

Há três pilares fundamentais, os quais chamo de “A tríplice coroa” na construção de uma marca pessoal de sucesso na área da saúde. São esses pilares que compartilharei neste artigo, o qual faz parte de um dos capítulos do meu livro, escrito junto a Andryely Pedroso, eleita a primeira nutricionista LinkedIn Top Voices do Brasil para que profissionais da saúde tornem-se referências em seus devidos segmentos.
Aproveite esta “chuva de conhecimento” para aumentar a sua consciência em relação ao seu posicionamento no mercado e entenda o porquê são poucos os profissionais da saúde que tornam-se referências. Este livro lhe fará perceber que existe um passo a passo para conquistar autoridade moral na área da saúde, porém, não basta desejar o sucesso, é preciso agir.
Primeiro pilar para uma marca pessoal de sucesso na área da saúde
O primeiro pilar é a atitude. Você que está lendo este livro já demonstra ter essa ação a qual muitos não possuem a coragem e acabam “congelando” na inércia do comodismo e, com isso, falta de projeção no mercado. Você poderia estar fazendo qualquer outra coisa (happy hour com os amigos, dormindo, assistindo um filme…), mas está pagando o preço aqui pela busca do conhecimento: um fator diferenciador perante os seus concorrentes. Por isso, temos orgulho de profissionais como você os quais nos motivam e são inspirados por meio de nossa capacidade de gerar conteúdos sinceros e objetivos que transformam vidas!
Clique aqui para adquirir o livro Personal Branding para Profissionais da Saúde
Dentro deste pilar, você perceberá que muitos dos seus colegas de profissão querem o sucesso, mas a grande verdade é que poucos possuem a atitude em arrancar e “trocar a roda do carro com ele andando”, sem a desculpa de que é preciso parar totalmente, se organizar para ter tempo e então começar. Quando isso irá ocorrer?
Anos mentorando profissionais dos mais diversos segmentos e especialidades no Brasil e outros continentes como Europa, África, Ásia e América do Norte, posso dizer que nunca foi presenciado um case de sucesso sequer de quem vive baseado nessa desculpa, deixando de se tornar uma marca pessoal que seja marcante, impactante e memorável no mercado, com a esperança de que um dia terá tempo para ações de valorização e projeção do próprio branding pessoal. Se a hora e as ações não forem agora, o mercado lhe engole devido à dinâmica digital e volatilidade! Não se trata de uma corrida, mas sim de atitude em saber que você tem muito mais valor a fornecer do que o seu segmento vem recebendo.
Por meio dessa reflexão, você pode começar a se questionar se os seus concorrentes querem pagar o preço do sucesso. Vivem reclamando da concorrência, do baixo preço de consulta pago pelos planos de saúde, pela diminuição de clientes em determinadas épocas do ano, mas não tomam nenhuma atitude para se tornarem protagonistas de suas próprias marcas pessoais sem a dependência de alto risco de apenas CNPJs enviarem clientes a eles.
Segundo pilar para uma marca pessoal de sucesso na área da saúde
Já o segundo pilar é a estratégia. Não adianta apenas ter atitude em quantidade de ações, como por exemplo na presença em redes sociais, mesmo que seu público-alvo esteja por lá. Quantos perfis que cotam mentoria em personal branding e chegam com a reclamação que postam frequentemente mas não vendem nada?! Todo dia! Por essa razão, a estratégia (e não apenas a tática) é fundamental para alcançar suas metas de modo sábio, economizando tempo, dinheiro e energia.
Isso encurta caminhos ao sucesso, assim como poupa energia e desgastes que podem torná-lo um incapaz de se automotivar nessa jornada (e será preciso, pois marketing sempre será uma aposta). Sua jornada precisa ser prazerosa, apesar de por vezes dolorosa, e não apenas uma sucessão de socos, tropeços e dores de cabeça. O crescimento lhe gerará desconforto inicial, mas lhe colocará em um patamar que poucos em vida possuem o prazer de saborear.
Terceiro pilar para uma marca pessoal de sucesso na área da saúde
Com relação ao terceiro pilar, damos destaque para a disciplina, e daqui para frente já temos de deixar algo combinado entre nós: você terá de andar abraçado com esta nova coluna que entra para sustentar a sua marca pessoal com potencial de, por anos, ser lembrada e, o mais importante, indicada. É a falta de compromisso e negligência à disciplina que fazem, inclusive, grande parte das pessoas não terminarem a leitura de um livro.
Portanto, firme um compromisso de aprendizado diário por meio dessa obra e insira em sua vida um aporte de ideias e energia em sua marca pessoal. Falo isso porque não temos dúvidas de que, se você aplicar os conceitos desta obra, terá as ferramentas necessárias para se destacar no mercado de trabalho como um profissional da saúde, e não apenas no grupinho de colegas e clientes já existentes. Essa obra, daqui para frente, é para quem não quer ficar no estágio mediano de sua marca pessoal. É para Outliers!
Você irá ver aqui um excelente exemplo real, sem firulas ou embustes, de um trabalho em que as duas partes envolvidas, Andryely Pedroso e eu, ou seja, mentorada e mentor de marca pessoal, dedicaram-se em sintonia de forma muito disciplinada. Mas lembre-se: não adianta ter apenas empolgação; é preciso foco e persistência. Costumo dizer que tenho medo de pessoas empolgadas, como as que saem animadas, energizadas após uma palestra motivacional mas, quando a próxima segunda-feira de trabalho chega, agem exatamente da mesma maneira na resolução dos problemas e dos desafios que surgem pelo caminho.
A motivação, por si só, pode ser como um cavalo pangaré: só tem arranque. É preciso muito mais que isso para posicionar uma marca pessoal e ser considerado autoridade moral no seu segmento. Pessoas com as quais gosto de trabalhar são aquelas dedicadas e motivadas, mas que entendem que a motivação vem com a disciplina e com micro ganhos, e não o contrário. Esse é o diferencial.
Para aprender a conquistar autoridade na área da saúde, clique aqui
Haverá momentos de desânimo, em que você estará sem criatividade, sem vontade de produzir conteúdo, de se posicionar. Surgirão problemas familiares, de saúde, desafios pessoais e corporativos. São várias as situações que podem ocorrer e desmotivá-lo. E aí? Quem muda o jogo? A disciplina! É ela quem faz o profissional se manter de forma estratégica, acreditando no processo…e seguir adiante. Por isso, desde já fica registrado o nosso combinado: sem disciplina, sugiro parar a leitura por aqui e presentear com esta obra outro profissional da saúde com mais interesse e garra de vencer e de se tornar referência no meio profissional.
Como foi o início da jornada de mentoria com a Andryely Pedroso
A história da minha mentoria com Andryely começou em 2019, quando ela me procurou pela necessidade de atuar de forma mais estratégica na construção de sua carreira. Ela estava decidida a não ser apenas mais uma nutricionista na cidade em que morava.
Queria se tornar uma referência em nutrição e ter seu nome lembrado como o de um profissional de saúde capacitado e que transforma vidas por meio da alimentação. Seu sonho era montar um consultório de sucesso e ser valorizada pelo seu trabalho, sem que as pessoas ficassem pechinchando valores da consulta ou vivendo da dependência de planos de saúde com poucas vendas de atendimentos particulares.
“O meu sonho era ter um consultório. Era acordar pela manhã e me sentir realizada por ter um local de trabalho, com uma agenda lotada de clientes e recebendo um bom faturamento no fim do mês. Eu pensava que, para me destacar, só precisava ser uma boa profissional, e o sucesso iria surgir com muitos anos de atendimento. Ou seja, deveria trabalhar muito para aproveitar só no fim da carreira” (Andryely Pedroso)
Muita gente ainda acredita que toda jornada profissional tem de começar devagar e por baixo. No caso da minha mentorada, ela ouvia muito por meio das pessoas à sua volta que precisaria atender clientes vinculada a planos de saúde para ter algum ganho e se sustentar no começo da carreira. Escutava também que deveria começar em alguma clínica antes de ter a sua própria, para dessa forma aumentar o número de clientes à medida que ganhasse indicações. Ou seja, as pessoas indicavam para Andryely fazer o que elas haviam feito e no que tinham fracassado. O lado bom da história é que isso a inquietava…e comprei a “briga” em conjunto com ela.
O famoso marketing boca a boca funciona. Mas, se você quiser se tornar referência na sua área, esse não cabe mais como o melhor caminho para um crescimento exponencial, principalmente em tempos digitais, nos quais a projeção geográfica ficou muito mais fácil. Por isso, é fundamental traçar uma estratégia para que você consiga se destacar, gerar autoridade moral, tornar-se referência nas redes sociais, caso assim desejar subir de patamar em sua carreira.
A velocidade com que os meios digitais são capazes de divulgar algo ou alguém, não se compara à do marketing de indicação tradicional (internacionalmente conhecido como referral marketing), boca a boca não online, ainda que seja muito importante (e vamos explorá-lo neste livro). Além disso, quem não está nas redes sociais corre o risco de cair no esquecimento. Agora, quem está online, mas está cometendo erros no posicionamento de marca, corre o mesmo risco ou ainda em se posicionar ao seu público-alvo para um caminho diferente da imagem que queira transmitir.
A partir dessa visão, destaca-se a importância de uma boa estratégia que seja capaz de projetar um nome que remeta ótima impressão e segurança aos usuários das redes sociais. Citamos segurança, pois ela e a confiança são os primeiros passos para iniciar um processo de criação de marca pessoal forte e sustentável. O posicionamento de marca pessoal possibilita ao profissional um impacto maior, assim como alcançar patamares maiores e capazes de aumentar seu faturamento, ticket médio maior por consulta/atendimento, propiciar uma agenda mais adequada a seus gostos e hábitos, e um perfil de cliente mais qualificado. Isso tudo, porém, desde que você saiba agregar valor. Como se faz isso? A produção de conteúdos relevantes é um caminho fantástico para iniciar essa descoberta.
Palestrando frequentemente no Brasil sobre liderança digital em eventos, empresas e convenções – Fonte da imagem: WTC Business Club.
É nesse momento que surge uma preocupação recorrente aos profissionais da saúde: os códigos de ética e conduta dos conselhos regionais que os representam. No caso de Andryely, tem-se o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). Ele é responsável, entre outras funções, por orientar a respeito de uma série de deveres, mas também direitos na atuação do profissional. Sobre ele, falaremos mais em capítulo adiante, além de como não ter problemas com relação à projeção por meio do seu marketing pessoal.
Você não precisa ter medo de se posicionar por essa razão. Só é preciso saber o que, como e onde falar. Tudo isso, alinhei com Andryely durante o processo de mentoria, e você receberá dicas a respeito desse cuidado.
Agora pense na seguinte perspectiva: quantos profissionais da sua área não possuem tanto conhecimento técnico, experiência e/ou responsabilidade quanto você, mas estão nas redes sociais posicionando-se e tornando-se autoridades morais no seu segmento? Faz sentido deixar que eles “atropelem” você no mercado?
Não, não faz!
Costumo dizer que aquele espaço é seu. Você só precisa ir até lá buscá-lo.
Sem contar outra infinidade de pessoas que estão nas plataformas digitais compartilhando suas experiências com dietas e falando de nutrição, por exemplo, sem a menor formação na área…e inclusive concorrendo com você (e cada vez mais comum essa concorrência externa em diversas especialidades na área da saúde). Fazem isso sem medo algum ou pudor, por isso, estar presente nas mídias sociais é também uma forma de educar a população, com relevância e responsabilidade profissional.
Para você se diferenciar e ganhar notoriedade, a primeira e mais importante ação a se fazer é: agregar valor na vida das pessoas antes de apresentar um orçamento. Esqueça publicações para empurrar vendas aos seus seguidores ao estilo típico da publicidade das décadas de 80 e 90. À medida que você fornece informações e orientações úteis às pessoas, e traz a sua pessoalidade neste processo de comunicação, você cria a possibilidade de elas quererem saber mais, buscar sua opinião, conhecer sua metodologia e procurar atendimento personalizado.
A escolha da rede social adequada
Em certas redes sociais, como o Instagram, o mercado da nutrição é bastante uniforme e de certa forma saturado: vemos mais do mesmo. A grande maioria dos profissionais oferecem praticamente as mesmas informações e não conseguem criar diferenciais claros na mente do potencial consumidor. Isso acontece em diversas áreas da saúde, da medicina à terapia, da biomedicina à fisioterapia.
Na época da criação do plano de ação para a marca pessoal da Andryely, a indicação foi focar a atuação inicialmente no LinkedIn. Um dos motivos para essa escolha foi o fato de não se ter, na época, nenhuma nutricionista referência nessa rede social, e o público-alvo dela estava em peso por lá. Ou seja, ela arrancou e chegou antes, e quem chega em primeiro lugar bebe água limpa, como costumamos dizer.
É mais difícil? Sim, pois você vai abrindo a floresta desconhecida. Não há benchmarking; não há referências positivas na área…então haverá apenas atitude em iniciar, estratégia e dedicação por meio da consistência e disciplina. Quem vem depois, pega o processo já aberto, com dicas e possibilidades, mas tem maior dificuldade de se tornar top of mind do seu potencial público consumidor de conteúdos, pois já possui outra referência. Então, este é o momento de você alocar tempo, energia e dinheiro de forma eficaz e parar de perder tempo publicando apenas os típicos banners feitos por grande parte das agências de publicidade e que não lhe trazem vendas qualificadas.
Essas redes sociais com potencial para serem conquistadas e que a distribuição orgânica (ou seja, não patrocinada) ocorre de maneira fantástica nos primeiros anos, são como oceanos azuis, uma alusão ao best-seller internacional Blue Ocean Strategy, dos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, sobre estratégias de criação de espaços de mercado intocados e prontos para crescer.
O LinkedIn reúne um grupo enorme de executivos e executivas que têm uma vida corporativa bastante agitada, cheia de compromissos e deslocamentos a trabalho. Esse era o cenário quando a mentoria da Andryely iniciou em 2019, três meses antes apenas da inesperada pandemia.
São pessoas que, potencialmente, estão preocupadas com sua alimentação e em como manter uma rotina saudável, mas encontram suas limitações fora de casa, em função de viagens constantes. Muitas delas costumam julgar as condutas de nutricionistas como restritivas e irreais para o contexto de seus compromissos diários, e foi para provar que eram possíveis novos hábitos que a Andryely começou a atuar no LinkedIn, agregando valor e sem anunciar venda de consultas.
“Eu cheguei ao LinkedIn com a proposta de desmistificar isso, de mostrar que é possível sim ser saudável fora de casa, seja em um aeroporto, seja em um hotel ou restaurante fora da cidade. Você só precisa da ajuda de um profissional para saber fazer as melhores escolhas” (Andryely Pedroso)
Em um ano de publicações no LinkedIn, a Andryely tornou-se a porta-voz da saúde na rede, enquanto até hoje, muitos profissionais, de maneira especial no Brasil, ainda consideram o LinkedIn uma rede social apenas para procurar emprego. Em 2016, a empresa foi adquirida pela Microsoft por cerca de US$ 26,2 bilhões. Foi nesse momento que ela se tornou efetivamente uma rede social. Quer saber o porquê?
Com a aquisição, o LinkedIn mudou sua estratégia e passou a permitir a publicação de posts e artigos (os quais são conteúdos mais robustos, sem cota máxima de caracteres e com possibilidade de inclusão de fotos, vídeos e infográficos). Logo, a rede começou a reter mais as pessoas na plataforma para conversarem, debaterem e também se posicionarem. Apenas no Brasil, são mais de 50 milhões de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia.
Confira o depoimento da minha mentorada Letícia Rodrigues, Psicóloga, Especialista em inteligência emocional e LinkedIn Creator, a respeito do seu desenvolvimento pessoal e profissional após fazer a mentoria de marca pessoal em busca da construção de um plano de vida:
A grande verdade é que ainda poucas pessoas sabem se posicionar por lá e acabam achando que apenas compartilhar conteúdos já é o suficiente. Há várias áreas que ainda são um oceano azul a serem exploradas por profissionais como você no LinkedIn, e segmentos da saúde estão lá só esperando serem ocupados na mente dos usuários da rede social. Por isso mesmo, tornou-se uma ferramenta na qual pessoas dedicadas e acompanhadas por mentores e gestores de marca visionários usam estratégias para desenvolverem suas marcas pessoais, as quais irão refletir em resultados na marca corporativa.
Ainda, pouquíssimos profissionais da área da saúde, como médicos, nutricionistas, dentistas, fonoaudiólogos, biomédicos, fisioterapeutas, entre outros, investem no LinkedIn para abocanhar esse mercado. Há muitos usuários já com conta criada por lá, mas pouquíssimos sabendo como usar de forma estratégica para gerar mais convites, oportunidades na carreira e novos negócios.
Daqui para frente, vamos contar não apenas o passo a passo da história de sucesso que fez a Andryely se tornar a primeira nutricionista LinkedIn Top Voice do mundo, mas também os pontos-chave que você precisa ter como atenção para destinar seu esforço no que realmente trará resultado e construção de reputação à sua marca.
A obra Personal Branding para Profissionais da Saúde é uma publicação escrita por Andryely Pedroso, eleita a primeira nutricionista LinkedIn Top Voice no Brasil, e eu Dalbosco, Estrategista de marca pessoal com mentorados em quatro continentes.
Esse livro é um guia para você, profissional da saúde, que busca se posicionar e melhorar sua comunicação nas redes sociais, valorizar seus atendimentos, soluções ou serviços e ser reconhecido pelo seu trabalho, mas ainda não sabe como fazer isso nem por onde começar, ou até mesmo já esteja cansado de tantas tentativas decepcionantes no mercado com “falsos gurus da web” os quais não possuem sustentação no processo de ensino e compromisso com o sucesso dos seus mentorados.
Resolvemos então criar um material exclusivo, único no mercado e que tivesse realmente a capacidade de impactar positivamente a vida das pessoas no aspecto transformacional, pois acreditamos que há sempre uma versão melhor dentro de cada um de nós e que o mundo precisa saber disso. Então, já neste início, é preciso deixar claro para quem este livro foi escrito e para quem ele não foi.
Esse material não é direcionado para aqueles profissionais que querem ficar estagnados na carreira, que não acreditam em seu potencial de crescimento nem para aqueles que estejam completamente satisfeitos com sua área e sua projeção profissional, acreditando que são remunerados justamente pelo mercado.
Agora, se você é uma pessoa que sabe que tem lenha para queimar, elevado potencial e reconhece que precisa aperfeiçoar seu posicionamento de marca pessoal, este livro foi feito para você!
Para adquirir este livro inédito na área da saúde em pré-lançamento, clique na imagem abaixo.
Livro “Personal Branding para Profissionais da Saúde” – Fonte: Ricardo Dalbosco
Leia mais artigos relacionados ao tema para que você possa fortalecer hoje mesmo o seu personal branding:
- Quais as melhores estratégias para criar sua marca pessoal
- O que uma LinkedIn Top Voice pode ensinar sobre marca pessoal
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nesta rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias, rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), na coluna sobre Carreiras e Marca Pessoal, além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Palestrando a executivos e conselheiros sobre projeção de executivos e conselheiros no Board Summit, maior evento de conselheiros de empresas no Brasil – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Ricardo Dalbosco
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.
Um abraço do Dalbosco!