

Cada vez mais, profissionais interessados em construir uma carreira de sucesso e sustentável (não vivendo apenas de picos), buscam compreender quais são os hábitos das marcas pessoais mais fortes do mundo. Pensando nisso, decidi escrever este artigo para responder a dúvida frequente que me fazem em palestras em eventos e empresas pelo Brasil que me fazem em palestras em eventos e empresas pelo Brasil: “Por que ter uma marca pessoal”?
Sobre este tema, existem muitos mitos divulgados na internet ou mesmo dúvidas comuns que recebo em treinamentos que ministro e entrevistas que participo na mídia. Em minha coluna semanal na Rádio CBN, respondo muitas dessas dúvidas ao vivo, inclusive.
Siga-me no Instagram para conferir os conteúdos exclusivos que compartilho na CBN sobre marca pessoal
Muitos profissionais que estão há anos no mercado de trabalho acreditam que apenas suas formações técnicas e experiências são suficientes para os tornarem autoridades morais em seus segmentos. A grande questão é que, você, eu e todos os profissionais já possuímos uma marca pessoal. “Mas Dalbosco, o que você quer dizer com isso”? Explicarei a seguir.
O que é uma marca pessoal?
Costumo dizer que esta é a última e provavelmente a única camisa que você irá vestir até o último dia da sua vida na terra. Por este motivo, você precisa ter muito zelo por ela, independente do ambiente no qual está inserido. Para alguns profissionais, esta marca se mantém mesmo após a vida por meio de um legado que construíram, inspirando o seu público-alvo a novas ações.
A marca pessoal é a combinação entre quem você é em termos de valores e o seu conhecimento técnico, representando a sua verdadeira essência. Da mesma forma que os seus negócios possuem um objetivo claro para oferecer e entregar ao cliente aquilo que ele pediu e então conquistar sua confiança e satisfação, a sua marca pessoal também pode possuir…mas é aqui que muitos falham. Não por tentativas, mas por desconhecimento e falta de protagonismo na construção do seu próprio futuro.
Em cada empresa que você atua, você deixa uma imagem pessoal, seja ela boa ou ruim. Quando a sua marca pessoal é bem planejada, essas recordações e impactos passam a ser coordenados e direcionados por você, criando uma reputação que o faz ser lembrado como um profissional competente.
Por vezes, o que pode prejudicar a sua marca pessoal é realmente a desorganização e investimento em ações com expectativa imediata impulsionadas pela ansiedade por conquistar a tão sonhada autoridade moral na sua área. Por isso, para lhe ajudar nesta jornada, criei um curso 100% online com o passo a passo para você conseguir controlar essa jornada e gerenciar seu tempo de forma eficiente.
Para construir uma marca pessoal forte, você precisa buscar desenvolver os três pilares que costumo chamar de bases para uma cadeira de três pés (afinal, não há cadeira que fique em pé com apenas dois apoios). São eles:
- Atitude;
- Estratégia;
- Consistência.
Esse foi um dos pontos principais que abordei na matéria que escrevi na 4ª Edição da Revista Growth Strategy, a convite dos editores Paul Bahamondes e Giovana Cajueiro Toffolo.
Capa da Revista Growth Strategy na qual publiquei uma matéria falando sobre marca pessoal e carreiras – Fonte da imagem: Revista Growth Strategy.
Por que ter uma marca pessoal forte?
Você já é uma marca. A força dela e as oportunidades que chegam até ela dependem de você. Quero lhe convidar a olhar com mais atenção para a marca pessoal que você vem construindo nos últimos anos. Você está impactando o mercado como gostaria ou está preocupado com a projeção da marca dos seus concorrentes tendo que diariamente olhar o perfil no Instagram e LinkedIn deles?
Lembre-se que o primeiro passo para conquistar um personal branding de sucesso é ter paixão por si mesmo e buscar superar a si mesmo todos os dias. Foi pensando nisso que escrevi o artigo “A verdade por trás de um personal branding de sucesso” no meu site, o maior em conteúdos sobre marca pessoal do Brasil.
Clique aqui para ler o artigo completo
Uma marca pessoal de sucesso exige comprometimento. É preciso dedicar muito esforço e horas de trabalho para construir sua marca pessoal de sucesso. Há um processo para que isso aconteça e você precisa ter as respostas para essas três perguntas muito claras em mente, e um mentor pode lhe ajudar nesse processo de identificação e plano de rota:
- O que você deseja atingir com a sua marca pessoal?
- O quanto você está disposto a se dedicar a ela?
- Para quem você irá vender?
Como mencionei no início deste artigo, todos temos uma marca pessoal. O desafio é analisar em qual nível está cada uma dessas marcas e o que se é preciso fazer a partir daí, já que o que precisamos fazer em nossa marca pessoal está em nossa zona de desconforto e não no que está mais acessível. Consequentemente, geralmente o que preenche o nosso ego está em primeiro plano, mas o que é preciso aplicar para a sustentabilidade de uma marca pessoal está na camada abaixo disso, a qual poucos veem e querem acessar.
Contrate a minha palestra para a sua equipe para aprenderem a “Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn”
Um profissional com uma marca pessoal fraca no mercado, precisa viver brigando com a concorrência, lutando no “oceano vermelho” e, por vezes, desvalorizando seu produto ou serviço, para conseguir sobreviver perante uma competitividade agressiva. Enquanto o profissional com uma marca pessoal forte é aquele que encontrou o seu “oceano azul” e se destacou dos demais, alcançando o topo no seu mercado e sendo alimentado constantemente por indicações e novos convites e oportunidades.
Um case de sucesso que decidiu fortalecer ainda mais a sua marca pessoal como mentor é o meu mentorado Sergio Lopes, autor do livro “Os loucos geram mais resultados”, mentor em liderança e carreira. Confira o depoimento dele:
Não deixe a sua marca pessoal ficar em cima do muro
Quando você pensa em algum partido político que geralmente fica em cima do muro, qual você se recorda? E aquele amigo ou colega de empresa que espera até a última ocasião para tomar uma decisão e “pular de muro” para tentar se dar bem? Afinal, qual imagem eles lhe passam? Uma marca pessoal forte não é para os acomodados ou aqueles que não são proativos em se tornarem protagonistas da sua própria história. Portanto, o poder do seu branding pessoal pode sim lhe fazer ganhar muito dinheiro, com liberdade de tempo e geográfica, porém, esses benefícios não são conquistados com atitudes que não inspiram e, muito menos, lhe impulsionam a novos patamares profissionais.
Os resultados de uma pesquisa da Hinge Marketing demonstram que a percepção de autoridade da sua marca pode valorizar (ou não) o seu trabalho. Preste atenção no detalhe de que aqueles níveis intermediários como o 2 e 4 são desvalorizados perante aos anteriores, por uma justificativa simples: estão em cima do muro em termos de posicionamento, então levam pressão dos concorrentes de baixo e de cima.
A percepção do nível que a sua marca pessoal tem hoje depende diretamente do seu posicionamento e reconhecimento do público, e as redes sociais podem ser ferramentas muito estratégicas nesta jornada. Segundo resultados de uma pesquisa da Ironpaper, mais de 90% dos internautas são impactados e influenciados a realizar compras por meio das mídias sociais.
Você ainda tem dúvidas sobre o porquê vale a pena usar as redes sociais para posicionar a sua marca pessoal? Sua marca pessoal tem o poder de, diariamente, aproximá-lo ou afastá-lo do seu objetivo, e não ser guiado com estratégia nesta jornada profissional é um erro básico.
Lembro que quando comecei a mentorar a Andryely Pedroso, em 2020 eleita a primeira nutricionista LinkedIn Top Voices e Creator do mundo, chegamos a conclusão de que ela tinha um propósito muito claro de ajudar profissionais a conquistarem os melhores resultados na carreira por meio do equilíbrio de hábitos saudáveis. Claro, sendo muito bem recompensada por isso.
Toda a estratégia de posicionamento da marca foi criada em prol deste objetivo. A Andryely não estava preocupada em conquistar fama, mas sim, o reconhecimento do público executivo, que é seu público-alvo para os atendimentos nutricionais.
Este é um ponto que gosto de mencionar em minhas palestras. Muito mais importante do que ser conhecido é ser reconhecido pelo público certo. Nem sempre a fama será positiva e, independente de qual seja o seu segmento, a construção de uma marca pessoal de sucesso pode aumentar a sua valorização no mercado, assim como volume de convites de mídia e oportunidades na carreira.
Uma marca pessoal precisa ser sustentada na sua autenticidade, com um objetivo claro e uma estratégia bem traçada. Se você busca o sucesso na sua marca pessoal, precisa analisar minuciosamente o que você deseja alcançar com ela, para quem deseja vender e como irá se comunicar com este público. Quando você desenvolve a sua estratégia com o guia e as ferramentas certas, a sua projeção de marca pessoal tende a ser muito mais rápida e segura.
Para lhe ajudar a elevar o nível da sua marca pessoal, selecionei seis dicas que considero fundamentais para que você consiga evoluir para um patamar muito mais alto com o seu personal branding hoje.
6 dicas para ter uma marca pessoal forte
1. Acredite no potencial da sua marca pessoal
A partir do momento que você acredita que pode transformar a sua realidade e toma a atitude de se comunicar de forma autêntica, demonstrando os seus valores, passa a conquistar a confiança das pessoas que lhe acompanham. Esta construção começa pelo autoconhecimento do seu propósito de vida e os seis valores mais fortes.
Se você está tentando construir uma marca pessoal de sucesso, precisa assumir o papel de protagonista da sua história, pois ninguém irá fazer isso por você. A partir do instante que você decide iniciar esta jornada, pode buscar os melhores caminhos e assumir alguns riscos. Pois é, nem todo mundo lhe conta isso, mas existem muitos desafios na construção de uma marca pessoal.
Costumo fazer a analogia de que um profissional com a marca pessoal forte é como um atleta faixa preta. Para conquistar o reconhecimento e autoridade que ambos têm, é preciso se entregar no processo de evolução contínua. A jornada rumo ao sucesso exige muita dedicação e comprometimento, mas o resultado sempre recompensa. Este é um dos temas que palestrei ao grupo de franqueados da SETH Jiu jitsu no Brasil, a qual está em processo de internacionalização.
Palestrando sobre como criar uma equipe de influenciadores para franqueados da SETH Jiu Jitsu – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Ricardo Dalbosco.
2. Vista a própria camisa
Saber quais são os objetivos da marca pessoal é o primeiro passo para desenvolvê-la. Decida vestir a própria camisa e assuma o protagonismo no processo de construção da sua marca.
Quando falo “vestir a própria camisa” não é no sentido literal, mas vale lembrar que o que você veste, seja em compromissos corporativos ou atividades rotineiras, faz parte da sua imagem pessoal e impacta diretamente a sua marca.
Quando você cria um impacto positivo nas primeiras impressões, será lembrado desta forma na mente das pessoas. Confira uma das dicas que o Alexandre Taleb, Consultor de imagem de executivos e celebridades, compartilhou sobre a vestimenta ideal para fortalecer a sua marca pessoal:
3. Vença os medos que travam a projeção da sua marca pessoal
Muitos profissionais têm receio de aparecer nas redes sociais para gerar conteúdos de valor. Por vezes, eles criam conteúdos, mas não conseguem publicar por receio do julgamento de outras pessoas. Alguns dizem que preferem ficar nos “bastidores”, como o meu mentorado na formação como mentor pela Mentoring Academy, Fernando Leite, Gerente Sênior de Planejamento de Fábrica e Infraestrutura na Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus.
Confira o depoimento do Fernando Leite sobre como ele superou o desafio da exposição digital para fortalecer a sua marca pessoal e o quanto este passo foi importante para a sua projeção e para inspirar seus liderados e mentorados dentro da própria empresa:
4. Peça ajuda a um especialista
Ninguém consegue ser especialista de tudo a todo momento. Por mais capacidade, qualidade e conhecimento que você adquira, pedir auxílio sobre áreas que não domina é fundamental. Não veja como uma deficiência sua, pelo contrário, mas esta atitude demonstra o quão profissional você é, pois representa a sua vontade de buscar a evolução contínua para a sua marca pessoal lhe prover um outro patamar de vida.
Seja meu mentorado em marca pessoal clicando aqui
Na minha trajetória na área do marketing e gestão de marcas nos mais diversos segmentos trabalhando com mentorados em quatro continentes, já me deparei com diversos perfis de pessoas que se posicionam como mentores, mas na realidade não têm experiência, nem mesmo conhecimento suficiente para guiar outro profissional ao sucesso.
Atualmente, existem diversas pessoas se posicionando no mercado como mentores, logo, existem sim diversas opções, mas é preciso ter muito cuidado ao escolher quem será o mentor na sua carreira. Confira o depoimento da minha mentorada em marca pessoal, Rosane Sampaio, Fonoaudiólogos e Empresária:
5. Conquiste o seu espaço com estratégia
Não basta apenas ter uma conta nas principais redes sociais, é preciso ter estratégias, técnicas e práticas que agregam valor à sua marca para que você conquiste autoridade moral no seu segmento.
Você não precisa de milhares de seguidores para construir uma comunidade fiel à sua marca. Em episódio do meu podcast no Spotify (Dalbosco Cast), conversei com a Dani Almeida, jornalista, sobre o mito que é necessário ter milhares de seguidores para influenciar pessoas nas mídias digitais.
Confira o episódio completo com dicas práticas para você conquistar o seu espaço com estratégia, mesmo sem ter um milhão de seguidores:
6. Mantenha a consistência
Não basta ter atitude de iniciar e uma boa estratégia se você desistir no meio do caminho. A construção da sua marca pessoal é um investimento diário. Sem consistência, o sucesso de um personal branding não irá durar muito tempo.
Alguns profissionais vivem em busca de conteúdos virais para conquistar alcance e fama de forma rápida, mas pare para refletir até que ponto isso realmente faz sentido na sua estratégia de posicionamento de marca.
Seja no ambiente corporativo ou nas redes sociais, a sua presença precisa ter sintonia com a imagem pessoal que você deseja transmitir. Faça esta reflexão todos os dias quando levantar da cama. Já é um grande início para que o posicionamento da sua marca pessoal seja sustentável.
Meu mentorado Gerson Vargas, mentor e especialista em supply chain, conta de que forma a produção estratégica de conteúdo nas redes sociais auxiliou no seu crescimento profissional no LinkedIn.
E você, já vestiu a sua própria camisa hoje? Não deixe que o seu concorrente roube o espaço e reputação que lhe pertencem no mercado.
Se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, gravei um curso ideal para você com o passo a passo que ainda está com valor especial de lançamento. Clique aqui para saber mais.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nessa rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Como palestrante, atuo frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, Congressos Nacionais, assim como em empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre três temáticas:
• Palestra: Como transformar colaboradores em influenciadores digitais para a marca corporativa.
• Palestra: Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso.
• Palestra: Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.