

Minha grande primeira lição sobre multidisciplinaridade nos negócios foi com hambúrgueres. Em 2004, participei de um programa para trabalhar nos Estados Unidos. Precisava pagar a faculdade e queria realizar o meu sonho de conhecer o Havaí. Fiz a inscrição e fui em frente. Lá, trabalhei em quatro empregos ao mesmo tempo, um deles no McDonald’s. Sem saber falar inglês, não me qualifiquei para o cargo de atendente, que era a linha de frente de toda a operação.
Mas fora isso, passei por todas as funções ali dentro e descobri que o atendimento era apenas uma parte de um processo muito mais completo e pensado para ser 100% eficiente, como podemos ver no filme “The Founder” (Fome do Poder), o qual explora todas as etapas da produção.
Se quando entrei pensava nos hambúrgueres apenas como o produto final, sai entendendo sobre a quantidade de conhecimento necessário para o processo de produção.
O que fez a minha visão mudar não foi o hambúrguer. Ele continuava o mesmo. Eu é que estava diferente. Passando por diferentes funções, com novos desafios e metas, fui acrescentando conhecimentos complementares na minha experiência com o negócio. Foi uma grande escola sobre como seguir processos para garantir um padrão de entrega ao cliente. Também aprendi que passar por todas as etapas do processo contribui para a formação de um líder multidisciplinar. Alguém que compreende a atuação das outras pessoas da equipe e consegue criar um ambiente de inovação.
Você está envolvido o suficiente?
Estar na frente de um negócio é estar em frente a vários tipos de conhecimento. Você precisa dominá-los.
Em uma nova forma de pensar a gestão de negócios, a tomada de decisões anda de mãos dadas com uma visão holística dos processos. Dentro de um negócio, seja uma lanchonete fast food ou uma empresa de qualquer segmento, há sempre uma cadeia de processos. Isso continua valendo.
A questão é identificar o quanto você está envolvido com cada parte do processo. Se você conseguir perceber o que precisa ser melhorado e onde estão as lacunas que podem prejudicar seu negócio, com certeza terá sucesso. Você deixará de ser apenas um líder focado no resultado final para ser um líder que quer ver o resultado de ponta a ponta.
E para isso acontecer, você precisa entender todas as partes.
Foco no resultado ou a miopia da liderança?
Pensar nos resultados isoladamente não garante o sucesso. Quando se está exercendo uma atividade, com suas responsabilidade e metas, é inevitável ganhar uma compreensão maior de onde a dor é mais forte. E ao avançar no fluxo, começa-se a ganhar um superpoder: o da visão além do alcance.
Quando eu estava na linha de produção de um hambúrguer, eu precisava prestar atenção na minha tarefa, para fazer bem feito, e no que os outros estavam fazendo. Éramos uma equipe. Se alguém demorasse para cortar o tomate, grelhar o hambúrguer ou embalar o pão, o processo daria errado. O cliente receberia um produto frio ou até mesmo sem algum ingrediente. E se isso acontecesse, o cliente não reclamaria de nós e sim da marca McDonald’s.
O mesmo precisa acontecer com os líderes de uma empresa, não importa o segmento. Se você não consegue enxergar o panorama completo, você passa a ser um líder míope. Você não vê aquilo que está longe de você.
A oportunidade de ocupar mais de um cargo em uma só empresa, permitiu que a minha visão de negócio fosse ampliada e eu não me tornasse um líder míope. Eu sabia como alguém que estava em uma função administrativa se sentia. Do que ele precisava. Entendia os desafios e motivações daqueles que trabalhavam na parte operacional. Aprendi que um líder precisa ver como as coisas se conectam. Só assim é possível tomar as melhores decisões não só em relação ao mercado, mas também em relação a equipe.
Os hambúrgueres permitiram que eu tivesse a experiência de funcionário, passasse por processos e serviços diversos, tivesse contato com vários documentos e informações, e pensasse em como buscar inovação.
Passar por cada etapa foi apenas uma parte. No fim, o meu maior ganho foi aprender que para ter um negócio sólido e produtivo, é preciso ter uma visão holística daquilo que você gerencia.
O que você pensa sobre o assunto? Acredita que a multidisciplinaridade é essencial para um líder ou nem tanto?
Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com outros líderes para refletirmos juntos sobre o assunto.