

Um termo bastante procurado nos últimos tempos é o personal branding. Muitos profissionais compreendem a importância de ter uma marca pessoal forte mas não sabem qual é o melhor caminho para alcançar autoridade moral e tornar-se referência em sua área. Foi pensando nisso que escrevi este artigo com o esclarecimento sobre o que é personal branding e como fazer com que a sua marca decole na carreira conquistando reputação, convites frequentes, oportunidades e novos negócios.
O que é personal branding?
Costumo definir o personal branding, ou marca pessoal, como a única camisa que você irá vestir até o final da sua vida. Mesmo que você represente e vista a camisa de uma marca empresarial hoje, a sua marca pessoal precisa ser construída e fortalecida para que o seu nome seja reconhecido como referência, e não tenha apenas a empresa como o seu sobrenome: “O Fulano da empresa X” ou “A Beltrana da empresa Y”. Já imaginou no risco de mercado que você corre se esta é a sua situação atual?
O fato é que todas as pessoas têm um personal branding, mas são raras aquelas que se destacam por meio de uma marca forte e que transmite confiança em seu segmento, especialmente para os potenciais clientes. Sem gerar segurança, consequentemente os convites, oportunidades de carreira e negócios chegam em um número bem menor que o desejado…e a carreira fica lenta ou estagnada.
Aqui então está o desafio: como desenvolver uma marca top of mind no seu mercado? Antes mesmo de apresentar o como, quero compartilhar os 15 principais motivos para que você trabalhe na gestão da sua marca pessoal por meio de uma visão estratégica do conceito do personal branding.
Quais são os benefícios de um personal branding forte?
Ao desenvolver um plano de marca pessoal para que o seu posicionamento seja assertivo em direção aos seus objetivos, você conquista no mínimo os 15 benefícios abaixo:
- Aumento do número de potenciais clientes;
- Aumento das indicações na carreira ou para compra de suas soluções;
- Maior reconhecimento no seu segmento;
- Aumento da procura por parcerias comerciais;
- Convites para ministrar palestras;
- Aumento das abordagens de investidores;
- Aumento das abordagens de fornecedores qualificados;
- Atração de grandes players do mercado como clientes ou parcerias;
- Aumento do número de convites para participar de lives e entrevistas;
- Aumento da demanda por mentorias individuais;
- Aumento de convites para participações em programas de TV e Rádio;
- Maior autoridade moral no seu segmento;
- Aumento do alcance orgânico nas redes sociais;
- Aumento dos convites para participação em colunas de jornais e revistas;
- Aumento de abordagens por profissionais de RHs e Headhunters.
Os benefícios de uma marca pessoal forte vão além do individual, para também beneficiar as marcas empresariais. Este é um dos principais temas das minhas palestras para líderes e colaboradores em empresas.
Veja o depoimento do Rodrigo Viana, Professor na Seth Jiu Jitsu, a respeito da minha palestra sobre como usar o LinkedIn de forma estratégica, ganhar reputação e gerar negócios à empresa por meio da marca pessoal:
Como fortalecer o personal branding?
Para ter uma marca pessoal de sucesso, o primeiro passo é reconhecer em qual nível está o seu branding hoje. Quanto mais alto o nível percebido por seus clientes perante a sua marca, maior pode ser a sua chance de torná-la top of mind em seu segmento.
Siga-me no Instagram para conferir conteúdos exclusivos sobre marca pessoal
Passo 1: Reconheça que você é uma marca…e que ela causa impactos
O primeiro passo para conquistar um personal branding de impacto no mercado é justamente se reconhecer como uma marca. Independente do seu segmento, ao fazer uma boa gestão do seu branding pessoal, você começa a reconhecer os caminhos que pode explorar para conquistar mais liberdade financeira, geográfica e de tempo.
Todas as pessoas têm uma marca pessoal. O desafio é se destacar por meio do seu posicionamento de branding. Muitos profissionais querem conquistar autoridade moral e reconhecimento, mas não sabem como iniciar esta projeção. Para resolver este problema, o terceiro passo dessa lista irá lhe ajudar (muito).
Em algumas das minhas palestras sobre personal branding, já fiz uma dinâmica de reconhecimento de marcas populares, na qual os colaboradores da empresa estão vendados e precisam descobrir qual é a marca de determinado produto.
O intuito desta dinâmica é falar sobre o quanto o posicionamento de uma marca, seja ela pessoal ou empresarial, pode aumentar o reconhecimento dos clientes e consequentemente as vendas.
Dinâmica que fiz em uma palestra sobre personal branding a advogados para reconhecimento de marcas populares – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Ricardo Dalbosco
Passo 2: Seja autêntico
Para que a projeção do seu personal branding seja autêntica e competitiva no mercado, é preciso compreender cada uma das letras da sigla POCA, metodologia que desenvolvi para aplicar nas minhas mentorias de marca pessoal. A explicação completa está disponível no meu canal do Youtube:
Para relembrar, destaco aqui abaixo o significado de cada letra da minha metodologia POCA:
P : Por que estou fazendo isso? (ou seja, por que eu quero me posicionar?)
O : O que eu quero vender?
C : Como pretendo fazer isso?
A : A quem desejo vender?
É essencial ter clareza sobre as respostas para essas perguntas na construção de uma base sólida para o seu personal branding.
Passo 3: Tenha uma estratégia certeira de posicionamento de marca
Busque por ajuda de um especialista. Ter um mentor e estrategista de marca pessoal nesse processo é essencial para que você não perca tempo e consiga diminuir riscos, como diz a minha mentorada Andryely Pedroso, Nutricionista que conquistou o prêmio nacional “LinkedIn Top Voices 2020”, pouco tempo após o posicionamento do seu branding pessoal nas redes sociais.
Passo 4: Aumente a projeção do seu personal branding com as ferramentas certas
Após entender qual é o seu objetivo com o posicionamento de personal branding, o próximo passo é tornar-se visível para o público certo. Para este fim, a produção de conteúdo de valor para o seu público-alvo pode ser muito eficiente.
A forma como você se apresenta aos outros diz muito sobre quem você é, sua personalidade, valores e propósito. Sim, a primeira impressão é muito importante, inclusive nas redes sociais. Quando a sua projeção é bem construída, sua imagem poderá transmitir sensação de confiança, abrindo portas para novos negócios e oportunidades, tanto pessoais, quanto comerciais.
Veja o relato do meu mentorado em marca pessoal, Rodrigo Casado, CEO na LocalFrio no Brasil, sobre a importância de ter uma boa foto de perfil nas redes sociais:
No meu site, o maior em personal branding do Brasil, compartilhei dicas práticas para adequar a sua foto de perfil nas redes sociais de forma estratégica no seu posicionamento. Confira clicando no link abaixo:
Leia o artigo “Como a foto de perfil impacta no seu posicionamento de marca pessoal”
“Dalbosco, preciso criar conteúdo nas redes sociais para posicionar o meu personal branding”?
Quando falo de posicionamento em minhas palestras e mentorias individuais (VIP), uma dúvida que surge com frequência é se a exposição nas redes sociais faz parte desse processo. Para responder esta pergunta, quero trazer alguns dados atuais sobre o crescimento de usuários nas redes sociais, que vem evoluindo de forma cada vez mais acelerada. São considerados usuários ativos aqueles perfis que acessaram a rede nos últimos 30 dias.
A rede social mais utilizada mundialmente é o Facebook (Meta), e já conta com mais de 2,93 bilhões de usuários ativos mensalmente. A empresa controladora do Facebook é a Meta, assim como Instagram e Whatsapp.
Veja a curva do gráfico de crescimento de usuários ativos no Facebook (sem contar Instagram e Whatsapp) em todo o mundo, entre 2008 e 2022, segundo o Statista.
Número de usuários ativos mensais do Facebook em todo o mundo entre 2008 e 2022 (em milhões) – Fonte da imagem: Statista
Conheça o seu público para posicionar o seu personal branding
Não adianta olhar para os dados de crescimento dos usuários nas redes sociais se você ainda não conhece o perfil do público que deseja vender. Atualmente, as redes sociais são, em grande parte, foco de publicidade para as gerações Y e Z, porém, se o seu público de interesse são pessoas da geração X, precisa compreender que o comportamento consumidor tende a ser diferente das gerações mais jovens.
Confira os novos episódios do meu Podcast no Spotify
Quanto melhor você entender o perfil e comportamento do seu público, mais assertiva será a sua comunicação por meio dos canais corretos. O público da geração X pode ser mais impactado por anúncios na televisão do que online, da mesma forma que as recomendações dos seus produtos e serviços podem ser mais atrativos do que materiais gratuitos como e-books para captação de leads na sua página.
Veja os resultados da pesquisa do Statista sobre as ações que mais influenciam a decisão de compra das pessoas da geração X.
Os anúncios em canais de televisão são mais impactantes do que anúncios online para a geração X – Fonte da imagem: Statista
Uma pesquisa realizada em 2021 pela Statista, concluiu que cerca de 65% dos internautas entrevistados no Brasil utilizam as redes sociais para manter contato com amigos e familiares. O segundo principal motivo de acesso é a busca por atualizações e notícias (57,4%)
A busca por produtos e conteúdos nas redes sociais é motivo de acesso para quase 47% dos usuários. Esses dados podem nos levantar uma reflexão importante sobre posicionamento de personal branding: as redes sociais são ferramentas valiosas para vendas quando a sua marca pessoal se posiciona de forma estratégica.
Inscreva-se no meu canal do Youtube
No seu marketing pessoal, um conceito importante que você precisa conhecer é o calendário editorial. Nele, você cria uma trilha de conteúdos para publicar a cada dia da semana, assim como diversificar as publicações que compartilha. Este calendário é criado com base nos seus objetivos com o marketing pessoal e público que deseja atrair para vendas.
Meu mentorado Gerson Vargas, ex-Diretor Nacional de Operações na Sky do Brasil, mentor e especialista em supply chain, conta de que forma a produção estratégica de conteúdo nas redes sociais auxiliou no seu crescimento profissional no LinkedIn.
Em média, as pessoas ficam mais de duas horas por dia nas mídias sociais. Imagine quantas pessoas podem ter contato com o seu conteúdo diariamente.
As redes sociais são canais de conexão com o seu público, mas não significa que você deve se apegar a elas, pelo contrário, precisa diversificar as redes que comunica para aumentar a percepção da sua marca pelo público e aumentar as chances de ser encontrado por potenciais clientes, parceiros comerciais e profissionais de mídia.
Siga-me no LinkedIn para conferir dicas diárias sobre marca pessoal
Quando você cria uma rede de conexões engajada nas redes sociais, conquista confiança para direcionar este público para outros canais de seu interesse, como um site pessoal, no qual você vende produtos e serviços.
Esta conversão em vendas pode ser acelerada com estratégias de tráfego pago, gerenciadas corretamente para que o público de interesse receba esses anúncios no momento certo e se tornem leads qualificados.
As publicações em redes sociais são apenas o resultado final de uma estratégia de marketing pessoal. Até chegar lá, muito trabalho é feito. Estratégias, técnicas e práticas que agregam valor à marca e deixam os clientes satisfeitos.
No marketing digital, especialmente nas redes sociais, a maneira ideal de qualificar os consumidores e criar relevância para a marca é criando conteúdos gratuitos e de qualidade. Mas esse é apenas o segundo passo, o qual está ligado ao primeiro: criar uma estratégia bem desenhada de marketing digital para contribuir para uma base sólida dos negócios.
Para isso, você não precisa ter um milhão de seguidores, mas sim, pessoas interessadas no seu conteúdo. Clique no banner abaixo e confira um episódio que gravei com a Dani Almeida, jornalista, no meu podcast oficial no Spotify (Dalbosco Cast).
Como manter um personal branding forte?
Não basta construir uma reputação que será esquecida ou substituída com o passar do tempo. Como mencionei no início deste artigo, o seu personal branding é a camisa que você irá vestir até o último dia da sua vida, portanto, para sustentar a base da sua marca, busque sustentar esses três pilares:
- Autenticidade: compartilhe o seu conhecimento de maneira que só você sabe fazer, mostrando quem você é e o quão autêntico(a) é.
- Público-alvo: você precisa compreender qual é o seu público para conseguir estudar o comportamento dele; quais são as personas-alvo que você irá desenhar dentro do seu posicionamento de marca.
- Entrega: o que você irá vender e como irá comunicar isso? Independente se venderá serviços ou produtos, o que você precisa refletir é: o que você oferece é atrativo para o seu público? É realmente bom? De que forma expressará isso ao mercado?
Sobre os três pontos acima, ministro palestras para empresas, especialmente direcionadas a criar uma comunidade de influenciadores internos, estratégia chamada de employer branding. Veja o depoimento de Omar Ghanem, CEO na Coree International School, sobre a minha palestra “Como tornar colaboradores em influenciadores da marca empresarial”:
Dica extra: Analise marcas de sucesso
A partir da análise de outras marcas pessoais e corporativas, estratégia chamada internacionalmente benchmarking, você consegue refletir sobre quais são as ações que têm trazido mais resultados em termos de autoridade e vendas.
Busque responder a si mesmo as três perguntas abaixo:
- O que as marcas mais fortes do mercado têm de diferente daquelas que não são nem lembradas pelos consumidores?
- Como algumas marcas (ex: Apple, Tesla) conseguem cobrar um ticket tão alto e estar no topo da lista de marcas mais famosas do mundo?
- O que os seus concorrentes mais fortes estão fazendo para que se destaquem no seu mercado?
A partir da análise de outras marcas, estratégia chamada benchmarking, você consegue refletir sobre quais são as ações que têm trazido mais resultados em termos de autoridade e vendas.
Fortalecer o seu personal branding de forma estratégica é fundamental para conquistar novas oportunidades e a abertura de portas no mercado. Lembre-se sempre que, por trás de um CNPJ, sempre existe um CPF, e se você busca se tornar referência na sua área e ter um bom posicionamento de marca, precisa posicionar o seu CPF primeiro.
Se você busca melhorar a sua imagem no mercado, mudar a forma como as pessoas lhe enxergam, tornando-se referência na sua área, a mentoria para criação de marca pessoal pode lhe ajudar. Entre em contato comigo.
Fortaleça a sua marca pessoal para conquistar grandes oportunidades na carreira
E se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, tenho uma notícia nova para você: gravei um curso que tem se tornado referência no Brasil com o passo a passo que ainda está com valor especial de lançamento. Clique aqui para saber mais.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nessa rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Como palestrante, atuo frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, Congressos Nacionais, assim como em empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre três temáticas:
• Palestra: Como transformar colaboradores em influenciadores digitais para a marca corporativa.
• Palestra: Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso.
• Palestra: Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.