

Você sabe o que são “métricas de vaidade”?
Recebi uma abordagem no LinkedIn por meio de um perfil que tinha 90 mil seguidores e dizia ter em média 1000 curtidas por post. Ele prometia fazer propaganda a uma das marcas que gerencio pelo valor de R$4 mil. Pasmem!
Já conhecendo esse tipo de abordagem, perguntei quantos negócios ele tinha ajudado os clientes dele conquistarem através daquilo. Ele não soube responder!
Depois, perguntei qual o percentual de clientes contratantes que se mantinham com ele a médio prazo (um indicativo breve de que pode estar dando retorno). Fugiu da pergunta e disse que todo mês possui clientes novos. Ok, mas quantos ficam? Ele estava fazendo uso de métricas de vaidade.
Afinal, por que métricas de vaidade são relacionadas com esse tipo de profissional?
Métricas de vaidade são aquelas informações geralmente usadas por esse tipo de “profissional” ou algumas agências de publicidade para aumentar o ego do contratante e que prometem audiência ao dono de uma empresa ou responsável por algum projeto, entretanto elas geralmente não ajudam a tomar decisões relevantes e sustentáveis ao seu negócio.
Portanto lembre: mais vale você ter 20 likes e 1 negócio do que 1000 joinhas e zero de valor entregue ao seu cliente.
Quem aí também já foi abordado em rede social por esse tipo de “Charlatão” ou auto denominado influencer?