

Este é um questionamento que poucos acabam fazendo quando decidem entrar no mercado de mentoria, mas que todos deveriam refletir. Por quê? Porque Apesar de ser uma carreira não regulamentada, existem alguns pré-requisitos e características que um mentor ou mentora de sucesso pode ter para:
- Passar mais segurança;
- Diminuir riscos;
- Aumentar taxa de sucesso como mentor.
Se você já decidiu que quer seguir por esse caminho e já compreendeu qual a diferença entre Mentoria, Coaching, Consultoria e Assessoria, está na hora de analisar o seu perfil e identificar o que é preciso desenvolver para que você se torne um mentor de sucesso.
Clique aqui para saber qual a diferença entre Mentoria e Coaching
Principais características de um mentor de sucesso
1- Gostar de compartilhar seu conhecimento
Existem muitos profissionais que não gostam de fazer isso e na maioria das vezes é porque acham que se compartilharem com outras pessoas aquilo que sabem, ainda mais se forem profissionais da mesma área, ficarão para trás, irão perder mercado e o “trono” (o qual é uma percepção e muitas vezes não um fato em função de não ser autoridade em seu segmento).
Se você não pensa dessa forma e busca auxiliar os outros sempre que possível demonstrando todo o seu conhecimento e capacidade, a mentoria pode ser um excelente caminho para você, não apenas para aumento do faturamento, mas como a oportunidade de você impactar positivamente a vida de muitos profissionais por meio dos seus ensinamentos adquiridos em sua jornada de vida pessoal e profissional.
2- Saber transmitir o conhecimento
Não, não é o mesmo item acima.
Mas fique tranquilo(a) porque isso é questão de prática e fica mais fácil a partir do momento que você tem um método a seguir em sua mentoria. Na Formação de Mentor da Mentoring Academy, nós auxiliamos você nesse processo, para que você saiba transmitir da forma mais natural possível aquilo que mais sabe, por meio de seu próprio processo de mentoria.
3- Conseguir identificar a necessidade do mentorado
Não é apenas questionar qual o objetivo do mentorado, é preciso compreendê-lo nas entrelinhas para saber o que realmente ele quer e o que o move.
Normalmente, conseguimos classificar o que nossos mentorados querem a partir de três eixos:
- Poder;
- Visibilidade;
- Dinheiro.
Se souber identificar qual deles é o ponto de mais interesse no seu mentorado, mais fácil será para você gerar valor e fazer com que ele tenha resultados durante a após a mentoria.
Detalhe, mesmo aqueles que estão em busca de conhecimento, como técnicas para aumentar a produtividade, o resultado final poderá impactar em poder, visibilidade e dinheiro.
Saiba como construir sua marca pessoal para ser um mentor/mentora de sucesso e referência no mercado
4- Ser um mentor exemplo ao mentorado
Saber inspirar e ser um espelho para seu mentorado é uma característica fundamental não apenas durante o processo, mas antes e depois da mentoria.
- Por que é preciso ser um exemplo antes? É seu mentorado que lhe escolhe (e quando você cria uma marca forte no mercado, você também passa a escolher quem realmente mentorar) e se você não chamar a atenção dele por meio de um bom marketing de conteúdo que mostre sua postura, seu conhecimento e autoridade na área em que atua, por que você seria a escolha dele?
- Por que é preciso ser um exemplo durante a mentoria? Geralmente, quem busca por uma mentoria quer absorver ao máximo o conhecimento do seu mentor, inclusive as atitudes. Então que elas sejam inspiracionais para ajudarem a fortalecer sua marca pessoal e atrair clientes não apenas por sua tecnicidade mas também por empatia de valores. Se você for uma pessoa disciplinada e o mentorado não, ele pode se espelhar em você para seguir o mesmo caminho do sucesso.
- Por que é preciso ser um exemplo após a mentoria? Porque ser um mentor não tem um fim. Pode ser que as etapas do seu processo de mentoria terminem, mas você continuará sendo um exemplo para o mentorado. Além disso, um processo de mentoria bem estruturado não tem apenas um produto de mentoria, mas pode ter vários outros de upselling e cross-selling para você continuar a aumentar seu ticket médio por cliente, vendendo módulos de mentoria a seguir de acordo com a evolução e objetivo do seu mentorado.
5- Querer o sucesso do outro
Queira ver o seu mentorado ter tanto sucesso quanto você ou até mais, pois um mentorado com projeção e marca forte pode ser um canal de venda indireto frequente a você. Lembre-se, é ele que falará bem de você, é o seu nome que ele irá lembrar quando perguntarem que o auxiliou a ter determinadas conquistas, profissionais ou pessoais.
Se ao compartilhar o que você sabe, o seu objetivo não for querer que seu mentorado ganhe o mundo em termos de conquistas pessoais e profissionais, talvez a mentoria não seja o melhor caminho para você.
Clique aqui para saber mais sobre a Mentoring Academy
6- Ser confiável
Confiança é algo que se conquista e, como mentor, você precisa criar esse relacionamento com seu mentorado e fazer com que ele acredite no processo e, de preferência, siga o que orientou a fim de diminuir os riscos e aumentar a chance de sucesso por meio da sua experiência.
Criar esse laço é importante para que, mesmo achando estranha determinada ação ou estratégia, ele faça e siga em frente, simplesmente porque confia em você. Foi assim que ocorreu com nossa mentorada eleita LinkedIn Top Voice, Andryely Pedroso:
Detalhe: a confiança começa a ser construída muito antes do início da mentoria… e pode ser iniciada por meio da criação de autoridade moral conquistada pela sua marca pessoal por meio das redes sociais, como o LinkedIn.
7- Ter um método
Um mentor precisa de método. Mas um método que seja sustentável, com planejamento, com estrutura e, principalmente, com aplicabilidade (falha típica que se vê muitos “profissionais” faraônicos querendo ensinar como criar seu plano de mentoria no mercado).
Sem um processo bem definido, a tendência de você se perder e não entregar aquilo que prometeu ao mentorado é muito grande, além dele desconfiar do processo a determinada altura.
Ao criar o seu próprio método, você cria etapas, conteúdo, maneiras de transmitir o conhecimento, define aquilo que será entregue durante ou ao final da mentoria e assim por diante.
Um profissional que se diz mentor e não possui um método, não é um mentor profissional, como costumamos chamar.
Vemos muitas pessoas no mercado com vontade, conhecimento e características para serem ótimos mentores e mentoras, mas não o são muitas vezes por não possuírem um processo para chamar de seu. Muita inspiração mas pouca aplicabilidade e prova social de que o método é aplicável, funciona e traz resultados positivos. Por isso, nós formamos a Formação de Mentor Mentoring Academy, para que você crie e tenha o seu próprio método para aplicar em suas mentorias dentre de premissas que adquirimos em milhares de horas formando mentores das mais diversas áreas em diversos países como EUA, Portugal, Espanha, Angola, Itália, Nova Zelândia, entre outros.
Clique aqui para saber mais sobre a formação de mentores
Por que a mentoria é uma opção de carreira e negócio?
Se analisarmos a evolução histórica de baby boomers, depois geração x, y, z, vemos um certo distanciamento deles do modelo tradicional de ensino. A linha de se formar, buscar uma pós-graduação, mestrado e doutorado não tem sido mais tão desejada, principalmente pelas gerações mais novas que estão com um certo apetite pela informação cada vez mais rápida e prática. Se eles querem se capacitar mas não querem passar anos e anos dentro de instituições acadêmicas, com quem irão aprender? Com um mentor.
E por que procurando um mentor? Porque é aquele profissional que teve que já precisou passar pela fase acadêmica e/ou técnicas, que já experimentou o que funciona na prática e que saberá transmitir aquilo que realmente tem resultado no dia a dia. Justamente por estas características, de já terem vivenciado, é que muitos profissionais, que estão no mercado há alguns anos, têm decidido acrescentar uma nova nomenclatura e profissão aos seus perfis, tornando-se mentores.
37% dos entrevistados na pesquisa da Retrabalho disseram que preferem ter um trabalho fixo e também um como autônomo.
Preferência por modelo de trabalho – Fonte da imagem: Retrabalho
Quer saber mais sobre Slash Career? Clique aqui
Esse pensamento e caminho tem se tornado cada vez mais tendência no mercado, principalmente depois que muitos perderam empregos ou sofreram com a crise gerada pelo Covid-19 em 2020, e perceberam que precisavam dar mais atenção a suas marcas pessoais, aos seus CPFs.
O mentor é aquele profissional que quer além de representar o seu propósito e impactar positivamente a vida das pessoas, é também alcançar a sua independência e não apenas depender de um CNPJ para alicerçar a sua marca pessoal. Entrar para o mercado da mentoria é não ter desculpa, depende apenas de você.
Por que ser um mentor?
Ao se tornar mentor, você poderá ter em mãos três principais liberdades:
- Liberdade financeira: você não depende de um salário fixo ao final do mês, limitado. Não são os outros que definem o quanto você irá ganhar, mas sim a sua marca como mentor.
- Liberdade geográfica: com mentorias online, tanto faz para seu mentorado se você esteja vivendo em Lisboa, Curitiba, Vancouver ou Tóquio. O mentorado está ali esperando por seu conhecimento adquirido por meio de sua vivência. Aumente sua qualidade de vida e projete-se como mentor para escolher onde você quer morar sozinho ou com sua família.
- Liberdade de tempo: você escolhe o quanto quer crescer e horários que quer trabalhar como mentor. Só pela manhã, ou tarde e noite? Um mentorado quer aprender com você e portanto você define agendas que sejam adequadas para ambos os lados, diferente de quem trabalha ao estilo CLT que tem que cumprir horário fixos das 8-18h, por exemplo.
Temos mentorados que, por exemplo, são executivos de Alta Direção, e só dão mentoria após as 21h em dias de semana ou então finais de semanas. Já outros, tiram parte do dia para produzir conteúdos, resolver questões pessoais como atenção à família, prática de exercícios físicos, e em outra parte dão mentoria. Em um terceiro perfil, há aqueles que dão mentoria o dia todo para acelerar sua marca pessoal como mentor e como autoridade em seu segmento de mercado, sua transição de carreira e aumentar o faturamento.
Clique aqui e comece agora a criar um novo futuro para sua marca pessoal por meio da formação de mentor
5 eixos importantes na construção de marca pessoal forte como mentor
Se você já decidiu que quer ser um mentor ou mentora, agora será preciso, além de criar seu método, fazer com que sua marca pessoal fique forte nesse mercado.
Você descobrirá abaixo quais os cinco eixos importantes para que a sua marca pessoal seja construída de modo eficaz para que crie o seu posicionamento:
Paixão
Você precisa gostar daquilo que irá vender na mentoria. Tem que ser algo que mesmo cansado, você ainda tire energias para cumprir. É possível notar quando não gostamos ou não estamos satisfeitos fazendo algo. Se você escolher ser mentor de algo que não é sua paixão, seus mentorados notarão ao longo do tempo e sua marca pessoal poderá ser prejudicada por isso, pois perde autoridade, credibilidade e posicionamento no mercado.
Aprenda como decolar sua carreira controlando a ansiedade e seu tempo, clicando aqui
Negócio que dê dinheiro
Sim, precisa ser algo que dê dinheiro, afinal você não vai pagar suas contas apenas com paixão ou sorrisos de satisfação dos seus mentorados. Escolha algo que lhe seja vantajoso e promissor financeiramente também.
Negócio focado no que faz de melhor
O que você faz melhor? Antes de definir o que você vai vender nas mentorias, faça essa análise. Veja se o que faz de melhor é aquilo que quer trazer na sua mentoria.
“Mas tem problema escolher outra coisa?” Não, não tem, porém há uma maior probabilidade de você não conseguir sustentar isso por muito tempo e não passar confiança em termos de conhecimento.
Valores
Você sabe quais são os seus? Caso não saiba ou ache que sim, recomendamos que tenha isso bem claro para que saiba lidar com determinadas situações durante sua carreira como mentor e até mesmo a evitar algumas e/ou pessoas por não terem os mesmos valores que os seus ou por, de alguma forma, ferir aquilo que tem como prioridade.
E os valores você vem constituindo ao longo de sua vida e a partir deles, você julga o que é bom ou ruim, certo ou errado, adequado ou inadequado, enfim, o que norteia as suas decisões, sem que você perceba.
Valores e propósitos: você conhece os seus?
Propósito
O que faz brilhar os seus olhos? O que dá sentido à sua existência? O que lhe mobiliza? O propósito é tudo isso. É muito mais abrangente do que apenas no aspecto profissional.
Na Formação de Mentor da Mentoring Academy, uma das etapas iniciais da criação do método da mentoria é justamente essa definição de valores e propósito, para que o processo a ser aplicado esteja ao encontro dos valores do futuro mentor.
Como você notou ao longo deste artigo, ser um mentor requer diversas habilidades técnicas e também emocionais. Ser um mentor ou uma mentora é ter a oportunidade de transformar a vida de uma ou mais pessoas, portanto, o que você terá em mãos não é apenas um método lhe tornar referência no mercado, mas também a responsabilidade de fazer com o seu conhecimento e propósito tenham impacto no sucesso de outros profissionais.
Você está preparado para ser um mentor?
Este artigo foi escrito com participação dos três mentores da Mentoring Academy:
Juliana Fernandez
Mentora de conteúdo, empresária e responsável por seis projetos internacionais na Europa e África. Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em SEO (Search Engine Optimization). Vencedora do Prêmio Connect Five.
Clique aqui para seguir o perfil dela
Ricardo Dalbosco
Mentor de construção e fortalecimento de marca pessoal para profissionais no Brasil, Europa e África com mais de 5000 horas de mentoria nacional e internacional. É formado como Mentor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É referência em nível nacional a respeito de estratégias no LinkedIn para captação de grandes leads.
Clique aqui para me seguir no Instagram
Victor Aguiar
Mentor de carreira, parapsicólogo e hipnoterapeuta Omni International/Brasil. Victor formou-se em Administração pela PUC/SP, é especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUC/SP.
Clique aqui para seguir o perfil dele
Confira abaixo alguns depoimentos de profissionais que estão vendendo muitas mentorias particulares em seus segmentos após a formação como mentores na Mentoring Academy:
Marcos Leandro Pereira (Advogado e Conselheiro)
Rosane Sampaio (fonoaudióloga)
Gerson Vargas (especialista em supply chain)
Se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, gravei um curso ideal para você com o passo a passo que ainda está com valor especial de lançamento. Clique aqui para saber mais.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nessa rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Como palestrante, atuo frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, Congressos Nacionais, assim como em empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre três temáticas:
• Palestra: Como transformar colaboradores em influenciadores digitais para a marca corporativa.
• Palestra: Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso.
• Palestra: Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.
Um abraço do Dalbosco!