

Você já se perguntou se vale a pena expor o preço dos seus produtos ou serviços no seu site?
Talvez, você já se pegou olhando algum produto na vitrine de uma loja e percebeu que não havia o preço em um lugar visível. Como você se sentiu? Eu sinto que aquela simples ausência de informação pode me causar um trabalho extra, pois terei que entrar para perguntar.
Eu não gosto de esperar. Sou uma pessoa ligada no 220. Me dá arrepios só de pensar que terei que entrar na loja e ficar ali plantado esperando que o atendente (que está ocupado) venha perguntar “Como posso lhe ajudar?”. Eu nem mesmo sei se quero o produto. Se o preço estivesse já na vitrine, eu não perderia meu tempo e o vendedor não perderia o dele só para me dar essa informação.
Em um mundo tão cheio de tecnologia, dados, compromissos e multitarefas, temos pouco tempo disponível para as pequenas coisas. O simples fato do preço não estar ali, disponível, pode fazer com que você perca uma venda, pois nem todo cliente tem a disponibilidade de entrar na loja para perguntar o quanto custa aquele produto ou serviço. Ele não quer perder tempo.
Contrate aqui a minha palestra “Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso”
Nas lojas físicas é preciso chamar a atenção do consumidor. Eu, como estrategista de marca pessoal, sei que no meio digital não é diferente. Se você não prender a atenção do cliente por meio de uma informação clara e objetiva, você pode perder a atenção dele e consequentemente perder uma possível venda.
O público está cada dia mais exigente em relação ao atendimento. Deixar a informação acessível e clara é uma maneira de atender bem. Por isso, é fundamental que as empresas busquem novas estratégias para sanar todas as dúvidas de seus clientes. Quanto mais claro, intuitivo e user-friendly for o seu site, mais chances você terá em alcançar o sucesso.
Vale a pena abrir o preço no site?
Recebíamos muitas ligações de possíveis clientes, mas nem sempre a venda se concretizava. Por quê? Porque muitos ligavam apenas para saber o preço e nada mais.
Pense quanto tempo os vendedores estavam perdendo para apenas responder a esta pergunta? Eu fiz as contas. E eu estava perdendo dinheiro. Foi então que eu decidi abrir os preços no site.
Sabia que muitas empresas, por uma questão estratégica, optam em não fazer isso? Em um primeiro momento, você pode realmente ponderar isso, pois esta ação também “entrega” os seus preços aos seus concorrentes.
Já parou para pensar que se eles quisessem essa informação poderiam simplesmente ligar e perguntar o preço fingindo estar interessado no seu serviço ou produto? Eles conseguiriam descobrir de qualquer forma. Então, isso não deveria ser um motivo para não divulgar os preços.
Ao tomar essa decisão, eu matei a curiosidade daqueles que só estão namorando os preços e nem sempre querem comprar. Assim, os leads que chegam são os que realmente querem comprar e não aqueles que ligam só para saber preços. Os clientes que veem o valor da sua marca não irão questionar. Sobre este tema conversei com o Edu Giansante em uma entrevista que está disponível no meu canal do Youtube:
Como precificar no site um produto intangível?
Aí é que entra o desafio de quem trabalha com tecnologia e inovação: entender a importância da experiência do cliente.
Assim como eu fiz, sugiro que a primeira coisa que você faça seja mapear a jornada dos seus clientes e entender suas dores. Assim, você conseguirá encontrar a forma mais clara e quase didática de explicar a sua solução, definindo pacotes e preços adequados à necessidade de cada um.
Por conta desta minha experiência em liberar os valores no site, consigo listar alguns pontos favoráveis que podem lhe incentivar a fazer isso:
1 – Transparência
Ter os valores discriminados no site demonstra que sua empresa tem critérios objetivos e que cada serviço ou produto possui um valor que justifica a sua compra. Quanto mais detalhada for a descrição, maior a credibilidade.
A mentoria de Carreira e marca pessoal pode lhe ajudar a conquistar esta confiança do público. Confira o depoimento do meu mentorado Fernando Leite, Gerente Sênior de Planejamento de Fábrica e Infraestrutura na Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus:
2 – Aumento da confiança do cliente
Se o seu site demonstra que a marca se preocupa com a jornada de compras daquele usuário, isso gera mais confiança na empresa. A facilidade de acesso às informações essenciais (como o preço ou condições de pagamento) deixam a experiência mais fluida e agradável;
3 – Redução de custos
Os leads gerados serão mais assertivos, pois o vendedor gastará menos tempo com clientes que só querem saber o preço do produto ou serviço.
Aprenda como decolar sua carreira controlando a ansiedade e seu tempo, clicando aqui
E você? Costuma abrir os preços em seu site ou possui outra estratégia para lidar com os curiosos? Compartilhe nos comentários.
Se você é profissional da saúde e não sabe como se posicionar nas redes sociais para conquistar autoridade, gravei um curso ideal para você. Clique aqui para saber mais.
Sou o Dalbosco, estrategista de marca pessoal referência em nível nacional, C-level de multinacional, Conselheiro Consultivo e Conselheiro de Administração, assim como Colunista CBN e escolhido LinkedIn Creator.
Nos últimos 20 anos, dediquei-me a trabalhos com diferentes culturas em 4 continentes (América do Norte, Europa, África e América do Sul), construindo e guiando marcas corporativas e pessoais ao sucesso individual e do time.
Morei e trabalhei em locais como Montana (EUA), Hawaii (EUA), Angola (África) (onde por 3 anos coordenei negócios e relacionamentos público-privados), entre outras regiões do planeta. Na última década, tenho me dedicado a lançar cases de sucesso em nível nacional e mundial por meio do branding, seja na área de tecnologia/software (SaaS), educação, cosméticos, indústria de pedras (mármore e granitos), segurança, religião, marketing e mídia, política, esporte, automobilismo, transformação digital, construção civil, agrobusiness, fitoterápicos e moda.
Essa expertise para projetar negócios em mercados ultra competitivos em diferentes culturas, possibilitou-me ser chamado por diversos Presidentes de empresas, Presidentes de Conselhos, gestores de projetos e grandes mídias, para guiá-los com relação às novas tendências de marketing e comunicação para marcas pessoais e corporativas que queiram estar na vanguarda e aumentarem em escala o número de oportunidades na carreira, convites e negócios.
Quanto ao ensino, considero-me o verdadeiro Lifelong Learner (LLL). Nunca parei de estudar para conseguir levar aos meus clientes, Conselhos, parceiros comerciais e equipe de liderados o que há de mais estratégico e sábio para aumento de competitividade no mercado. Estou como doutorando com foco na área de destination branding e personal branding trabalhando no aspecto de como influenciadores de marca impactam marcas de destinos turísticos – foco em complexos turísticos de cassino em Las Vegas – Nevada). Concluí com êxito minha formação como Mestre (com foco Design Thinking), e finalizei duas pós-graduações em Gestão (sendo uma delas MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV). Em busca do conhecimento, certifiquei-me ainda como Master em Programação Neuro Linguística e Conselheiro Consultivo de empresas. Dentro da área da educação, atuo ainda como docente no MBA de Inteligência Emocional com Coaching para Mulheres do Brasil.
Fui vencedor de premiações de Mérito Estudantil e Menções Públicas de Agradecimento pela excelência nos trabalhos apresentados em prol da eficiência e construção de legado às organizações.
Em 2022, fui escolhido pela equipe do LinkedIn Brasil como LinkedIn Creator, sendo um perfil indicado a se seguir na rede social em função dos meus conteúdos que possam guiar e inspirar carreiras de sucesso. Possuo aproximadamente 60 mil seguidores nessa rede social sendo, a maior parte dos meus seguidores ativos, executivos (C-level) e conselheiros de empresas.
Como palestrante, atuo frequentemente em eventos nacionais para instituições como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associações Industriais e Comerciais, Conselhos de Classe, Congressos Nacionais, assim como em empresas privadas como Bodytech, Coree International School, entre outras, sobre três temáticas:
• Palestra: Como transformar colaboradores em influenciadores digitais para a marca corporativa.
• Palestra: Como criar uma marca pessoal forte no mercado para uma carreira de sucesso.
• Palestra: Como captar negócios e construir marca por meio do LinkedIn.
Em minha trajetória profissional, apresentei programas de rádio e TV com alcance semanal para mais de 1 milhão de pessoas. Atualmente, estou como colunista semanal ao vivo na CBN (Central Brasileira de Notícias), rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio), além de escrever frequentemente para jornais, assim como entrevistado em diversas mídias (podcasts, rádios…).
Pratico ainda ações voluntárias a projetos no terceiro setor que buscam o desenvolvimento sustentável de crianças, adolescentes e mulheres em vulnerabilidade social, em especial ao Bolshoi Brasil (a única filial no mundo e a qual estou como influencer da marca) e na ONG Orientavida (a qual produz peças para marcas como Chanel, The Walt Disney Company, Hotéis Fasano, Irmãos Campana, Uber, Netflix, Twitter, entre outras).”
Bom, de forma muito transparente acima, agora você já sabe um pouco mais sobre mim e sobre a qualidade dos meus conteúdos que me dedico intensamente para aumentar seu nível de conhecimento para que fortaleça sua marca pessoal e corporativa no mercado. Será um prazer ter sua interação nos comentários nas minhas redes sociais ou que possamos estar em contato para negócios e oportunidades ganha-ganha.
Um abraço do Dalbosco!