

Se você produz conteúdo para as redes sociais mas não armazena esses conteúdos, pode estar perdendo diversas oportunidades de impactar o seu público-alvo e gerar vendas. Neste artigo, compartilharei alguns insights para que você consiga otimizar seus conteúdos nas redes sociais e aumentar sua presença digital.
Bem-vindo ao volume intenso de conteúdos publicados nas redes sociais e à disputa pela atenção do internauta. Talvez, você esteja sentindo trabalhar contra o tempo, porque gasta uma hora em uma live e nunca mais escuta falar dela, ou talvez grava um vídeo para o LinkedIn e deixa as outras redes desassistidas.
Este é um grande erro que muitos produtos de conteúdo cometem. Geralmente, este perfil reclama que demora muito tempo para produzir conteúdo e fica desanimado porque não consegue ter constância. A boa notícia é que, um pequeno hábito na sua rotina pode otimizar muito as suas publicações.
Para poupar tempo futuro e otimizar seus conteúdos, para aumentar sua presença digital perante o seu público-alvo, reutilize seus materiais. Isso mesmo. De uma live, por exemplo, você pode transformar em, pelo menos, 50 conteúdos.
Como transformar uma live em 50 conteúdos
1. Transforme em podcast
Se você salvar a live e extrair o áudio, poderá alimentar plataformas de podcasts como Spotify, Deezer, SoundCloud, Amazon Podcasts, Google Podcasts, entre outros. Apenas nesta etapa, você já terá a distribuição do seu conhecimento (e nome) em cinco locais digitais distintos.
2. Crie micro vídeos
Faça o download do vídeo da live e corte as melhores partes, gerando vídeos curtos de 1, 2 ou 3 minutos, que são mais marcantes. Esses micro vídeos podem ser publicados em diferentes redes sociais como: YouTube Shorts, LinkedIn, Instagram (REELS), Meta (Facebook), TikTok e outras redes sociais que aceitam esse tipo de conteúdo. Assim, você amplia seu alcance e impacta diferentes públicos.
Por exemplo, a minha mentorada Letícia Rodrigues, Psicóloga, Especialista em inteligência emocional e LinkedIn Creator, conquistou muitas oportunidades por meio do LinkedIn após aumentar a presença digital em vídeos. Confira o depoimento dela a respeito da minha mentoria:
3. Publique um artigo
Se você fez uma live com outra pessoa, extraia o debate com seu entrevistado ou entrevistador e transforme-o em um artigo com as perguntas e respostas. Essa peça de conteúdo pode ser publicada no LinkedIn, no blog do seu site, Medium e outras plataformas relevantes para o seu segmento. Dessa forma, você aproveita o conhecimento compartilhado na live e o apresenta de forma mais detalhada e estruturada.
4. Crie banners com citações
Extraia as melhores frases suas e da outra pessoa (caso não seja uma live solo) e transforme-as em banners para alimentar suas mídias sociais. Esses banners podem ser compartilhados no LinkedIn, Twitter, Meta (Facebook), Instagram e Pinterest. Essa estratégia permite que você transmita mensagens impactantes e gere engajamento com seu público.
Além disso, se o assunto abordado na live for atemporal, você poderá republicar esse conteúdo novamente após um certo período de tempo. Isso permite que você maximize o alcance e reforce sua autoridade sobre o tema.
Agora você percebe a quantidade de pontos de contato que está perdendo ao “abandonar” um conteúdo longo que criou, como uma live? Imagine o potencial de impacto que você pode ter ao adotar essa abordagem estratégica para suas redes sociais. Ao adotar essas práticas de reaproveitamento de conteúdo, você economiza tempo e recursos, enquanto aumenta sua visibilidade, autoridade e fortalece sua marca pessoal.
Sou o Dalbosco, estrategista de marcas com clientes em 4 continentes (EUA, Brasil, África e Europa), palestrante internacional, referência nacional em criação e fortalecimento de marca pessoal para profissionais de diversos segmentos. Colunista na BAND TV e na Rádio CBN, concilio meus estudos científicos e pesquisas frequentes, tendo me formado como Mestre e atualmente no Doutorado com foco em Personal Branding, assim como certifiquei-me como Master em Programação Neuro-Linguística.
Recebi vários prêmios nos últimos anos, assim como tenho sido destaque em grandes mídias. Por meio do zelo e competência na entrega dos projetos de marca, tenho a satisfação de ser visto como profissional de confiança de muitos Conselheiros e CEOs no Brasil, além de ser capaz de projetar carreiras e influencers com os mais diversos objetivos profissionais e pessoais.
Tornei-me referência em conteúdo no LinkedIn Brasil e também influencer no Bolshoi Brasil, assim como colaborando com a Orientavida, ONG que fornece produtos para grandes marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Universal Studios, hotéis Fasano, Irmãos Campana, Netflix, entre outras marcas.
(Fonte da imagem de capa do artigo: Charles Trigueiro/Acervo CCEE)