

Sabe aquela vaga esperada que não apareceu? E a promoção na sua empresa para ocupar o posto como C-level e preferiram contratar um profissional externo? Bom, será que “santo de casa não faz milagre” ou o motivo é que você não é percebido como autoridade moral nem dentro da própria organização? Se você pensa que alguém mexeu na sua vaga, cuidado. Neste artigo, publicado na minha coluna “Negócios” na Revista Simple Business, destaco alguns pontos importantes para que você conquiste mais oportunidades na carreira, convite e negócios.
Por anos, o típico profissional das gerações Baby boomer, X e Y preocupou-se apenas em desenvolver a capacidade técnica e esqueceu de entender e agir com relação à dinâmica para ser mais conhecido (e reconhecido) no mercado. Ou seja, as hard skills embebidas em emissões de certificados virou apenas mais um dado em currículos, não sendo mais o grande fator diferenciador entre os profissionais que almejam novos postos de trabalho na carreira executiva ou mesmo em Conselhos de empresas.
Entramos na Era onde quem tem informação, não é mais “Rei”, pois ela está de acesso mais padronizado. Entretanto, quem é o mensageiro dessa comunicação é que tem gerado diferencial no mercado pois vem com valor agregado…e isso baseado no seu “CPF” (marca pessoal) e não apenas no seu “CNPJ” (marca empresarial). Ou seja, ser o melhor tecnicamente não lhe garante uma vaga, uma posição, nem mesmo um futuro promissor, e isso acaba gerando uma grande entropia na jornada profissional em função dos riscos frequentes de ser apenas dependente de outros CPFs escolhendo para onde, com quem e quando (e se) você vai caminhar em frente na escada hierárquica corporativa.
Meu mentorado Gerson Vargas, ex-Diretor Nacional de Operações na Sky do Brasil, mentor e especialista em supply chain, conta neste vídeo, de que forma a produção estratégica de conteúdo nas redes sociais auxiliou no seu crescimento profissional no LinkedIn:
Por isso, costumo dizer que a maior conquista de uma marca pessoal é o “poder de ir embora”, ou seja, a conquista da independência, podendo escolher se faz ou não sentido estar com determinadas pessoas, ambientes e situações em sua trajetória profissional, mas que possui reflexos diretos em sua qualidade de vida, motivação e capacidade de liderar a sua própria vida. Isso tem gerado, inclusive, inúmeras reflexões em profissionais que por anos trabalharam ao estilo de vida 40/40/40 (trabalhar, no mínimo, 40 horas por semana, por 40 anos, e se aposentar com 40% do salário), mas que começam a pensar que a construção de legado não pode ocorrer apenas na velhice, mas sim diariamente por meio de um branding pessoal que comunica, impacta e inspira, aumentando seu “passe no mercado”.
Palestrando no evento “Uma palestra é uma missão” sobre a importância da marca pessoal para conquistar negócios e ser visto como um líder – Fonte da imagem: KLA Educação Empresarial
Portanto, se você acredita que há uma melhor versão interna que o mundo ainda desconheça, está na hora de começar a cursar essa estrada que apresenta muita resistência: externa, pelo fato de que invejosos não irão querer que você saia do perfil mediano; e interna, pois suas travas vêm frequentemente nutridas de crenças limitantes, memórias e medo de julgamentos. Ter essa consciência será o primeiro passo para rumar a um destino mais apetitoso, seja em oportunidades na carreira, convites e negócios, assim como em uma maior plenitude, com você mesmo e com o seu público-alvo o qual poderá gerar maior valor e ocupar o primeiro lugar na mente do consumidor quando ele tiver um desafio para resolver na sua especialidade.
Quer descobrir como fortalecer sua marca pessoal com as melhores estratégias? Clique aqui.
Sou o Dalbosco, Estrategista de marcas com clientes em 4 continentes (EUA, Brasil, África e Europa), tenho me tornado referência nacional quando se fala em criação e fortalecimento de marca pessoal para profissionais de diversos segmentos, inclusive na área da saúde. Sou Mestre e Doutorando, assim como Master em Programação Neuro-Linguística. Recebi vários prêmios nos últimos anos, assim como me tornei destaque em grandes mídias. Sou profissional referência em projetar Conselheiros e CEOs no Brasil, além de influencers com os mais diversos objetivos. Referência no LinkedIn Brasil, Influencer do Bolshoi Brasil e voluntário da Orientavida, ONG que fornece produtos para grandes marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Universal Studios, hotéis Fasano, Irmãos Campana, Netflix, entre outras marcas.
Artigo originalmente publicado na minha coluna “Negócios” na Revista Simple Business. Clique aqui para ler a revista.