

“Dalbosco, será que eu devo enviar o meu currículo para recrutadores nas redes sociais?”. Esta é uma pergunta que recebo com frequência nas palestras, treinamentos e mentorias que ministro. Foi pensando nisso que escrevi este artigo para esclarecer se o disparo de currículo online é uma oportunidade ou uma cilada para sua carreira.
Siga-me no LinkedIn para receber conteúdos diários sobre personal branding
É incrível como muitos profissionais simplesmente empurram o currículo inbox nas redes sociais, e-mail ou Whatsapp, achando que isso funciona. No entanto, grande parte nem se dá ao trabalho de tratar o destinatário pelo nome, acreditando que essa abordagem é eficaz. São perfis que costumavam fazer isso antigamente, batendo às portas de empresas com uma “pastinha”, mas que agora pensam que a abordagem online é igual.
Meu mentorado Gerson Vargas, ex-Diretor Nacional de Operações na Sky do Brasil, mentor e especialista em supply chain, conta neste vídeo, de que forma a produção estratégica de conteúdo nas redes sociais auxiliou no seu crescimento profissional no LinkedIn:
Antes, em muitos casos, havia pelo menos uma secretária para receber o currículo na recepção, e você acreditava ter feito um ótimo trabalho porque alguém recebeu suas folhas. Agora, você tem a chance de chegar diretamente ao tomador de decisões nas redes sociais, mas acredita que enviar apenas um currículo para o gestor do negócio resolverá, entre as várias atividades que essa pessoa tem no dia? Provavelmente , não!
“Dalbosco, envio ou não o meu currículo online?”
A sua atitude, ao buscar por oportunidades na carreira, deve ser criar valor, chamar a atenção e contribuir com a empresa ou o profissional “alvo” de alguma forma. Assim como indico aos profissionais de vendas em meus treinamentos e palestras, é necessário apresentar valor antes de apresentar um orçamento.
O mesmo se aplica aqui: procure formas de gerar valor antes de enviar um currículo. Você pode criar conteúdo online relevante sobre sua especialidade para chamar a atenção do seu segmento, assim como dos profissionais de Recursos Humanos e headhunters.
Você pode oferecer palestras e treinamentos para empresas e eventos com os quais deseja se envolver. Também pode aumentar a percepção da sua marca pessoal no mercado, tornando-se significativo para ele. No entanto, para isso, é necessário buscar formas e pessoas que possam ajudar nessa projeção, sem se limitar a distribuir um arquivo PDF com sua trajetória profissional.
Hoje em dia, a abordagem tradicional de enviar currículos em massa não é mais suficiente para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. É necessário adotar uma abordagem mais estratégica e diferenciada. Ao invés de apenas enviar currículos, concentre-se em construir relacionamentos, criar conexões e oferecer valor aos potenciais empregadores.
A era digital oferece inúmeras oportunidades para você se destacar e atrair a atenção dos profissionais que podem lhe oferecer uma oportunidade corporativa. Aproveite o alcance das redes sociais para compartilhar seu conhecimento e experiências, participe de fóruns e grupos relevantes da sua área de atuação e demonstre ser um profissional proativo, interessado e capaz de contribuir de forma significativa com a companhia de interesse.
Aumente seu networking
Procure eventos e conferências da sua área, participe de grupos profissionais e faça contatos com pessoas influentes no seu setor. Conectar-se com profissionais que possam abrir portas para oportunidades de emprego é uma estratégia eficaz para impulsionar sua marca pessoal e aumentar os convites mais “apetitosos”.
Se você quer aumentar as suas oportunidades na carreira, convites e negócios, lembre-se sempre: agregue valor antes de apresentar um orçamento. Você já recebeu currículos inbox de profissionais que nem lhe conheciam? Conte com a sua contribuição nos comentários.
Sou o Dalbosco, estrategista de marcas com clientes em 4 continentes (EUA, Brasil, África e Europa), palestrante internacional, referência nacional em criação e fortalecimento de marca pessoal para profissionais de diversos segmentos. Colunista na BAND TV e na Rádio CBN, concilio meus estudos científicos e pesquisas frequentes, tendo me formado como Mestre e atualmente no Doutorado com foco em Personal Branding, assim como certifiquei-me como Master em Programação Neuro-Linguística.
Recebi vários prêmios nos últimos anos, assim como tenho sido destaque em grandes mídias. Por meio do zelo e competência na entrega dos projetos de marca, tenho a satisfação de ser visto como profissional de confiança de muitos Conselheiros e CEOs no Brasil, além de ser capaz de projetar carreiras e influencers com os mais diversos objetivos profissionais e pessoais.
Tornei-me referência em conteúdo no LinkedIn Brasil e também influencer no Bolshoi Brasil, assim como colaborando com a Orientavida, ONG que fornece produtos para grandes marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Universal Studios, hotéis Fasano, Irmãos Campana, Netflix, entre outras marcas.
(Fonte da imagem de capa do artigo: Charles Trigueiro/Acervo CCEE)