

A minha grande primeira lição sobre multidisciplinaridade nos negócios foi com hambúrgueres em 2004, quando participei de um programa para trabalhar nos Estados Unidos. Desde lá, tive a oportunidade de aprender com as mais diversas experiências, que me fizeram conseguir ser um líder por meio da minha marca pessoal.
Em 2004, eu precisava pagar a faculdade e queria realizar o meu sonho de conhecer o Havaí. Fiz a inscrição e fui em frente. Lá, trabalhei em quatro empregos ao mesmo tempo, um deles no McDonald’s. Sem saber falar inglês, não me qualifiquei para o cargo de atendente, que era a linha de frente de toda a operação.
Mas fora isso, passei por todas as funções ali dentro e descobri que o atendimento era apenas uma parte de um processo muito mais completo e pensado para ser 100% eficiente, como podemos ver no filme “The Founder” (Fome do Poder), o qual explora todas as etapas da produção.
Se quando entrei pensava nos hambúrgueres apenas como o produto final, sai entendendo sobre a quantidade de conhecimento necessário para o processo de produção.
Contrate aqui a minha palestra “Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso”
O que fez a minha visão mudar não foi o hambúrguer. Ele continuava o mesmo. Eu é que estava diferente. Passando por diferentes funções, com novos desafios e metas, fui acrescentando conhecimentos complementares na minha experiência com o negócio. Foi uma grande escola sobre como seguir processos para garantir um padrão de entrega ao cliente.
Aprendi que passar por todas as etapas do processo contribui para a formação de um líder multidisciplinar. Alguém que compreende a atuação das outras pessoas da equipe e consegue criar um ambiente de inovação. Estar na frente de um negócio é estar em frente a vários tipos de conhecimento. Você precisa dominá-los e aprender com os “nãos” que irá receber. Concordo muito com a frase do meu mentorado em marca pessoal, Rodrigo Portes, Diretor de vendas:
Em uma nova forma de pensar a gestão de negócios, a tomada de decisões anda de mãos dadas com uma visão holística dos processos. Dentro de um negócio, seja uma lanchonete fast food ou uma empresa de qualquer segmento, há sempre uma cadeia de processos. Isso continua valendo.
A questão é identificar o quanto você está envolvido com cada parte do processo. Se você conseguir perceber o que precisa ser melhorado e onde estão as lacunas que podem prejudicar seu negócio, com certeza terá sucesso. Você deixará de ser apenas um líder focado no resultado final para ser um líder que quer ver o resultado de ponta a ponta.
Para isso acontecer, você precisa entender todas as partes.
Fortaleça a sua marca pessoal para conquistar grandes oportunidades no mercado
Foco no resultado ou a miopia da liderança?
Pensar nos resultados isoladamente não garante o sucesso. Quando se está exercendo uma atividade, com suas responsabilidade e metas, é inevitável ganhar uma compreensão maior de onde a dor é mais forte. E ao avançar no fluxo, começa-se a ganhar um superpoder: o da visão além do alcance.
Quando eu estava na linha de produção de um hambúrguer, eu precisava prestar atenção na minha tarefa, para fazer bem feito, e no que os outros estavam fazendo. Éramos uma equipe. Se alguém demorasse para cortar o tomate, grelhar o hambúrguer ou embalar o pão, o processo daria errado. O cliente receberia um produto frio ou até mesmo sem algum ingrediente. E se isso acontecesse, o cliente não reclamaria de nós e sim da marca McDonald’s.
O mesmo precisa acontecer com os líderes de uma empresa, não importa o segmento. Se você não consegue enxergar o panorama completo, você passa a ser um líder míope. Você não vê aquilo que está longe de você.
Este é um dos principais pontos que atenção que ressalto em palestras para instituições. Veja o depoimento do Omar Ghanem, meu mentorado, atual CEO no Coree International School e também conselheiro de administração e consultivo, em minha palestra sobre como gerar negócios à empresa por meio da marca pessoal:
A oportunidade de ocupar mais de um cargo em uma só empresa, permitiu que a minha visão de negócio fosse ampliada e eu não me tornasse um líder míope. Eu sabia como alguém que estava em uma função administrativa se sentia. Do que ele precisava.
Entendia os desafios e motivações daqueles que trabalhavam na parte operacional. Aprendi que um líder precisa ver como as coisas se conectam. Só assim é possível tomar as melhores decisões não só em relação ao mercado, mas também em relação a equipe.
Os hambúrgueres permitiram que eu tivesse a experiência de funcionário, passasse por processos e serviços diversos, tivesse contato com vários documentos e informações, e pensasse em como buscar inovação.
Passar por cada etapa foi apenas uma parte. No fim, o meu maior ganho foi aprender que para ter um negócio sólido e produtivo, é preciso ter uma visão holística daquilo que você gerencia.
Você acredita que a multidisciplinaridade é essencial para um líder ou nem tanto? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com outros líderes para refletirmos juntos sobre o assunto.
Se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, gravei um curso ideal para você. Clique aqui para saber mais.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nessa rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Como palestrante, atuo frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, Congressos Nacionais, assim como em empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre três temáticas:
• Palestra: Como transformar colaboradores em influenciadores digitais para a marca corporativa.
• Palestra: Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso.
• Palestra: Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.
Um abraço do Dalbosco!