

Neste artigo, compartilho com você três documentários que são excelentes para entender o universo da moda e como a boa construção de marca pessoal pode impactar segmentos. Se eles conseguem, por que não você?
Os profissionais que a desenvolvem, criam uma marca pessoal forte, transformam e criam tendências a todo o tempo, deixando seus legados na história não apenas no Brasil, mas no mundo todo. A indústria têxtil tem impacto na economia brasileira há 200 anos. Há mais de 100 escolas e faculdade de moda no país e somos referência mundial em design de moda praia, jeans e homewear (dados da Abit). Porém, a influência que esse segmento possui na sociedade não para por aí.
1- Chanel Haure Couture Fashion Show
O episódio da série documental “7 Days Out” do Netflix traz os bastidores e desafios de um desfile de Alta Costura da marca Chanel na Semana da Moda de Paris.
Clique aqui para assistir ao episódio da série documental.
Apesar do episódio mostrar diversos detalhes interessantes do que acontece antes e por trás de um desfile como esse, o que me chama atenção nele não é o evento em si, mas a presença de Karl Lagerfeld.
Ele foi um dos estilistas mais famosos do mundo e ao longo da sua carreira, construiu uma poderosa marca pessoal com três características muito fortes:
- Objetividade;
- Criticidade;
- Criatividade.
Karl construiu seu legado ao longo dos seus 64 anos de carreira em duas das maiores marcas do mundo da moda: Fendi e Chanel. Entrou para o universo da moda em 1955, quando ganhou o primeiro lugar em uma competição de design patrocinada pela International Wool Secretariat. Foi por meio desse evento e conquista que o estilista alemão conheceu o estilista francês Yves Saint Laurent.
Yves Saint Laurent e Karl Lagerfeld – Fonte da imagem: Pinterest
Antes de começar a trabalhar na Fendi em 1967, foi assistente de Pierre Balmain, em 1967, estilista que trouxe à moda mais charme e elegância após os anos de guerra, o chamado “o novo estilo francês”.
Nos anos 70, apenas 7 anos antes de iniciar seu trabalho na Chanel, Karl decidiu que iria manter seu cabelo sempre preso em um rabo de cavalo. Isso e seus óculos escuros fizeram parte de sua marca pessoal ao longo de toda sua jornada a partir dali.
Karl Lagerfeld em 1993 com a atual editora-chefe da Revista Vogue Anna Wintour – Fonte da imagem: Time Magazine
Apesar de não ter trabalhado com Coco Chanel, pois a mesma faleceu 10 anos antes dele iniciar sua carreira por lá, há uma frase dela que representa muito bem a marca pessoal de Karl:
“Não é o aparecimento, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é a classe.” – Coco Chanel
E se tinha uma coisa que Karl possuía era essência. Era fácil enxergar isso nas sessões de fotos de fazia ou mesmo em fotos capturadas no seu dia a dia, assim como nas suas criações. Apesar de polêmico em muitas declarações, ninguém conseguiu retirar isso dele.
Outra marca forte de Karl era o gato com o qual tirava boa parte de suas fotos – Fonte da imagem: Pinterest
Ele criou e manteve seu estilo por anos. Quando crio a estratégia de marca pessoal dos meus mentorados, também olho e auxilio no modo como se vestem. Mas por quê? A primeira impressão de uma pessoa é formada nos primeiros três segundos e na maioria das vezes, quem direciona para uma imagem positiva ou negativa é a vestimenta. Muitos esquecem mas isso também faz parte da sua comunicação.
No artigo que escrevi com o meu amigo e mentorado LinkedIn, Alexandre Taleb, o maior consultor de imagem masculina do Brasil, explicamos como um profissional pode criar uma imagem de sucesso em entrevistas de emprego e reuniões de trabalho.
Clique aqui para ler “Como ter uma imagem de sucesso em reuniões e entrevistas de emprego”
2- Casablancas: The Man Who Loved Women
Cindy Crawford, Naomi Campbell, Gisele Bundchen e Alessandra Ambrósio. Você já deve ter ouvido um dos nomes das modelos, senão os quatro. Além do fato de serem grandes ícones da moda, sabe o que mais elas têm em comum? John Casablancas.
O documentário do Netflix, Casablancas: The Man Who Loved Women, conta a história do fundador da agência referência mundial Elite Model Management e criador de várias Supermodels.
Clique aqui para assistir ao documentário.
O conceito de Supermodel criado por John Casablancas ficou conhecido a partir dos anos 70 e 80 – Fonte da imagem: Harpers Bazaar
Ele tinha um olhar estratégico para encontrar superstars do mundo da moda. Após conhecer e entender a história dele e da marca pessoal que criou no universo da moda, destaco três características a seguir:
- Inovador;
- Bon vivant;
- “Garimpeiro” de talentos.
John Casablancas não descobria apenas modelos em sua carreira. Sua marca pessoal foi fortemente construída por encontrar e desenvolver cada uma delas em celebridades. Ele era uma profissional que lançava modelos-tendências no mercado, fazendo com que fossem referências no mundo da moda e criassem desejos, por elas ou pelas peças que usavam.
John Casablancas lançou a Festa da Camiseta em Paris, impactando formatos de festas nas décadas seguintes – Fonte da imagem: Vogue França
O magnata da moda, além de colocar diversas modelos em capas de revistas, também auxiliou na carreira de atrizes de Hollywood como Cameron Diaz, Kristen Dunst e Uma Thurman.
John Casablancas em 1980 – Fonte da imagem: Vogue França
O que John de fato fazia era reconhecer a capacidade que as modelos tinham ou poderiam ter, e a partir disso guiá-las ao sucesso.
Como mentor de marcas pessoais, também tenho feito isso com meus mentorados. Por meio das estratégias criadas, conseguem crescer no mercado, ter oportunidades maiores e em mais quantidade, assim como se tornarem referência em seus segmentos.
Fortaleça a sua marca pessoal para conquistar grandes oportunidades no mercado
Veja o exemplo da minha mentorada Camila Pastro, após sua construção de marca pessoal, incluindo mentoria LinkedIn e sessão de fotos, abriu portas em sua carreira que ajudaram a fortalecer sua imagem no mercado.
Sessão de Fotos que fiz com minha mentorada e consultora de imagem Camila Pastro – Fonte da imagem: Acervo pessoal Camila Pastro
Ela foi convidada a ser colunista da Revista Topview da Ric Mais Paraná, além de vários outros negócios sendo gerados em virtude do aumento de sua notoriedade por meio de conteúdos e outros tipos de comunicação planejados.
Minha mentorada Camila Pastro tem se destacado no segmento de em consultoria de imagem a executivas – Fonte da imagem: Topview
Quer ter oportunidades como essa e ser referência no seu segmento? Clique aqui ou fale comigo inbox
3- Franca: Chaos and Creation
Durante 28 anos sendo editora-chefe da Vogue Itália, Franca Sozzani criou, fortaleceu e deixou seu legado na história mundial da moda por meio de sua marca pessoal.
Franca Sozzani começou sua carreira na mesma época que a atual editora-chefe da Vogue, Anna Wintour – Fonte da imagem: Vogue
Em 2010, o documentário Franca: Chaos and Creation, disponível no Netflix, começou a ser produzido por seu filho. Foi finalizado seis anos depois, estreando no 73º Festival de Veneza, em 2016.
As três principais características da marca pessoal de Franca e que são perceptíveis no documentário e como regia seu trabalho são:
- Direta;
- Meticulosa;
- Independente.
Ela sabia aonde queria chegar em sua carreira e até onde levar a Vogue Itália. Sabia que para ser referência no mercado, precisava fazer diferente. Por isso, ao assumir a chefia editorial em 1988, ela colocou em prática um projeto visionário que fez com que o mundo olhasse de uma maneira diferente para a moda.
Trouxe, por meio de suas ideias criativas, temas sociais e por vezes polêmicos como violência doméstica e cirurgias plásticas em excesso, tornando um marco no mundo da moda e criando uma identidade ao seu nome. Veja dois exemplos do olhar diferenciado que ela passou a trazer:
Temas polêmicos trazidos por Franca Sozzani – Fonte da imagem: Moda Adentro e Escola São Paulo
5 características fortes de uma marca pessoal
Analisando os três profissionais que citei acima nos documentários, existem 5 características em comum que elenco e que movem suas marcas pessoais para serem marcantes, que os fizeram ter sucesso e se destacarem no mercado:
Autenticidade
Essa é uma das características que busco evidenciar ao criar as estratégias de marca pessoal dos meus mentorados e mentoradas. Ao conduzir a sessão de fotos, por exemplo, ao mesmo tempo que tenho o papel de torná-los mais fortes por meio de imagens, também tenho que manter suas autenticidades.
Na sessão de fotos da Cris Dorini, presidente da FIPI (Federação Internacional dos Profissionais de Imagem) e referência em formação de consultoras e consultores de imagem, tinha que transmitir seus pontos fortes, elegância e confiança.
Sessão de fotos da minha mentorada Cris Dorini – Fonte da imagem: Acervo pessoal Cris Dorini
Quer ter uma sessão de fotos para fortalecer sua marca pessoal? Fale comigo clicando aqui.
Após a mentoria LinkedIn e a sessão de fotos feita com a Cris Dorini, ela foi convidada a participar do programa de TV CNN Tonight apresentado por Leandro Karnal, Mari Palma e Gabriela Prioli.
Cris Dorini com os apresentadores no dia da gravação – Fonte da imagem: Facebook Cris Dorini
Zelo pelos detalhes
Quanto maior for o seu cuidado com os detalhes, mais segurança, confiança e particularidade a sua marca pessoal irá transmitir às pessoas. Karl Lagerfeld, John Casablancas e Franca Sozzani tinham isso como prioridade não apenas em suas entregas ao mundo da moda, mas também com suas imagens.
Clique aqui para ler meu artigo sobre como a foto de perfil impacta no seu posicionamento de marca pessoal.
Veja o que a consultora de imagem Valeria Oliveira falou sobre a importância de uma boa imagem pessoal para executivas e o que não vestir em uma entrevista de emprego:
Forte concorrência (são competidores internos e externos)
Em nossa carreira temos que enfrentar concorrentes tanto externos quanto internos (nossa própria consciência e desempenho). No universo da moda, essa concorrência é ainda mais evidente e muitas vezes perigosa. É preciso ter cuidado com palavras, gestos e atitudes tomadas na batalha contra a concorrência para que isso não prejudique sua marca pessoal.
Aprenda como decolar sua carreira controlando a ansiedade e seu tempo, clicando aqui
Capacidade de “envergadura”
Sabe aquela famosa frase “enverga mas não quebra”? Pois é, muitos chamam isso de resiliência. Eu não gosto muito de usar esse termo pois resiliência é uma propriedade da matéria de voltar ao estágio inicial após sofrer uma deformação. Já nós seres humanos, quando somos impactados emocionalmente por algo e não “rachamos”, sempre voltamos mais fortes.
Minha mentorada Bárbara Jung, responsável pelo setor de Compras Sul da Zara Man na Espanha, é um exemplo de profissional com essa capacidade. Não foi fácil e muito menos rápido para ela criar sua imagem no mercado internacional.
“Trabalhar em outro país é começar do zero. Por maiores que sejam as empresas que você tem no seu background, a maioria dos seus novos colegas não conhecerão. Você terá que provar desde o minuto 01 o porquê está onde está. Não é fácil, mesmo. E ser brasileira, em um país europeu, é mais difícil ainda. O preconceito existe. Vai ter que ter sangue de barata sim se quiser alcançar seus objetivos. Trabalho em uma marca mundialmente conhecida e sou muito feliz. Já conquistei muitos objetivos e o maior deles foi mudar o pensamento de quem conheço sobre quem é o brasileiro!” – Bárbara Jung – responsável pelo setor de Compras Sul da Zara Man na Espanha
No início do ano, a Bárbara e eu escrevemos um artigo em conjunto sobre como as cores pantone 2021 podem impactar as marcas este ano.
Clique aqui para acessar o artigo.
Comunicação
Profissionais que sabem muito bem o público que querem comunicar, tendem a alcançar o sucesso mais rápido pois encontram empatia de valores e demanda muitas vezes reprimida. Mas para isso, sabem que para ter posicionamento de marca pessoal, é preciso renunciar várias outras oportunidades. Posicionamento de marca é renúncia.
Um ponto que chamo a atenção aqui: não é porque eles estão dentro do universo da moda que possuem essas características. Qualquer profissional, independente da área, pode desenvolvê-las.
O que pode impedir o desenvolvimento de uma construção de marca pessoal
Construir uma marca pessoal forte e referência não é fácil. Por vezes, os profissionais precisam lidar com questões de gestão de tempo e até mesmo crenças limitantes para poderem avançar nessa jornada. Minha mentorada Andryely Pedroso, nutricionista LinkedIn Top Voice 2020, precisou reconhecer quais eram as suas para lidar com elas e poder crescer em sua carreira.
Clique aqui para saber mais sobre o curso Como romper suas crenças limitantes e ser mais produtivo.
O curso, inclusive, foi elogiado pelo especialista em produtividade Rodrigo Barreto que fez minha formação de LinkedIn assim como meu Programa de Formação de Mentores:
Quando entendemos a nós mesmos e criamos nosso objetivo, por meio do nosso propósito temos motivação para seguir e vencer os obstáculos. A minha mentorada Fabiolla de Paula, consultora de imagem, sabia o que queria e criou coragem para entrar no universo da moda mesmo após toda sua formação em Engenharia.
Sessão de fotos da minha mentorada Fabiolla de Paula – Fonte da imagem: Acervo pessoal Fabiolla de Paula
Hoje, ela é o verdadeiro exemplo de profissional Slash Career: engenheira, consultora de imagem e futura mamãe.
Clique aqui para ler meu artigo sobre a Slash Career, uma nova tendência das profissões.
Lembre-se, para você ter sucesso e fazer diferença na história e na vida das pessoas, assim como os três profissionais que são citados nos documentários, precisa ter uma boa base de marca pessoal, consistência e comprometimento. O primeiro passo é criar valor ao seu público-alvo.
E você, conhece outras personalidades no segmento da moda que são admiráveis por terem marcas pessoais fortes? Gostaria de ler algumas opiniões.
Se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, gravei um curso ideal para você com o passo a passo que ainda está com valor especial de lançamento. Clique aqui para saber mais.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nessa rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Como palestrante, atuo frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, Congressos Nacionais, assim como em empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre três temáticas:
• Palestra: Como transformar colaboradores em influenciadores digitais para a marca corporativa.
• Palestra: Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso.
• Palestra: Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.
Um abraço do Dalbosco!