

Com o surgimento de diversas plataformas digitais e o aprimoramento das redes sociais com diferentes formatos de conteúdos, um modelo de negócios chamado creator economy, ou “economia do criador” (de conteúdo) em língua portuguesa, vem crescendo exponencialmente no mercado nacional e internacional.
Este modelo de negócio vem decolando de forma tão veloz que torna-se desafiador trazer dados que representam o atual estágio da creator economy no mundo, afinal, vivemos em uma era na qual todos os consumidores de conteúdo digital são potenciais influenciadores digitais.
Segundo relatório recente da Hootsuite, nossa população mundial está próxima a atingir o número de oito bilhões de pessoas. Mais de 4,6 bilhões (58,4% da população) utilizam ativamente as mídias sociais, seja para consumir conteúdos ou produzir. Neste sentido, é muito válido pensar que as possibilidades de monetizar o seu conteúdo ultrapassam fronteiras, pois conteúdos compartilhados nas redes sociais podem ser acessados de qualquer localização do mundo que tenha acesso desbloqueado à determinada plataforma online.
Relatório sobre o comportamento dos usuários nas redes sociais – Fonte da imagem: Hootsuite 2022
Segundo dados da mesma pesquisa da Hootsuite, os usuários globais de mídias sociais cresceram mais de 10% entre 2021 e 2022, com 424 milhões de novos usuários em 2021. Este relatório evidencia que a tendência de crescimento da creator economy pode ser maior do que muitos poderiam imaginar há poucos anos.
Quando algum profissional me diz que seu público não está na internet, me pergunto qual é o tipo de público que ele deseja se comunicar, pois considerando que quase 60% da população utiliza as mídias sociais ativamente, parece ser um grande equívoco investir apenas no marketing tradicional, sem considerar que o marketing digital pode ser um acelerador para geração de leads e vendas, assim como no fortalecimento do branding para ser visto como autoridade moral na sua especialidade.
A creator economy vem crescendo exponencialmente, acelerada principalmente pelos eventos da pandemia de covid-19. Este mercado saiu do do faturamento estimado de 600 mil dólares em 2012 para 143,8 milhões de dólares em 2020. Veja no gráfico abaixo da CBinsights o quanto este mercado cresceu entre 2019 e 2020:
Crescimento da creator economy entre 2012 e 2020 – Fonte da imagem: CBinsights
Desde os conteúdos mais amadores aos mais profissionais, são diversas as pessoas que movimentam a creator economy, inclusive profissionais bem estabelecidos no mercado de trabalho. Inclusive, algumas instituições de ensino já estão incluindo cursos de pós-graduação voltados ao marketing de influência em suas grades curriculares.
Principais redes sociais utilizadas por criadores de conteúdo amadores e profissionais – Fonte da imagem: Signal Fire
Segundo a Signal Fire, já existem mais de 50 milhões de criadores de conteúdo no mundo. Quando o assunto é criação de conteúdo, o Instagram e Youtube são duas das redes principais sociais que lideram a creator economy atualmente, contudo, o LinkedIn já vem desenvolvendo planos de ação para incentivar que os usuários movimentam os conteúdos compartilhados na rede, com iniciativas como o LinkedIn Top Voices e o Programa LinkedIn for Creators no Brasil.
Contrate aqui a minha palestra “Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso”
Um exemplo de profissional que utilizou o LinkedIn como rede primária para conquistar autoridade digital é a Andryely Pedroso (Andry), minha mentorada em marca pessoal, Nutricionista e Mentora de Nutricionistas, que foi a primeira nutricionista a receber o prêmio LinkedIn Top Voices em 2020. Em 2021, a Andry foi convidada a participar do programa global LinkedIn for Creators no Brasil, e hoje inspira a muitos profissionais da saúde que desejam ter um posicionamento de marca pessoal nas redes sociais.
Veja o depoimento da Andryely no vídeo que gravamos para o meu canal no Youtube:
Falando em Youtube, muitos profissionais têm este canal como fonte principal de renda, faturando até 54 milhões de dólares ao mês com a rede social. A BBC divulgou no início do ano, uma lista dos 10 youtubers mais bem pagos em 2021. Quem lidera o Ranking é o americano Jimmy Donaldson, criador do canal MrBeast que já conta com mais de 103 milhões de inscritos no Youtube.
O canal MrBeast já ultrapassa os 100 milhões de inscritos no Youtube – Fonte da imagem: Canal MrBeast
Outro exemplo de profissional que vem se destacando muito no LinkedIn é o meu mentorado em marca pessoal, Mauro Periquito, LinkedIn Creator e Executivo de TI, especialista em Transformação Digital. Veja o depoimento dele a respeito da produção de conteúdo no LinkedIn.
A economia dos criadores de conteúdo (creator economy) chama a atenção de diversas marcas que buscam aumentar o relacionamento com o cliente. Afinal, o marketing digital tem o objetivo principal de atrair a atenção, confiança e fidelidade da audiência.
Neste sentido, os youtubers e outros criadores de conteúdos de diversas plataformas digitais, conseguem trabalhar com as marcas para tornar a publicidade mais “humanizada” e gerar desejo de compra no público-alvo.
Apesar de ser muito vantajoso para grandes marcas investir em influenciadores digitais, os próprios criadores de conteúdo têm diversos benefícios. Listei abaixo apenas algumas das principais vantagens da creator economy para a marca pessoal do criador de conteúdo digital:
10 benefícios da creator economy para a sua marca pessoal
- Valorização financeira dos produtos e/ou serviços prestados;
- Liberdade geográfica;
- Liberdade de tempo;
- Liberdade financeira;
- Maior reconhecimento e aumento das oportunidades no mercado de trabalho;
- Aumento do networking com grandes players do mercado;
- Construção de comunidade digital (com possibilidade para trazê-la para o ambiente físico para geração de tickets maiores);
- Aumento do número de parcerias estratégicas;
- Convites para palestras, lives e entrevistas;
- Possibilidade de diversificar a renda por meio de contratos com marcas empresariais.
Fortaleça a sua marca pessoal para conquistar grandes oportunidades no mercado
A creator economy está chamando a atenção de muitos empresários que veem o potencial deste mercado e passaram a investir, não apenas nos próprios criadores de conteúdo, mas também em plataformas que buscam otimizar cada etapa da produção de conteúdo até a monetização de seus conteúdos.
Mapeamento das plataformas voltadas a creator economy – Fonte da imagem: CBinsights
Em busca do sucesso profissional, muitas pessoas começaram a repensar suas carreiras após a pandemia, em busca de um estilo de vida com mais liberdade de tempo, geográfica e financeira. As redes sociais possibilitam trabalhos remotos e muito bem remunerados, porém, este sonho ainda fica no “papel” de pessoas que sonham em conquistar essas três liberdades mas têm receio de arriscar o emprego atual.
Sobre esta temática, a Juliana Fernandez, co-criadora do canal SOULJU no Youtube, compartilha dicas para profissionais que buscam conquistar essas três liberdades na carreira. Em um dos seus vídeos mais recentes, ela conta quais são os três segredos para empreender com mais liberdade e ter sucesso. Confira o conteúdo completo:
Talvez, você já esteja convencido de que a sua marca pessoal pode se beneficiar e muito da creator economy, mas ainda não faz ideia de como iniciar esta jornada ou mesmo não acredita ser capaz de destacar-se em um mercado que cresce tão rapidamente a cada dia. Se você ainda duvida da sua capacidade de ser Top of Mind no seu segmento, talvez seja a hora certa de romper as barreiras que a sua própria mente impõe quando os seus projetos parecem “arriscados”.
Você pode estar deixando muito dinheiro em cima da mesa por não saber como posicionar a sua marca pessoal. Já imaginou quantas portas podem ser abertas por meio de uma marca pessoal forte que sabe aproveitar a tendência da creator economy? Quando você não se posiciona, abre espaço para que outras pessoas lhe posicionem.
“Mas Dalbosco, eu não tenho seguidores nas redes sociais, como irei influenciar pessoas”?
Engana-se quem pensa que é preciso ter muitos seguidores nas redes sociais para criar autoridade e gerar renda. Se você acredita que não irá conseguir vender seu produtos e/ou serviços nas redes sociais por não ter muitos seguidores, confira o episódio do meu podcast no Spotify (Dalbosco Cast), no qual conversei com a Dani Almeida, jornalista e especialista em Influência Digital, sobre o que realmente importa para que um criador de conteúdo digital consiga beneficiar sua marca pessoal:
Neste episódio do meu podcast, você irá conferir os seguintes tópicos:
07:50 – Por que cada vez mais somos uma mídia?
13:03 – Qual a importância de estar presente nas redes sociais
16:10 – Quais os truques para estar em várias redes ao mesmo tempo?
18:36 – Sua venda acontece nos Stories
22:19 – Por que você não pode ficar refém de apenas de Instagram e Facebook?
Agora que você já desapegou da ideia de que é necessário já ter uma grande audiência para então criar conteúdo, quero compartilhar algumas dicas práticas e algumas para o seu arranque em busca de beneficiar a sua marca pessoal na creator economy:
1) Comece publicando conteúdo de terceiros que lhe interessam (com a devida menção), como frases, reflexões, opiniões, cases, notícias, entre outros;
2) Compartilhe suas experiências, tanto pessoais quanto profissionais. Fale sobre suas conquistas, vitórias e progressos.
3) Publique dicas de filmes, livros, vídeos, entre outros. As pessoas costumam gostar de sugestões. Quando você cria uma marca pessoal forte, as suas indicações ganham ainda mais relevância do público.
Com o passar do tempo, a sua segurança em produzir e compartilhar conteúdo tende a aumentar e então é hora de buscar por um planejamento mais estratégico da sua trilha de conteúdo. Acredito que o perfil de um criador de conteúdo de sucesso envolve as seguintes habilidades:
- Estratégia (sem estratégia, você não tem processos a seguir);
- Diferenciação (tenha um diferencial competitivo dos seus concorrentes);
- Influência (crie autoridade para a sua marca pessoal);
- Criatividade (seja inovador no seu conteúdo);
- Consistência (de nada adianta iniciar e desistir logo no início. A consistência é uma das grandes habilidades de criadores de conteúdo que se destacam na creator economy).
Conquiste autoridade para beneficiar a sua marca pessoal na creator economy
Se você reconhece que a creator economy pode ser um mar de oportunidades para conquistar a liberdade em sua carreira, não adianta ficar esperando que o sucesso irá bater à sua porta, trazendo milhares de seguidores, convites e oportunidades. Hoje, provavelmente existem outros profissionais da sua área, com menos conhecimento, capacitação e experiência que você, tomando um espaço que poderia ser seu no mercado de criadores de conteúdo.
Aprenda como decolar sua carreira controlando a ansiedade e seu tempo, clicando aqui
Se ainda não estão chegando oportunidades para a sua marca pessoal por meio das redes sociais, talvez, você esteja cometendo sérios erros no seu posicionamento de marca ou está deixando de se posicionar por medo das críticas que pode receber.
No artigo “Como perder o medo da exposição nas redes sociais”, no meu site, o maior em conteúdos sobre personal branding do Brasil, compartilhei várias dicas para lhe ajudar nesta jornada. Clique aqui para ler o artigo. Antes de focar no medo da exposição, avalie todos os benefícios que a creator economy pode proporcionar em sua carreira.
A visibilidade na mídia e o fortalecimento da sua marca pessoal podem agregar muito valor ao seu negócio, inclusive se você representa um CNPJ além do seu CPF. Confira o depoimento do meu mentorado Marcos Leandro Pereira, Conselheiro, Advogado Societário e Mentor, após vivenciar na prática o investimento em seu branding pessoal.
Lembre-se que ser uma referência é uma decisão que envolve três principais pilares: atitude, estratégia e consistência. O que alguém com um ótimo posicionamento de marca pessoal consegue de oportunidades e que você não está aproveitando? Esta é uma reflexão necessária para profissionais que sabem que é preciso ter atitude para iniciar essa jornada de sucesso.
Se você ainda não sabe identificar quais são os erros na sua marca pessoal e não sabe o que fazer para iniciar a sua jornada de sucesso, entre em contato comigo clicando aqui.
Se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, gravei um curso ideal para você com o passo a passo que ainda está com valor especial de lançamento. Clique aqui para saber mais.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nesta rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias, rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), na coluna sobre Carreiras e Marca Pessoal, além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.