

As famosas hashtags (#) não servem apenas para deixar a publicação mais descolada. Elas têm função real, que é classificar os conteúdos nas redes sociais. Alguns gatilhos também podem ajudar muito no alcance das suas publicações. Neste artigo, com conteúdo extraído do meu livro Personal Branding para profissionais da saúde, escrito com a Andryely Pedroso, LinkedIn Top Voice, compartilharemos como você pode usar as hashtags e os gatilhos de interação para fortalecer a sua marca pessoal, especialmente na área da saúde.
Em inglês, hash significa cerquilha, que nós conhecemos como jogo da velha (#) e tag significa etiqueta. Então, fazendo uma analogia: quando você pensar em hashtags, pense que é uma forma de o algoritmo das redes etiquetar os conteúdos em pastas. Assim, todos os que forem etiquetados com #saúde, por exemplo, aparecerão em uma mesma página naquela rede social.
Trata-se de uma forma de organizar o conteúdo e fazer com que ele seja encontrado mais facilmente por pessoas interessadas naquele assunto, além de poder alimentar o algoritmo com relação às suas preferências. Quando a pessoa clica em uma hashtag, ela é direcionada para uma página na qual estão as postagens que usaram aquele termo. Já para quem escreve os conteúdos, essa é uma oportunidade de dar maior visibilidade às postagens e alcançar um público ainda mais amplo.
Não significa que sua postagem será a primeira a aparecer na página destinada àquelas hashtags que você está usando, até porque isso depende de vários fatores como a data da publicação, o engajamento do post, a popularidade da sua página, entre outros. De qualquer forma, é um bom recurso e vale apostar nele, desde que usado corretamente.
Além disso, as hashtags são também uma maneira interessante de você pesquisar o que outras pessoas estão publicando com os termos relacionados à sua área de atuação. Isso pode servir de inspiração para suas próprias postagens, principalmente aos que alegam falta de ideias para não postar.
Se você tem dúvidas sobre quais tags usar, existem ferramentas que ajudam a encontrar as melhores opções. A primeira delas é o autocompletar da própria rede social. No Instagram, por exemplo, você pode clicar na barra de busca e depois em tags. Lá você escreve o termo que quer utilizar e aparecerão as mais usadas. No LinkedIn, digite a # e o termo que deseja. Também vão aparecer o número de seguidores da hashtag e as publicações.
Clique aqui para ler “3 pilares de uma marca pessoal de sucesso na área da saúde” no meu site
Outra opção é fazer buscas em ferramentas e aplicativos especializados em procurar as melhores hashtags, como:
- Leetags;
- Hashtagify;
- All Hashtags;
- TopHashtags.
Agora, atenção para a forma como você vai usar essas tags:
- Use apenas aquelas que façam sentido para o seu negócio e tenham relação com sua postagem;
- Procure não utilizar tags muito específicas, pois elas podem não ter um número de seguidores tão alto e, consequentemente, seu conteúdo não alcançará tantas pessoas;
- Sinais de pontuação e caracteres especiais não funcionam, como: , ou _ , % , + entre outros;
- Cuidado para não usar hashtags que remetam apenas aos profissionais da sua área, a não ser que você queira chamar a atenção deles para eventuais parcerias ou possui alguma mentoria focada em colegas de profissão. Usar as hashtags #médico, #medicina e #hospital, por exemplo, dificilmente alcançará clientes finais, mas sim concorrentes ou representantes que vendam para essa classe. Afinal, qual cliente seguiria a palavra #hospital?
- Usar ou não acentuação gera tags diferentes. Se em uma postagem você usar #saúde (com acento) e em outra #saude (sem acento), essas postagens não serão organizadas na mesma página, e sim tratadas como tags diferentes;
- Algumas tags são proibidas pelo algoritmo e podem prejudicar o alcance das suas publicações. No Instagram, por exemplo, é melhor evitar a hashtag #sextou.
Use gatilhos de interação
Essa é uma dica bastante simples, porém muito efetiva. Ao final de cada publicação, estimule as pessoas a interagirem com você por meio de um Call to action (CTA), que significa chamar o seu leitor a alguma ação. Estimule o debate para ajudar a criar conexão e relacionamento com as pessoas, fazendo com que elas deem maior atenção ao seu conteúdo. Você pode usar frases como:
– E você, o que pensa sobre isso?
– Você concorda?
– Tem alguma dúvida? Me conte nos comentários.
Esses gatilhos ajudam a construir uma relação de confiança e intimidade com o público por meio do debate, além de poderem impactar o algoritmo por meio do volume de comentários. Os algoritmos são um conjunto de dados e regras que cada rede social utiliza e altera constantemente para detectar conteúdos mais relevantes e que, por essa razão, podem alcançar mais pessoas nas redes.
Confira o depoimento da minha mentorada Letícia Rodrigues, Psicóloga, Especialista em inteligência emocional e LinkedIn Creator, a respeito do seu desenvolvimento pessoal e profissional após realizar a mentoria em marca pessoal e se tornar produtora de conteúdo na área da saúde:
Por isso, é fundamental planejar um tempo diário na sua agenda para responder aos comentários e interagir, já que os seus seguidores tendem a valorizar os profissionais que também os valorizam. Nesse sentido, o gatilho mental da reciprocidade pode fortalecer o seu posicionamento de marca sem nenhum custo, agindo com empatia e atenção com as pessoas que consomem o seu conteúdo.
Para saber como aplicar essas e outras estratégias, para ganhar autoridade na área da saúde, garanta o seu exemplo do meu livro em fase de pré-lançamento:
Leia mais artigos relacionados ao tema para que você possa fortalecer hoje mesmo o seu personal branding:
- Quais as melhores estratégias para criar sua marca pessoal
- O que uma LinkedIn Top Voice pode ensinar sobre marca pessoal
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Confira o depoimento de Rogerio Garrubbo, Fundador e CEO na Concept Blindagens, após realizar o processo de mentoria em marca pessoal, para posicionar o seu personal branding e ganhar autoridade digital:
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Contrate a minha palestra “Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn”
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nesta rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias, rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), na coluna sobre Carreiras e Marca Pessoal, além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Palestrando em eventos, empresas e convenções no Brasil sobre como projetar a marca pessoal na área da saúde – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Ricardo Dalbosco
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.