

Enquanto muitas empresas proclamam sua intenção de serem disruptivas e adotarem termos da moda como “IoT”, “Design Thinking” e “ESG” (Ambiental, Social e Governança), a realidade por vezes é diferente. Em uma conversa com o Régis Lima, Diretor Executivo e Operações na Lumen IT, exploramos quais são os desafios e complexidades que as empresas enfrentam ao buscar a transformação digital e compliance. Se você desejar acompanhar a gravação completa, clique no vídeo abaixo.
Nesta conversa, Régis destacou a dissonância entre as promessas de disrupção feitas por algumas empresas e a realidade de suas práticas. Por exemplo, um banco pode anunciar a criação de contas eletronicamente via aplicativo, mas ainda exigir que os clientes visitem uma agência física. Essa desconexão entre a mensagem de marketing e a experiência do cliente não faz sentido e, na verdade, pode minar a credibilidade da empresa.
Conheça a Lumen IT – Fonte da imagem: Lumen IT
Outro tópico de destaque na conversa é o ESG (Ambiental, Social e Governança). Enquanto muitas empresas se vangloriam por praticar o ESG, a discussão levanta a questão de se essas práticas vão além da superfície ou não. O exemplo de uma caixa de reciclagem em um shopping, embora louvável, ilustra que a compreensão do ESG pode ser limitada. O ESG vai muito além da reciclagem e envolve questões profundas relacionadas à sustentabilidade, responsabilidade social e governança empresarial.
A transformação digital na área tributária das empresas é complexa. Nesta conversa, Régis destaca a pressão que muitos profissionais enfrentam para cumprir prazos fiscais, juntamente com a necessidade de lidar com a desorganização de dados e informações. A transformação digital é um processo que requer planejamento, modelagem e adaptação contínua. Além disso, o mercado nacional muitas vezes não consegue atender à demanda crescente por soluções de tecnologia.
O diálogo também aborda a fuga de talentos na área de tecnologia devido à globalização do trabalho. Com a possibilidade de profissionais de tecnologia trabalharem remotamente de qualquer lugar do mundo, as empresas nacionais enfrentam dificuldades para competir no mercado internacional. A desvalorização da moeda local agrava ainda mais essa situação.
Régis menciona que a consultoria empresarial enfrenta a missão complicada de educar os clientes sobre o que é necessário para cumprir suas obrigações fiscais e regulamentares. Isso envolve não apenas entregar as obrigações, mas também garantir a precisão dos dados, o que muitas vezes requer colaboração interdepartamental e até mesmo a adaptação de sistemas de TI.
A conversa com Régis Lima destaca que a transformação digital e o compliance empresarial não são apenas “slogans da moda”, mas desafios complexos que as empresas enfrentam diariamente. A busca pela verdadeira inovação e pelo cumprimento de regulamentos requer comprometimento, educação e colaboração em todos os níveis da organização.
Quer criar e fortalecer sua marca pessoal para se tornar INCOMPARÁVEL? Está no ambiente certo para o seu desenvolvimento.
Sou Estrategista de Marca Pessoal referência no Brasil e Palestrante internacional nas temáticas:
– Assumindo o protagonismo da sua vida;
– Como ser um mentor para sua equipe;
– Seja incomparável – Como construir uma Marca pessoal de Sucesso;
– Liderança inspiracional.
Após morar e liderar projetos nos quatro cantos do mundo, como C-level, Conselheiro de empresas e Mentor, dedico-me a transformar profissionais e corporações para se tornarem incomparáveis no mercado.
Conhecido por guiar carreiras de sucesso de centenas de Executivos, Membros de Conselho e Empresários, atuo também como colunista na BAND TV e Rádio CBN, assim como docente em instituições de ensino renomadas como a ESPM e doutorando sobre a influência do Personal Branding para trazer negócios às marcas.
Venci diversos prêmios, fui escolhido LinkedIn Creator no Brasil e Embaixador de várias marcas. Atleta de artes marciais, dedico-me também a ações sociais, sendo inclusive influenciador no Bolshoi Brasil.
Se você acredita que você pode mais, mas o mercado não lhe reconhece como sendo a autoridade moral na sua área, seja guiado por mim nessa jornada de sucesso.