

Você provavelmente já ouviu dizer que para ter sucesso na carreira, você precisa ter um planejamento estratégico no mercado. Mas será que o seu atual plano de carreira e as decisões que está tomando irão lhe fazer alcançar independência e realização pessoal? Que tal pensar em ter um plano de vida além de um planejamento para a sua carreira?
Acredito que não adianta construir um grande patrimônio na terra se você não deixar legado. Foi pensando nisso que escrevi este artigo, para lhe ajudar a reconhecer o potencial da sua marca pessoal de conquistar força e independência, permitindo que você consiga tomar decisões baseadas no que gostaria de construir para a sua vida, muito além da sua carreira profissional.
A forma como os profissionais enxergam o trabalho vem mudando há anos. Atualmente, busca-se cada vez mais trabalhar com algo que agrega valor aos outros. Preza-se por mais qualidade de vida e satisfação pessoal. Enquanto as pessoas que nasceram entre 1946 e 1964 foram ensinadas a escolher uma única profissão para toda a vida, às próximas gerações vem buscando maior flexibilidade.
A atual geração busca maior flexibilidade no trabalho – Fonte da imagem: Slide Share
A constante busca por conciliar demandas pessoais e profissionais aumentou a tendência da Slash Career. O termo, criado pela escritora e profissional especialista em futuro do trabalho, Marci Alboher, refere-se ao formato de jornada profissional na qual o indivíduo exerce mais de uma atividade, em diferentes segmentos, ao mesmo tempo.
“Slash” significa barra em inglês e “Career”, carreira. “Slash Career” significa “carreiras em barras”.
A Slash Career é uma grande oportunidade para se desenvolver profissionalmente, assumir desafios, evoluir e crescer na carreira. Independente de quais sejam os seus objetivos de carreira, pode ter mais de um emprego, e as mídias sociais são excelentes canais para este desenvolvimento.
A Slash Career não é apenas uma renda extra, mas sim, uma forma de exercer alguma função que lhe traz, não apenas realização profissional, mas pessoal também. Cada vez mais, os profissionais buscam por sucesso, não apenas financeiro, mas aquele que costumo chamar de atual riqueza mundial: liberdades de tempo, geográfica e financeira.
A liberdade de tempo, para criar o próprio planejamento de trabalho, sem depender de cumprir uma carga horária X que foi imposto por um contrato. A liberdade geográfica que permite ter liberdade para trabalhar onde quiser, inclusive conhecendo e aproveitando diversos lugares do mundo, enquanto monetiza conhecimento. Também, a liberdade financeira, para conseguir aproveitar a carreira como um plano de vida, não apenas vivendo para trabalhar.
Esta é uma das principais bandeiras que a Juliana Fernandez, Cofundadora da Mentoring Academy e LinkedIn Creator, levanta em suas mídias sociais. Ela compartilha diariamente conteúdos de valor sobre como ter um plano de vida com mais liberdade para viver um propósito de vida com realização pessoal, sendo muito bem remunerado por isso. Confira o vídeo que a Juliana publicou em seu canal no Youtube (SOULJU):
Você já parou para pensar em quantas possibilidades pode conquistar ao buscar formas de monetizar o seu conhecimento e experiência de forma remota? Seguindo a tendência Slash Career, você pode conquistar maior independência na sua vida ao monetizar o seu conhecimento por meio de mentorias. Para saber mais, conheça o curso de formação como mentor, clicando no banner a seguir:
Confira o depoimento do meu mentorado, Marcos Leandro Pereira, Conselheiro, Advogado Societário e Mentor, a respeito da formação como mentor:
Junto à tendência da Slash Career, muitos profissionais buscaram por alternativas online, conciliando diferentes atividades. Para muitos deles, os trabalhos online tornaram-se a principal fonte de renda, o que também incentivou a tendência da creator economy, ou economia dos criadores de conteúdo.
O mercado da creator economy saiu do do faturamento estimado de 600 mil dólares em 2012 para 143,8 milhões de dólares em 2020. Veja no gráfico abaixo da CBinsights o quanto a creator economy cresceu entre 2019 e 2020:
Crescimento da creator economy entre 2012 e 2020 – Fonte da imagem: CBinsights
Atualmente, dos cinco bilhões de internautas no mundo, mais de 4,6 bilhões são usuários das mídias sociais, segundo levantamento do Statista em abril de 2022. Um dos principais fatores que motiva a força deste movimento é a percepção de muitos profissionais a respeito da independência que desejam conquistar em suas carreiras.
Aprenda como decolar sua carreira controlando a ansiedade e seu tempo, clicando aqui
Por vezes, ao analisar as possibilidades que as mídias sociais oferecem hoje para monetizar conhecimento, muitos profissionais preferem mudar a rota e criam um plano de vida que lhes ofereça mais liberdade financeira, geográfica e de tempo: a “tríplice coroa” que costumo chamar de “a nova riqueza mundial”.
Por onde começar um plano de vida para a sua marca pessoal?
Um plano de vida precisa começar pelo porquê você faz o que faz e como gostaria de projetar a sua marca daqui para frente. Este plano não envolve apenas um projeto, mas sim alternativas que você poderá controlar por meio da força e independência da sua marca pessoal.
Um plano de vida considera muitas possibilidades além daquelas relacionadas à carreira, como ser promovido para outro cargo ou receber um aumento salarial. Este plano considera quem você gostaria de se tornar, evoluindo em todas as esferas da vida, ou seja: carreira, família, saúde física, saúde mental e saúde espiritual.
O seu plano de vida precisa considerar o valor que deseja expressar por meio da sua marca pessoal, pois é este valor que lhe trará as três liberdades que citei no início do artigo: liberdade geográfica, financeira e de tempo.
Clique aqui para ler o artigo “17 benefícios do posicionamento de marca pessoal”, no maior site de personal branding do Brasil
Em uma conversa com o meu mentorado e especialista em soluções empresariais, Jorge Felisberto, sócio de diversas empresas como Northstone, TAX Group, Firenze Securitizadora e Jota Finance, chegamos em um ponto muito importante no episódio (disponível no Dalbosco Cast), a respeito do planejamento de vida.
Durante o Podcast, o Jorge diz que “Uma ilusão que se tem também acerca do planejamento é que ele engessa. Principalmente nos tempos atuais, eu ouço muita gente dizendo: ‘As coisas mudam com tanta velocidade e planejamento não serve para nada’. Então, você não sabe o que é planejamento. Porque o bom planejamento sempre deixa aberta a prerrogativa do Plano B. Um bom planejamento, ele mira lá, mas constrói cenários alternativos“.
Seja meu mentorado em marca pessoal clicando aqui
Se você quiser conferir todo o bate-papo com o Jorge a respeito da importância de desenvolver as suas habilidades para o seu desenvolvimento profissional no mercado, confira a seguir:
Viva a experiência de ser único!
Por vezes, é preciso pensar além do desenvolvimento de hard skills e soft skills, considerando a vida que você gostaria de ter a longo prazo e como deseja ser percebido(a) pelo mercado. Este objetivo apenas é possível por meio do aumento de valor da sua marca pessoal.
A sua capacidade de criar um plano de vida e deixar um legado, depende diretamente das suas estratégias para a execução deste plano. Provavelmente, o primeiro passo não lhe levará onde você quer, mas irá lhe tirar de onde você está e fazer com que chegue mais perto de conquistar o seu legado.
Quando temos um plano de vida além de um plano de carreira, começamos a criar sinergia entre todas as vertentes que completam a nossa “rosa” da vida, com independência para tomar essas decisões. A pétala do plano de carreira é apenas uma entre todas as áreas que, juntas, completam um profissional em termos de realização pessoal e profissional.
É você quem dá sentido à sua vida
Não coloque o seu sucesso, sua independência e felicidade nas mãos de outras pessoas. Ao decidir construir a sua própria marca pessoal, você escolhe quais caminhos deseja seguir. Porém, não espere ter facilidade nessa construção, afinal, os momentos mais desafiadores de nossas vidas são os de descobertas desconfortáveis. Faça a seguinte reflexão: Se a batalha está difícil, será que esta não é a direção certa? Pois provavelmente a maioria já desistiu.
Confira o depoimento da minha mentorada Letícia Rodrigues, Psicóloga, Especialista em inteligência emocional e LinkedIn Creator, a respeito do seu desenvolvimento pessoal e profissional após fazer a mentoria de marca pessoal em busca da construção de um plano de vida:
As suas decisões profissionais estão lhe aproximando ou afastando do seu objetivo final? Não deixe o ano passar sem refletir nas vitórias que você deseja alcançar, não apenas na sua carreira, mas em todas as esferas que equilibram a sua vida, lhe proporcionando mais independência e realização pessoal. A única forma de deixar um legado na terra é por meio de passos traçados por uma marca pessoal forte.
Será que a sua marca está deixando as marcas que você gostaria? Se a resposta é “não” ou “não sei dizer”, está na hora de repensar o seu atual plano de vida e não apenas um plano de carreira.
Conto com o seu feedback sobre esta reflexão nos comentários.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Confira o depoimento do meu mentorado em marca pessoal, Marcos Leandro Pereira, Conselheiro, Advogado Societário e Mentor, após vivenciar na prática o aumento de networking e visibilidade por meio das redes sociais:
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nesta rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias, rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), na coluna sobre Carreiras e Marca Pessoal, além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Palestrando a executivos e conselheiros sobre projeção de executivos e conselheiros no Board Summit, maior evento de conselheiros de empresas no Brasil – Fonte da imagem: Acervo Pessoal Ricardo Dalbosco
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.