

Quer uma notícia assustadora? Inovar é fácil. E o seu concorrente já deve saber disso.
Esses dias eu estava folheando uma revista e me deparei com os “3 passos para inovar”. Me perguntei quantas pessoas além de mim tiveram acesso a essa mesma matéria. E pior, quantas delas colocaram em prática.
O que conclui com cada um desses 3 passos para inovar?
O primeiro era: diagnóstico. Simples. Diagnóstico de mercado, de finanças, de capital. Um empreendedor sem um perfil analítico e a capacidade de compreender o mercado, é um empreendedor pela metade.
O segundo era: “identificar” os gaps existentes. Ou seja, as falhas. Inovações são válidas quando elas resolvem um problema. Dentro do seu próprio negócio existem problemas, e eles impedem que você saia do lugar. Se você não consegue identificar isso dentro da sua empresa, jamais irá saber os seus prejuízos estão sendo gerados por pessoas, sistemas ou máquinas.
O terceiro e último era: “imagine o seu negócio daqui 5 anos”. Futuro, olhe para frente! O que a sua empresa não tem hoje e que precisará para continuar de pé daqui 5 anos?
Fui respondendo as perguntas mentalmente enquanto lia a revista e no fim, percebi o quanto é fácil inovar. E se é fácil para mim, é fácil para o meu concorrente. A questão é saber quem irá fazer primeiro.
Qual é a sua desculpa para não inovar?
Para acompanhar mais conteúdos diários, siga-me no LinkedIn.