

Não sou ator. Meus planos para os próximos anos não incluem o papel de atuar. “Mas, Ricardo, e o papel de chefe secreto no programa Fantástico, quem sabe?”
Bom, preciso admitir que o quadro, apresentado por ninguém menos que Max Gehringer, me trouxe insights interessantes. Nós, executivos, devemos acompanhar de perto a equipe, os processos e seus resultados. Disso não tenho dúvidas.
Você já ouviu aquele ditado que muitos chefes falam para justificar sua presença constante no escritório, na maioria das vezes, sufocando a equipe: “O olho do dono é que engorda a boiada”?
Ele está correto até certo ponto. Para “engordar a boiada”, o gestor precisa dar o tom à equipe, repassando sua experiência e visão estratégica. Mas, é claro que, sem ficar em cima da equipe, de olho em tudo o que está sendo feito, não é mesmo?
Posso afirmar que faria, ou melhor, faço, o papel de chefe que deixa claro como atua dentro do time. Proponho melhorias e trabalho com processos que favorecem a evolução interna.
Devo ser transparente com a minha equipe e com os clientes, através dos conteúdos que produzimos. Os leads que chegam para a equipe de vendas precisam ter plena consciência de que estão prestes a adquirir o produto ou serviço certo, perfeito para atender suas necessidades.
Fazer marketing não é forçar a venda.
É construir relações de confiança. Ser leal com quem investiu tempo pesquisando e analisando sobre a sua empresa e as soluções que ela oferece. Para construir essa relação, eu tenho que consumir meu próprio produto. E sendo bem sincero, eu sou daquele tipo de consumidor crítico (bem crítico).
O real papel de um chefe é ser consumidor
Consumir o produto ou o serviço que ofereço, criticá-lo e torná-lo melhor é sem dúvida o papel de um chefe, seja ele secreto ou não.
Eu, por exemplo, utilizava o rastreador da Quatenus no carro que eu tinha até pouco tempo atrás. E o curioso é que quando o emprestava para alguém, geralmente, a pessoa ficava surpresa ao saber que, mesmo sem me contar, sabia exatamente o ponto que estava com o carro.
Não tenho mais o carro. Tenho viajado muito, não vale a pena manter o carro parado na garagem. Hoje, o produto da empresa que utilizo com frequência é o Quatenus Tag. Está em todos os equipamentos da equipe de marketing (câmera, tripé, microfone e bolsa). Além de eu testar, incentivo o time a utilizá-lo e dar feedbacks sobre a experiência que tiveram.
Eu costumo testar os produtos e serviços que ofereço aos clientes, os utilizando no dia a dia, criando situações reais. É dessa maneira que consigo enxergar aquilo que, muitas vezes, passa batido diante dos olhos de muitos chefes, sentados atrás da mesa de um escritório.
A empatia com o cliente é fundamental para construir produtos e serviços alinhados com o que o consumidor espera.
Por isso, devemos nos aproximar, deixar de lado o distanciamento e agir como consumidores daquilo que vendemos.
Dessa maneira, se torna muito mais fácil identificar os erros e evitar surpresas, demonstrando ao cliente que estamos do seu lado. Afinal, errar é humano, mas cabe a nós prevenir erros e não deixar que se repitam, concorda?
Para mim, se passar por um chefe secreto, encenando ser uma outra pessoa, é na verdade ser você mesmo, mas, na pele de um consumidor real.
Veja, não estou aqui retirando a importância do papel do chefe secreto, protagonizado por diversos empresários, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo.
Muito pelo contrário. Vestir um personagem para entender como os funcionários e os consumidores pensam e agem quando estão diante dos produtos e serviços pode ser interessante.
Mas, já parou para pensar que exercer um papel real vai lhe trazer uma perspectiva muito mais real também?
Por isso, consuma aquilo que você vende, critique, ajude a melhorá-lo. Você perceberá que um chefe, no papel de um consumidor real, pode ser ainda mais interessante do que no papel de um chefe secreto.
E então? Você está mais para exercer o papel de chefe secreto ou o papel de chefe que, ao mesmo tempo, é um consumidor real?
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com amigos, colegas e outros empreendedores. Assim eles também pode avaliar qual seu papel como chefe.