

Entre 2009 e 2019, o número de nutricionistas no Brasil passou de 60.559 mil para 132 mil segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN). Deste total, 94,1% são mulheres e boa parte tem o Instagram como principal ferramenta digital de divulgação de seus trabalhos. Quando a Andryely Pedroso entrou em contato comigo no final de 2019, ela também tinha isso em mente e estranhou quando orientei que deveria investir no LinkedIn para alavancar sua carreira.
“Antes da mentoria eu não tinha nem perfil no LinkedIn porque não via uma oportunidade ali. Tanto que quando o Dalbosco sugeriu começar ali de forma estratégica e publicar conteúdos no LinkedIn, eu acreditava que ninguém iria ver porque eu não conhecia pessoas próximas que usavam a rede de forma ativa.”
Andryely Pedroso – Nutricionista eleita LinkedIn Top Voice 2020
Como lidar com um dos primeiros desafios da construção de marca pessoal no LinkedIn
A Andryely tinha uma vontade: começar decolando. Tinha várias ideias, mas não sabia o que a faria ter sucesso (em cativar pessoas, vendas e mídias) e nem mesmo como fazer para alcançar os melhores resultados. Então, em novembro de 2019, começamos todo o processo de construção de sua marca pessoal por um dos principais pontos: definir quem seria seu público-alvo, ou seja, quem ela queria atingir com seu conhecimento. Ela queria auxiliar executivos e executivas a fazerem escolhas melhores em suas rotinas agitadas. E para se comunicar e criar uma conexão com esses profissionais, nada melhor do que começar pela maior rede social de profissionais do mundo.
“Quando ele falou: “Você vai postar todos os dias no LinkedIn, às 8 horas da manhã”, eu fiquei desesperada. Onde que eu iria achar tanto assunto para falar?” – Andryely Pedroso – Nutricionista eleita LinkedIn Top Voice 2020
Criar e compartilhar conteúdo é apenas um dos desafios que ela e outros profissionais têm no início da construção de suas marcas pessoais. Por isso, para preparar a mente dos meus mentorados aos obstáculos que eles podem enfrentar, utilizo de três aprendizados que tive como músico:
Aprendizado 1
Repetição é muito chata para quem vê e para quem executa, seja no aprendizado de uma música ou nas tentativas de construção da sua marca pessoal nas redes sociais. Sem problemas, continue repetindo seja o que for até a excelência. Excelência é uma percepção, já a repetição é braçal. Então basta fazer.
Aprendizado 2
Ser responsável pelo solo em uma banda marcial ou orquestra é uma pressão danada, ainda mais em competições. Não há confiança que aguente se seu corpo e mente não estiverem preparados. Treine.
Aprendizado 3
A vida é repetição. São aproximadamente 27.740 dias na vida média de um brasileiro. Prepare-se para os momentos que você fará o solo em meio aos outros “músicos”.
Repetíamos um zilhão de vezes, já o solo era às vezes, mas a disciplina da continuidade é o que nos sustentava para vencer competições consecutivas e ter hegemonia por anos. E foi em função de disciplina que a Andryely foi criando e crescendo dentro do LinkedIn. Não falhou um dia nos últimos meses. De segunda a domingo, sete dias por semana, compartilha conteúdos em forma de posts e artigos (semanais) com suas conexões e seguidores.
Todo esse seu comprometimento e foco fizeram com que ela, um ano após o início da construção de sua marca pessoal, fosse eleita LinkedIn Top Voice de 2020 e estivesse na lista dos profissionais que mais destacaram-se e influenciaram pessoas nos 12 meses anteriores.
Como a mentoria auxiliou a nutricionista mais famosa do LinkedIn a posicionar-se no mercado
A construção de uma marca pessoal não é feita de uma hora para outra e não serve para quem quer comer apenas o mel e não ser picado pelas abelhas. É preciso de orientação, estratégia, planejamento, processos, disciplina, energia, resiliência. Ah, e também não é construída seguindo apenas um caminho. O LinkedIn é somente uma das portas que se pode abrir para ter uma marca pessoal forte no mercado. Como mentor, tenho que mostrar todas as possibilidades para que o profissional alcance resultados positivos e seja referência. Além de todo o trabalho feito na maior rede profissional do mundo, orientei a Andryely também na(s):
- Criação de seu podcast no Spotify e iTunes;
- Estratégias a serem aplicadas no Instagram;
- Construção e lançamento do seu curso online;
- Produção de ebooks gratuitos;
- Estratégias comerciais com análise competitiva;
- Lançamento de seu Livro;
- Precificação;
- Posicionamento de marca;
- Programação de Lives;
- Consultoria de Imagem e Etiqueta;
- Negociação;
- Networking;
- Terceirização de atividades-base de edição de vídeos;
- Fotografia para posicionamento de marca;
- Locais e meios de atendimento físico e online;
- Marcas a aceitar como Embaixadora;
- Gravações e matérias a aceitar convite; e
- Criação da identidade visual.
Para você ter uma ideia, até as cores, modelos dos jalecos e cor da unha que ela usa foram escolhidos de maneira estratégica para que estivessem alinhados com a imagem e a construção da marca pessoal dela.
Todas as etapas auxiliaram a Andryely a ser não apenas uma referência e autoridade no LinkedIn, mas também no mercado. O cuidado e acompanhamento personalizado que ela dá a cada um de seus clientes refletem aquilo que ela quer para si e para eles: sucesso, crescimento e resultado para uma vida mais saudável. E esse também é um dos meus objetivos como mentor de marcas pessoais: fazer com que os meus mentorados criem seus espaços, evoluam e impactem as pessoas alcançando os resultados desejados.
Defina a prioridade da sua carreira
Reforçando o questionamento feito no título, sabe como ela tornou-se LinkedIn Top Voice? Não buscando isso como prioridade! São vários fatores que podem influenciar a tornar-se um LinkedIn Top Voice… e muitos não dependem de você. Não significa que só porque não foram eleitos que não há outros ótimos produtores de conteúdo, existe sim e cada um comunica para o seu público de forma distinta.
Se você quiser conhecer mais sobre o processo da Andryely Pedroso, a nutricionista mais famosa do LinkedIn, eleita uma das Top Voices 2020, clique aqui para escutar o episódio completo do meu podcast gravado com ela.
O que a Andryely buscou por prioridade foi ajudar seus seguidores a melhorem a qualidade de vida por meio de bons hábitos alimentares. Não era apenas dedicação. Foi energia realmente investida a cada um que a contatava e interagia. Isso é fenomenal e, consequentemente, movimentou uma legião de seguidores que se transformaram em fãs pelo modo dela estudar, transmitir conhecimento, cativar e impactar vidas.
Lembre-se: marca pessoal é um processo de melhoria contínua e uma camisa que você veste e fica até o último dia de sua vida. É o CPF que você merece lutar, tem reflexo direto e ainda autonomia para decisão. Você não é nada menos do que pode se projetar e construir.
Para saber mais sobre o meu processo de construção de marca pessoal de profissionais em quatro continentes, clique aqui.