetos e prazos que deseja executar, sem depender necessariamente de terceiros. Consegue escolher em quais momentos do ano irá intensificar as ações estratégicas do seu posicionamento de marca, os trabalhos e momentos de descanso também.
- Liberdade geográfica: Você pode morar em qualquer lugar do mundo e ser muito bem recompensado por seu trabalho à distância. Recebe convites e benefícios diretamente dos seus canais de projeção digital.
Chegamos a um ponto fundamental quando falo sobre posicionamento de marca pessoal: canais. Quais valem a pena se dedicar para acelerar esta construção de um personal branding de sucesso?
Muitas pessoas lembram logo do LinkedIn, a maior rede profissional do mundo. Porém, este é apenas um dos canais disponíveis para fortalecer a sua marca pessoal. Se você aplicar apenas uma técnica pode ter bastante sucesso no início, mas dificilmente terá uma marca sustentável a longo prazo, mesmo mantendo a mesma dedicação.
Insistir em apenas uma rede pode ser um grande risco para a sua marca, pois imagine que em determinado momento esta rede é excluída ou você perde a sua conta. Apesar das diversas medidas de segurança para manter nossa privacidade, corremos esses riscos ao projetar nossa imagem.
O que recomendo aos meus mentorados é que utilizem diferentes plataformas para aumentar a indexação em sites de pesquisa e principalmente aumentar a segurança de criar suas casas em terreno próprio, principalmente se todas as suas redes sociais chegarem em seu site. Além do LinkedIn, veja outros canais que você pode posicionar sua marca pessoal (e que caso você não me siga, podemos estar conectados):
Outro ponto que gosto de reforçar em relação à estratégia de posicionamento de marca pessoal é que você não pode restringir a sua visibilidade e compartilhamento de conteúdo apenas em textos ou artigos.
Você já conhece a pirâmide de aprendizagem? O autor William Glasser sugere por meio de pesquisas que a forma mais efetiva de aprender (reter conhecimento, não apenas decorar) é ensinando a outras pessoas. Ao compartilhar conhecimentos da sua área de atuação, você beneficia as pessoas que o consomem e também a si mesmo reter melhor os próprios aprendizados.
Gerar conhecimento de formas distintas torna o seu conteúdo faz com que seu público e você aprendam – Fonte da Imagem: Notícias Concursos.
Quando você utiliza diferentes formatos no seu marketing de conteúdo e compartilha seu conhecimento por meio de fotos, vídeos e áudios, além dos textos, aumenta as chances das pessoas lhe acompanharem e criarem maior relacionamento com sua marca pessoal.
Fortaleça o seu networking
O termo original do idioma inglês “network” significa rede de contatos. Ao criar um networking, você cultiva a sua própria rede de conexões. É uma tarefa constante e se baseia em uma rica troca de informações, conhecimentos e experiências. Um mentor pode lhe ajudar a se aproximar de personalidades chaves no fortalecimento da sua marca.
Acredito que networking é relacionamento, habilidade de criar e manter contato com pessoas que podem contribuir umas com as outras. O seu networking pode abrir muitas portas para a sua marca pessoal pois consegue conquistar mais credibilidade perante profissionais que podem conceder oportunidades para a sua carreira.
Eu, por exemplo, recebi o convite para ser Conselheiro Consultivo no Open Mind Brazil em 2021, o maior movimento de C-levels do Brasil e em processo de internacionalização. Um dos fatores que impactou este convite foi o meu networking com grandes Conselheiros Consultivos, de Administração e Fiscais no Brasil.
Conselheiros Open Mind Brazil 2021/2022 – Fonte da Imagem: Open Mind Brazil
Se você analisar todas as suas conexões e seguidores nas redes sociais hoje, será que todas elas lhe ouvem de fato e estariam dispostas a recomendar o seu trabalho? Uma rede social lotada de pessoas que não interagem com o seu conteúdo não fará você acelerar o seu posicionamento de marca pessoal.
O networking pode ser construído tanto no modo online como offline. Veja quantas possibilidades existem de fortalecer a sua rede de relacionamentos em ambos os canais:
Tanto no modo online quanto offline é possível criar conexões interessadas em contribuir de forma mútua – Fonte da imagem: Neil Patel.
Faça uma análise de quais caminhos você tem percorrido e quais são os seus contatos mais próximos. Será que esses caminhos e pessoas estão lhe aproximando ou lhe afastando do seu propósito?
Em um artigo do meu site compartilhei gratuitamente um guia rápido e completo para melhorar o seu networking, confira o conteúdo clicando aqui.
Falando em networking, uma mulher exemplar em criar redes de relacionamentos baseadas na diversidade e alterismo é a Cris Zanata, minha mentorada em marca pessoal e fundadora do Instituto de Alterismo no Brasil (InSAB).
Em um dos encontros do InSAB, tive a oportunidade de palestrar sobre a importância de desenvolver uma marca pessoal forte no mercado. Você pode conferir toda a palestra clicando aqui.
Calendário de palestras de março no InsAB – Fonte da imagem: InsAB.
Após esta rica troca de experiências, recebi alguns depoimentos incríveis das mulheres participantes do encontro e compartilho abaixo. Elas relatam sobre a importância do olhar não apenas para futuro no sentido visionário e diferenciado sobre o próprio personal branding, nem mesmo apenas para o passado (como forma de corrigir erros no futuro), mas com atenção também para o olhar interior (a visão do autoconhecimento). Relataram sobre a importância de cuidar do seu nome e sobrenome para extraírem suas melhores versões para impactar o mundo:
“Um desafio enorme revisitar meu passado e identificar que não cuidei da minha marca pessoal, do meu nome, da gestão da minha vida antes. O Dalbosco foi extremamente generoso no conteúdo apresentado, na provocação da autoanálise e na sequência de ações para o melhor resultado a ser alcançado. Esse encontro só foi possível porque há quase dois anos venho desenvolvendo um trabalho junto à Cris Zanata e o Instituto de Alterismo do Brasil – InSAB. Essa decisão está me fazendo trilhar novos caminhos em busca do meu propósito, com a aplicação de ferramentas para desenvolver o autoconhecimento e aplicar na minha vida profissional. Hoje, posso dizer que estamos construindo uma comunidade muito sólida, com um networking maravilhoso” – Márcia Regina Batista, Secretária Executiva e Assistente Virtual.
Contrate a minha palestra “Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn”
“Acredito que o autoconhecimento está totalmente ligado com o crescimento profissional, além do pessoal, afinal está tudo bem conectado. Ao identificar quais são os nossos valores inegociáveis, os nossos dons e realmente dar a importância a eles, conseguimos sim melhor definir quem somos ampliando para a vida profissional. Na nossa palestra com o Dalbosco, pude sentir a importância deste autoconhecimento. Falamos sobre constância, repetição, garra. É sim um desafio, pois muitas vezes quando olhei ao meu redor, me vi pequena e sem força. Somente quando pude valorizar minha jornada e de onde eu vim foi possível ter mais forças para saber qual seria o meu caminho. Esta jornada segue, para mim estamos sempre em constante transformação, melhorando a cada dia. Olhar com mais leveza, menos autojulgamento e amor próprio pode favorecer o processo. E sempre, com toda certeza, estar perto de pessoas que inspiram e guiam nossa jornada” – Sarah Simoni, Nutricionista.
“Aprendi com Ricardo Dalbosco no último encontro do InsAB que a única coisa que fica com a gente até o nosso último dia de vida é a nossa marca pessoal, ela é um organismo vivo. Posso falar sobre vários assuntos diferentes da medicina, estou em constante mudança e sendo assim, querer a perfeição é querer uma impressão da realidade que não existe, pois a verdade é mutável.” – Ludmyla Jungmann, Cirurgiã cardiovascular especialista em terapia intensiva e medicina integrativa com foco em mulheres.
Sobre o InsAB
O InsAB (Instituto de Alterismo do Brasil) é o primeiro Instituto no Brasil que tem como propósito fomentar a “Cultura da Generosidade” e as práticas da generosidade com limites (alterismo) em organizações e em projetos pessoais, visando a prevenção do esgotamento emocional, o empoderamento da mulher e a equidade de gênero.
O Instituto cria espaços generosos em organizações com o objetivo de transformar ações de diversidade, equidade e inclusão em cultura. Valoriza-se que desenvolver pessoas formadoras de opiniões, com foco na equidade de gênero e na construção de um ambiente saudável, diverso e empático, seja o caminho para a melhora de produtividade, performance e integração das equipes.
“Através do InsAB pude ter a consciência sobre a importância do desenvolvimento da Inteligência emocional e planos de ações para a consolidação de objetivos pessoais em diferentes setores da vida. Dentro do meu plano de desenvolvimento comecei a estudar sobre a importância de se construir uma marca pessoal para o meio profissional, um campo de estudo bem desenvolvido pelo Dalbosco, que ensina profissionais a construir sua marca pessoal. No meu ponto de vista, hoje, sem dúvida, devemos usar como uma ferramenta que nos permite potencializar a carreira e alcançar vantagens competitivas frente a profissionais do mesmo setor. A liberdade de nos expressarmos através dos meios digitais e estabelecer conexões importantes, em diferentes continentes e localidades, podem trazer liberdades de escolhas conscientes e de acordo com os valores pessoais de cada um. Acredito que profissionais que queiram perseverar em suas carreiras precisam e devem ter uma marca pessoal consolidada em seu meio, para que seja possível lidar com cenários não previstos e de grandes impactos para sua vida” – Larissa Sena, Gestora de Qualidade.
“Confesso que no início estava me indagando acerca do que eu iria extrair do tema, já que não tenho, no momento, nenhuma intenção de “abrir um negócio”. Que inocência mesclada com ignorância a minha! Que bom que assisti! Aprendi em poucas horas o que levaria anos. Foram aprendizados de vida e para a vida” – Marilda Jungmann Daher
“Na apresentação do Dalbosco sobre marca pessoal o que mais me impactou foi a questão da importância da consistência dos conteúdos. Ter uma comunicação assertiva, deixar claro o meu propósito e o que quero comunicar, adotando estratégias e uma comunicação que impacte os clientes e seguidores, sempre destacando os meus pontos fortes” – Andrea Oliveira, Confeiteira.
Quais metas você irá exercer para otimizar cada atividade da sua semana? Esta é uma reflexão urgente caso você deseje acelerar o seu posicionamento de marca pessoal.
Invista tempo no posicionamento da sua marca pessoal
A partir da percepção de quais são as atividades que mais lhe roubam tempo e energia, você passa a encontrar soluções, não problemas, para fortalecer o seu personal branding. Coloque na ponta do lápis o tempo que você desperdiça com a procrastinação de tarefas, olhando a vida alheia nas redes sociais ou tentando resolver problemas que pessoas que por vezes não querem ser ajudadas.
Seja sincero consigo mesmo e disciplinado para pontuar todos os gatilhos de procrastinação na sua rotina. Isto é primordial para firmar um compromisso pessoal com a sua marca e executar as estratégias que você ou seu mentor planejou no início da sua projeção.
Este foi um dos tópicos abordados em uma palestra que ministrei aos colaboradores do Coree International School. Quando você encara a sua marca pessoal como prioridade na rotina, não encontra mais desculpas para procrastinar o posicionamento dela.
Palestrando sobre como transformar colaboradores em influenciadores digitais no Coree International School – Fonte da imagem: Acervo pessoal Ricardo Dalbosco.
Para acelerar o seu posicionamento de marca pessoal, o marketing digital é indispensável. Hoje em dia, conquistar autoridade no modo offline é um processo muito mais lento, além de levar sua energia, tempo e dinheiro a um patamar desanimador.
Antigamente, era muito mais árduo conseguir aumentar a visibilidade entre várias geografias, mas na atual Era das mídias sociais é possível produzir e postar um conteúdo agora e isso impactar milhares de pessoas pelo mundo.
O mais importante não é “aparecer”, mas sim tornar a sua marca visível de forma estratégica e alinhada aos seus valores. É muito diferente ter autoridade e visibilidade viral. Confira a diferença:
Quando você fortalece a sua marca pessoal por meio de uma visibilidade estratégica e cria uma rede de contatos forte (networking), conquista mais respeito dos seus seguidores, potenciais clientes e parceiros.
Quando você compreende que a sua marca pessoal é a camisa que vestirá para toda a vida, entende que o caminho mais rápido para chegar no sucesso do posicionamento dela é justamente agir em direção ao seu propósito de vida alinhado de forma autêntica, com atitude, estratégia e consistência.
Como diz a minha mentorada Cris Dorini, presidente da FIPI Brazil (Federation of Image Professionals International e consultora de imagem e estilo), para que exista uma boa reputação no ambiente corporativo é essencial que a sua imagem transmita autenticidade e coerência com os seus valores. Confira o depoimento da Cris no vídeo abaixo:
As vantagens de posicionar a sua marca são diversas. Confira algumas:
- Maior reconhecimento no mercado;
- Aumento do número de clientes;
- Aumento de parceiros comerciais;
- Abordagens de investidores;
- Crescimento do número de convites e oportunidades profissionais por departamentos de Recursos Humanos e headhunters;
- Convites para lives, palestras e programas;
- Participação na mídia (tv, rádio, podcasts, jornais, blogs…);
- Aumento de faturamento mensal.
Listei os 17 principais benefícios de posicionar a sua marca pessoal em um artigo do meu blog, considerado o maior no Brasil sobre o assunto Personal Branding. Clique aqui para ler o conteúdo na íntegra.
Para acelerar o seu sucesso no marketing digital, o melhor caminho é aquele que foi traçado de forma estratégica. Muitos profissionais demoram anos para conquistar o reconhecimento que desejam justamente porque não compreendem qual é seu propósito e valores mais fortes.
As suas atitudes perante sua marca permite que você forme (ou não) uma boa rede de contatos e negócios. Se você deseja decolar a sua carreira de forma sustentável e com segurança, comece a dar mais atenção à sua marca pessoal.
O mais importante é ter consciência a respeito de quais projetos estão ou não alinhados aos seus valores e propósito de vida, pois este é o início do sucesso no posicionamento de marca pessoal.
Se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, gravei um curso ideal para você com o passo a passo que ainda está com valor especial de lançamento. Clique aqui para saber mais.