

Quando falo em minhas palestras, cursos presenciais e online e mentorias que o LinkedIn é um oceano azul e que já existe um Padre também comunicando na rede, as pessoas ficam surpresas.
“Padre? O que ele faz no LinkedIn?”
E algumas vezes a pergunta acima vem acompanhada de outra:
“Mas Padre pode estar no LinkedIn?”
Quem disse que não?
Criou-se a imagem de que Padres só podem e devem ser vistos em seminários ou na missa de domingo. Quando conheci a história do Padre Anderson e toda sua trajetória baseada em muita dedicação, entregas, comprometimento, disciplina, humanização e formações, me enxerguei. Estudei em Colégio gerido por freiras da Divina Providência e minhas turmas sempre foram repletas de seminaristas, os quais sempre me dei super bem.
Depois que conversei e o conheci pessoalmente, como estrategista de marcas no Brasil e exterior, entendi que ele poderia estar comunicando com as pessoas também por meio do LinkedIn. Por quê? Explicarei a você ao longo desse artigo, mas antes precisa entender um pouco da trajetória do Padre Anderson.
Por que correr atrás do seu objetivo?
“Decida o que quer e não desista até chegar lá”. Essa frase do próprio Padre Anderson define muito bem sua jornada até aqui.
Com 12 anos de idade, ele deixou a cidade onde nasceu, Joinville (terra também da minha mentorada eleita LinkedIn Top Voice 2020, Andryely Pedroso), no norte do estado de Santa Catarina, para ingressar ao seminário da congregação dos Legionários de Cristo em Curitiba (PR). Alguns anos depois, foi morar em Córdoba, na Argentina, para cursar o Ensino Médio e assim que concluiu o curso, voltou ao Brasil para iniciar, aos 18 anos, o período de noviciado. Foram dois anos de formação e muita dedicação até ele emitir os votos religiosos.
Ele sabia o que queria. Seu objetivo era, e ainda é, auxiliar as pessoas e fazer com que o mundo enxergue e valorize cada vez mais o lado humano e a solidariedade. Por isso, em 2004, mudou-se para Salamanca, na Espanha (país no qual também tenho mentorados, como a Bárbara Jung, estilista e gestora da ZARA Man), para iniciar seus Estudos Humanísticos e Línguas Clássicas. Finalizada essa primeira etapa, entrou para a faculdade de Filosofia em Roma e atuou como formador e professor em seminários em Milão (Itália) e Medelín (Colômbia).
Inscreva-se no meu canal do Youtube
Entre 2012 e 2015, cursou teologia, novamente em Roma, e, no mesmo período, colaborou no Vaticano na Congregação para os Bispos, auxiliando no curso para novos bispos. Na época que ainda morava fora do Brasil, também trabalhou na pastoral vocacional e juvenil em dois estados italianos: Lombardia e Piemonte. Ou seja, seu contato com a formação dos jovens não é de hoje, por isso que quando retornou à terra natal, um dos seus primeiros trabalhos foi com a juventude.
Padre Anderson virou uma referência em comunicação com esse e outros públicos. Não apenas por toda sua formação e experiência fora, e os cinco idiomas que fala – Português, Espanhol, Italiano, Latim e Grego – mas porque ele tem uma habilidade de comunicação extremamente cativante. É quase que impossível não se deixar contagiar por toda sua energia e positividade.
Seja meu mentorado em marca pessoal clicando aqui
Foi todo esse seu perfil que me fez ver que os profissionais que estão no LinkedIn também precisavam ter contato com ele. Então começamos a criar e construir sua marca pessoal por essa rede. Muitos ensinamentos vindos da carreira internacional dele e com o contato social com as mais diversas comunidades no Brasil (de empresários a populações indígenas) precisam ganhar eco…e temos conseguido!
Por que o LinkedIn?
Quem me acompanha diariamente aqui na rede, sabe o quanto encorajo as pessoas a darem atenção às suas próprias marcas pessoais e a enxergarem o LinkedIn como uma estratégia dessa construção. Assim como cada um de nós possui a liberdade de mudar nossas opiniões e pensamentos durante nossas vidas, o objetivo de uma rede social também pode.
O LinkedIn, quando foi criado, tinha o objetivo de ser uma ferramenta para quem estava procurando emprego ou profissionais para trabalhar em suas empresas. Isso acontece ainda hoje, mas a rede não é mais utilizada apenas com esse intuito, principalmente após a aquisição da rede pela Microsoft em 2016 de forma a abrir a mesma para que os usuários pudessem publicar posts e artigos. Isso fez com que os perfis passassem a ter um recurso enorme de potencializar e posicionar sua marca pessoal para reflexos no ambiente corporativo.
Já encontramos diversos perfis de profissionais que diariamente compartilham e buscam conhecimentos, reflexões e debates sobre verdades absolutas que muitos possuem em mente. A rede social também passou a atrair usuários que não têm intenção de buscar um emprego novo ou procurar profissionais qualificados para suas equipes. Pessoas que escolheram estar presentes aqui para impactar de uma forma positiva a vida dos outros e foi justamente por isso que o Padre Anderson decidiu encarar essa missão.
No seu segmento, será que o LinkedIn é a rede social que você deve estar? Veja o relato da minha mentorada Letícia Rodrigues, psicóloga e especialista em inteligência emocional, sobre essa questão e o porquê procurar um mentor de marca pessoal é importante.
Essa não foi a primeira mídia social que ele passou a estar presente. O Padre Anderson já tem uma longa jornada no meio digital e no meio da comunicação. Tem conta no Instagram, no Facebook, canal no YouTube, toda sexta-feira participa do programa “Deus em sua casa” na Rádio Leste FM de Joinville (SC) e é apresentador na TV Evangelizar. Aqui, mais algumas sinergias fazendo-me lembrar das centenas de programas de rádio e televisão que já apresentei em minha trajetória.
Programa apresentado pelo Padre Anderson na TV Evangelizar – Fonte da imagem: TV Evangelizar
Ou seja, ele já vinha utilizando as mídias para passar sua mensagem, construir sua marca pessoal e divulgar seu trabalho. Como Padre, ele tem uma função social fundamental e no momento que estamos vivendo desde o início de 2020, acabou percebendo que poderia levar sua mensagem de força e esperança também no LinkedIn.
Siga o Padre Anderson no LinkedIn
Mensagens que o Padre Recebe no LinkedIn
E de fato ele tem transmitido e gerado isso aqui no LinkedIn por meio de seus conteúdos. Semanalmente, recebe mensagens e feedbacks dos seus seguidores e conexões como essa abaixo:
“Olá Pe Anderson! Fiquei muito feliz ao ler seu post, na realidade acho que é o primeiro e único Pe que já vi na rede! Sei que vocês, os Pe, podem contribuir muito aqui também, afinal estudam muito e conhecem o que é vital para o crescimento pessoal e também profissional, Deus, nossa Trindade santa 🙏🏽 Sou católica desde que me conheço por gente, procuro praticar e sei que precisamos de palavras que edificam, inclusive aqui no IN. Paz e bem, bom domingo”.
As pessoas aprendem com ele e vice-versa. O Padre Anderson, assim como outros profissionais de diversas áreas que mentoro, também evolui a cada conteúdo publicado. O debate gerado nos comentários e por inbox também os fazem refletir e a pensar em outros pontos de vista.
Quando combinei com o Padre Anderson em contarmos sua história para demonstrar aos profissionais do LinkedIn que a rede é muito mais que uma ferramenta de busca de emprego, ele me enviou o vídeo abaixo para compartilhar aqui:
Não é apenas de missa que vive um Padre
Quem teve ou tem a oportunidade de conviver com o Padre Anderson sabe que não irá encontrá-lo apenas na Diocese de Joinville (SC). Além de atuar como pároco, ele também é secretário da ONG Esperança Brasil, um projeto que surgiu em 2016 com o objetivo de ajudar de várias maneiras as comunidades que possuem maior carência de recursos financeiros.
Ciclone Bomba destruiu milhares de casas como essa no bairro Ratones em Florianópolis (SC) – Fonte da imagem: Matheus Nunes/ NSC TV
Em junho de 2020, após o Ciclone Bomba que atingiu a região Sul do País, o Padre Anderson foi convidado a participar de uma missão da ONG Esperança Brasil: o de auxiliar na construção de casas para pessoas em estado emergencial.
Padre Anderson em uma das obras que construção em 2021 – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Padre Anderson
Desde então, os voluntários do projeto e o Padre Anderson, que literalmente põe a mão na massa, já trouxeram mais alegria, fé e esperança a 16 famílias, as quais passaram a ter um novo motivo para continuarem suas jornadas.
Depois de muito esforço e dedicação, Padre Anderson pede por mais energias positivas e benção no novo lar – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Padre Anderson
Esse não foi o primeiro e também não será o último projeto no qual ele fez ou fará parte. Ao longo de sua jornada, sempre esteve muito envolvido em trabalhos sociais, humanitários e voluntariado de diversos tipos. Outro trabalho muito bacana foi o que ele fez no Rio de Janeiro (RJ) assim que retornou ao Brasil em 2017.
Foi nomeado capelão e membro da equipe diretiva do Colégio Internacional Everest na capital carioca, mostrando que:
“Nós plantamos nos nossos jovens o futuro da nossa sociedade.”
Se queremos ter pessoas que prezem mais pela qualidade de vida e pelo lado humano no futuro, temos que dar o exemplo agora.
Siga-me no LinkedIn
Saúde da mente, corpo e alma também no LinkedIn
Falando em qualidade de vida, o Padre Anderson também é um grande exemplo e incentivador de práticas que melhorem nossa saúde física e mental. Há 5 anos, quando ainda morava na Itália, ele começou a andar de bicicleta e acabou virando um hábito que trouxe para o Brasil.
Quem o acompanha pelo Instagram também verá diversos passeios e desafios ciclísticos que ele se desafia – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Padre Anderson
Para poder motivar e encorajar os outros, ele precisa estar com a saúde em dia, tanto a física quanto a mental, pois uma influencia na outra. O momento que vivemos tem prejudicado bastante ambas as saúdes, principalmente a saúde mental.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o isolamento social aumentou os casos de crise de pânico, ansiedade, tristeza, entorpecimento, insônia e irritabilidade.
A taxa da população brasileira que sofre de ansiedade chega a ser 2,5 vezes mais que a média mundial – Fonte da imagem: G1
O mundo em boa parte está sofrendo, seja por saúde, por questões psicológicas e/ou econômicas. Ter alguém como o Padre Anderson oferecendo suporte e uma outra visão dos fatos faz com que nós nos tornemos pessoas e profissionais melhores.
Lembro que depois da minha estada no Mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo, em Campo do Tenente (PR), tive mais clareza de determinadas visões que tinha. Antes de chegar lá, sabia que teria uma rica experiência, mas não imaginava o quanto isso ia agregar no meu dia a dia.
Entrada do Mosteiro Trapista onde fiquei por um final de semana – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Dalbosco
Uma das coisas que ficou ainda mais clara para mim foi: você não precisa ser vidente para evoluir e ter sucesso.
Se você for hoje ao mosteiro e fizer alguma pergunta a um dos monges, provavelmente receberá uma resposta completa e esclarecedora. Ficará tão admirado com a fala deles e com a exatidão das palavras que poderá até pensar que ele tem uma bola de cristal, previu sua pergunta e planejou cada palavra da resposta.
Não. Eles não são videntes. Eles estudam muito. Erram também. Mas buscam voltar novamente aos estudos para analisar onde erraram. Portanto, permita-se, tente, erre e volte a tentar. O aprendizado é muito maior na prática.
Na construção de uma marca pessoal, essa prática dos monges trapistas é fundamental. Nós estudamos muito e buscamos novos conhecimentos e formas de levar isso ao público. Acontece que não adianta apenas termos a iniciativa de procurar algo novo, precisamos colocar em prática. Eu sempre digo aos meus mentorados:
Se quiser ler o artigo no qual contei sobre essa minha experiência, clique aqui.
O boom dos líderes religiosos na internet
Por mais que a internet tenha surgido na década de 90, fazendo com que as conexões entre as pessoas ficassem mais fáceis, demorou para termos a presença do primeiro padre nesse universo. Não faz nem 10 anos que a primeira conta de um líder religioso foi criada em uma rede social. Quem deu início a essa entrada no meio digital foi o Papa Bento XVI, em 2012, ao criar uma conta no Twitter. Com certeza esse passo foi um grande desafio a ser superado por dois principais motivos:
- Era um mundo totalmente novo. Nunca ninguém havia utilizado a rede para gerar maior aproximação com seus fiéis;
- Conseguir resumir suas mensagens motivacionais em apenas 140 caracteres para quem estava acostumado a fazer missas de horas deve ter sido bem desafiador (rsrs).
Hoje, a mesma conta de Bento XVI é utilizada pelo Papa Francisco, ambos o Padre Anderson teve a oportunidade de conhecer e conversar quando esteve no Vaticano.
À esquerda, Padre Anderson com o Papa Bento XVI. À direita, Padre Anderson com o Papa Francisco – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Padre Anderson
Se o Papa Bento XVI foi o primeiro a criar uma conta no Twitter, o Papa Francisco foi o pioneiro Santo Padre a estar presente no Instagram. Por meio de fotos, vídeos e textos, ele compartilha, desde 2016, seus ensinamentos e vivências com quase 8 milhões de seguidores.
A partir do momento que a primeira conta foi criada, outros líderes religiosos também sentiram-se motivados a estarem presentes no meio digital. Abaixo, alguns que são referências para o Padre Anderson e que provavelmente você já deve ter ouvido falar:
Padre Fabio de Melo
Com quase 26 milhões de seguidores no Instagram, o Padre Fabio de Melo é um dos líderes religiosos mais antenados ao universo digital. O sucesso dele começou em uma outra rede social, o Snapchat, onde trazia mensagens e lições de vida utilizando os filtros da rede.
Perfil do Padre Fábio de Melo – Fonte da imagem: Instagram
Padre Alessandro Campos
Também conhecido como o Padre Sertanejo do Brasil. Ele pertence à Diocese de Mogi, mas tem realizado celebrações em diversos locais e igrejas pelo País fazendo o maior sucesso com sua música.
Padre Alessandro Campos apresenta o programa Viva a Vida no canal Rede Vida – Fonte da imagem: Rede Vida
Sim, além de Padre, Alessandro Campos também é cantor e possui um programa de música sertaneja e assuntos religiosos no canal Rede Vida toda terça-feira à noite.
Padre Chrystian Shankar
Com 1 milhão de seguidores no Instagram e 1,53 milhões de inscritos no YouTube, o Padre Chrystian Shankar é muito conhecido pelo Brasil em função dos temas que traz para reflexão. Família, motivação, sucesso, casamento e educação de crianças são seus assuntos principais, os quais fala com muito bom humor.
Padre Chrystian Shankar possui mais de 70 milhões de visualizações no canal do YouTube – Fonte da imagem: FM Dom Bosco
Padre Marcelo Rossi
Outro líder religioso que conquistou por meio da música milhares de seguidores muito antes de entrar para o meio digital e continuou com sua reputação, apesar dos episódios relacionados à sua saúde.
Em 1998, Padre Marcelo Rossi lançou um CD que chegou a vender cerca de 4 milhões de cópias. O sucesso, destaque e reconhecimento foram tão grandes que nos quatro anos seguintes lançou mais quatro novos CDs que, ao todo, registraram 6,5 milhões de vendas.
Padre Marcelo Rossi teve seu trabalho de evangelização reconhecido pelo Vaticano em 2010 – Fonte da imagem: Uol
O modo simples como sua marca pessoal cativa a população fez com que os seguidores na vida real o acompanhassem ainda mais de perto nas redes.
Padre Reginaldo Manzotti
Conseguimos até formar uma lista com a quantidade de formas que podemos falar do Padre Reginaldo Manzotti:
- Sacerdote
- Escritor
- Músico
- Compositor
- Cantor
- Apresentador de TV e rádio
Até agora, ele já lançou 12 Cds, 4 DVDs e 10 livros. Com uma linguagem simples e clara, ele interage e compartilha seus ensinamentos e rotina em suas redes sociais.
Bastidores das gravações na Rádio Evangelizar – Fonte da imagem: Loucos por rádio
Para ter ideia, em 2015, foi escolhido como o sacerdote mais acessado e seguido nas redes sociais do mundo pelo portal espanhol Aleteia.
Siga-me no Instagram
Por que eles possuem uma marca pessoal forte nas redes sociais?
Existem alguns fatores que influenciam no sucesso que o Padre Anderson e os outros líderes religiosos mencionados acima têm nas redes sociais, seja ela o LinkedIn ou não. Mas um dos principais é que eles sabem quais são seus valores, o propósito que têm e como transformar isso em benefício das pessoas. E como fazer isso de um modo mais amplo hoje em dia: redes sociais! Não há fronteiras para as mensagens deles.
Como mentor e estrategista de marcas pessoais, trago e oriento meus mentorados a utilizarem estratégias específicas que podem auxiliar no alcance de resultados positivos desse objetivo.
“Dalbosco, mas então não vou começar a fortalecer minha marca pessoal nunca porque ainda não defini o que eu quero”. Saiba que existem muitos profissionais nesta mesma situação e não há problema algum, não há o porquê se envergonhar disso. Já auxiliei e continuo auxiliando profissionais também nesta etapa, que é tão importante quanto às seguintes do processo. Se você estiver com esse desafio na sua carreira, fale comigo por inbox, ficarei grato em poder lhe ajudar.
Para fechar esse meu artigo, quero trazer aqui uma frase do Padre Anderson que gosto muito e que aconselho você pensar toda vez que tiver algum obstáculo ou objetivo a sua frente: Não espere por amanhã…comece hoje!
Se você apoia essa atitude dele, comenta logo aqui abaixo.
Você conhece alguém de alguma área atípica aqui no LinkedIn? Caso sim, marque a pessoa como forma de reconhecimento e estímulo a continuar em uma jornada de compartilhamento de conhecimento.
Se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, gravei um curso ideal para você com o passo a passo que ainda está com valor especial de lançamento. Clique aqui para saber mais.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nessa rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Como palestrante, atuo frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, Congressos Nacionais, assim como em empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre três temáticas:
• Palestra: Como transformar colaboradores em influenciadores digitais para a marca corporativa.
• Palestra: Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso.
• Palestra: Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.
Um abraço do Dalbosco!